Notícias

Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas recebe homenagem

Reunião Especial de Plenário, na sexta-feira (19), celebrará os 35 anos de atuação da entidade de agricultores familiares.

18/04/2024 - 17:30
Imagem

Os 35 anos do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA-NM) serão celebrados no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Reunião Especial nesta sexta-feira (19/4/24), às 10 horas. A 1ª-vice-presidenta do Legislativo, deputada Leninha (PT), encabeça o requerimento, assinado por outros parlamentares.

Botão

O CAA-NM é uma organização de agricultores e agricultoras familiares, em grande maioria representantes de povos e comunidades tradicionais como geraizeiros, catingueiros, quilombolas, indígenas, veredeiros e vazanteiros.

“No dia 4 de março, o CAA-NM completou 35 anos de bons serviços prestados ao povo do Norte de Minas, especialmente aos agricultores familiares e aos povos e comunidades tradicionais", afirma a deputada, no requerimento.

No requerimento para a homenagem, Leninha reforça que o centro desenvolve ações baseadas na sustentabilidade, na agroecologia e nos direitos dos povos e comunidades tradicionais, tendo como foco a valorização da (agro)biodiversidade e a convivência com os ecossistemas regionais.

A entidade também discute novos conceitos e desenvolve estratégias de ações colaborativas, no intuito de promover o crescimento e o fortalecimento dessas comunidades e de suas agriculturas. É o caso das redes sociotécnicas, nas quais camponeses, técnicos e organizações parceiras buscam soluções para os principais problemas locais.

Há cerca de dois anos, o Centro de Agricultura Alternativa também vem ampliando sua rede de relações, envolvendo organizações camponesas da Colômbia, México, Guatemala, Costa Rica e Honduras.

Reunião Ordinária - tarde - oradora

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine