Notícias

Comissão avalia condições de trabalho de servidores do meio ambiente, que deflagraram greve

Dentre as reivindicações, funcionários pedem concurso público, reposição salarial e plano de carreira.

Imagem

A Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública nesta quarta-feira (3/9/25) para debater as condições de trabalho dos servidores do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) de Minas Gerais, que deflagaram greve geral nesta segunda-feira (1º). A reunião será às 10 horas, no Auditório José Alencar, atendendo a requerimento de oito parlamentares, tendo como primeiro signatário o deputado Betão (PT).

Botão

Conforme dados do portal do Sindicato dos Servidores do Sisema (Sindsema), a pauta de revindicações contém 19 pontos, entre eles a realização de um concurso público para a recomposição do quadro de pessoal. O último certame foi realizado em 2012 e a perda de servidores já chega a quase mil.

A categoria também pede a recomposição de 82,09% de perdas salariais acumuladas desde 2012. Outra reivindicação é o cumprimento do acordo judicial feito em 2016, que prevê um novo plano de carreiras. De acordo com o sindicato, os servidores do meio ambiente possuem um dos salários mais defasados do funcionalismo mineiro e um dos menores do País.

Durante a greve o sindicato garantirá a permanência mínima de 30% dos trabalhadores efetivos, para assegurar a continuidade de serviços essenciais.

Foram convidados três secretários de Estado: de Fazenda, Luiz Claudio Fernandes Lourenço Gomes; de Planejamento e Gestão, Sílvia Caroline Listgarten Dias, e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Carvalho de Melo.

Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - debate sobre os servidores da área

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine