Notícias

Comissão celebra nova lei, em visita a escola e Parque Cataguás, ex-Fernão Dias

Aprovado na ALMG, nome do parque que agora homenageia indígenas motiva ida ao Colégio Santo Agostinho Contagem, onde alunos iniciaram movimento pela mudança.

Imagem

Simbolizando a vitória da comunidade escolar, a lei estadual mudando o nome do Parque Fernão Dias para Parque Cataguás, em Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte), será entregue em cópia a alunos e professores nesta segunda-feira (18/8/25), em visita da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia ao local, às 14 horas.

Botão

O objetivo da comissão é conhecer a região do parque (Rua Rio Comprido, 4.655) e o Colégio Santo Agostinho Contagem (Rua Marte, 435 - Jardim Riacho das Pedras), onde nasceu o movimento propondo alterar a identificação do parque para homenagear povos originários que viviam na área.

A visita foi solicitada pela deputada Beatriz Cerqueira (PT), presidenta da comissão e autora do Projeto de Lei (PL) 1.841/23, proposto para viabilizar a mudança do nome da área. 

A iniciativa de alunos do Santo Agostinho Contagem gerou um grande movimento na cidade e foi encampada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A nova lei muda a norma que criou a Área de Proteção Ambiental (APA)-Parque Fernão Dias, agora APA - Parque Gataguás desde 21 de julho.

Conforme destacou a deputada na justificativa do projeto, os cataguás são a etnia indígena apontada por estudiosos como a que mais sofreu com a ação escravizadora dos bandeirantes na região de Minas Gerais; ao passo que Fernão Dias, paulista, é considerado um dos bandeirantes mais violentos da história por ter assassinado inúmeros indígenas do Brasil, sendo de forma equivocada tratado como um herói desbravador.

Durante as pesquisas que resultaram no movimento pela mudança, os estudantes questionaram justamente por que o espaço tinha o nome de um bandeirante e não dos indígenas que moraram no local.

Citação

Ocupando uma área de 98 hectares (ou quase 100 campos de futebol), entre Contagem e Betim, a APA proporciona lazer, cultura, esporte, ecoturismo e realização de eventos culturais e sociais, entre outras atividades. O que hoje é a APA era o antigo Parque Fernão Dias, inaugurado em 1980.

A visita ao colégio e ao Parque Cataguás ocorre no mês em que se comemora o Dia Internacional dos Povos Indígenas, 9 de agosto, data instituída pela ONU, a Organização das Nações Unidas, em 1994.

Lista
Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - debate sobre a alteração do nome do Parque Estadual Fernão Dias para Parque Estadual Cataguás
" O protagonismo é todo dos estudantes, que trouxeram uma pauta propositiva para uma reparação histórica, como eles mesmos disseram. E uma construção que vem da escola é algo para celebrarmos."
Beatriz Cerqueira
Dep. Beatriz Cerqueira

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine