Comissão acompanha andamento de concessão da "Rodovia da Morte"
Foco será o planejamento e a execução das obras no trecho da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares.
- Atualizado em 24/06/2025 - 12:20A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nesta quarta-feira (25), a partir das 16 horas, audiência para discutir o planejamento e o andamento das obras da concessão da BR-381 no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares (Vale do Rio Doce). A reunião será no Auditório do andar SE do Palácio da Inconfidência.
Solicitada pelo deputado Celinho Sintrocel (PCdoB), a audiência deve reunir prefeitos, vereadores, gestores públicos, lideranças sindicais, representantes da sociedade civil e moradores dos municípios impactados.
A audiência terá como foco os trechos entre Governador Valadares e Caeté, a cargo da concessionária chamada Nova 381, e entre Caeté e Belo Horizonte, sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Este último percurso foi retirado da licitação pela necessidade de um grande número de desapropriação de imóveis. Após a sua duplicação, gerenciada pelo Dnit, será assumido pela concessionária.
O trecho total concedido, entre BH e Governador Valadares, conhecido como “Rodovia da Morte”, tem 303 quilômetros. Com investimentos de mais de R$ 9 bilhões, ele será administrado pela inciativa privada por 30 anos.
O deputado Celinho Sintrocel lembra que a duplicação da BR-381 é uma luta antiga: "Representa não apenas uma demanda histórica, mas uma oportunidade concreta de superar décadas de abandono, gargalos logísticos e tragédias."
Ele também ressalta seu compromisso com a fiscalização das obras e a importância da audiência pública como ferramenta de escuta e participação popular. “Queremos dar voz às comunidades, ouvir suas demandas e construir juntos os caminhos para que a duplicação da BR-381 se torne realidade de forma eficiente e com respeito à vida”, conclui.

