Celebração dos 25 anos Segunda Musical prossegue com recital da UFSJ
Apresentação está marcada para esta segunda-feira (22), às 20 horas, no Teatro da Assembleia.
Como parte das comemorações dos 25 anos do Segunda Musical, o projeto recebe, nesta segunda-feira (22/6/26), recital da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Os músicos Antonio Carlos Guimarães, na flauta, e Ricardo Castelo Branco, ao piano, sobem ao palco do Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerias (ALMG) às 20 horas. Eles apresentam sonatas de Johann Sebastian Bach.
A retomada do projeto, na semana passada, contou com o concerto Ars Nova e iniciou as comemorações dos 25 anos do Segunda Musical.
Sobre os artistas
Antonio Carlos Guimarães, professor titular no curso de música da UFSJ, ensina flauta transversal na graduação e na pós-graduação. Doutor em artes musicais pela University of Iowa (EUA), atua em linhas de pesquisa que abrangem a performance musical e o ensino do instrumento.
Atuou como flautista no cargo de técnico-músico da Orquestra UFMG e como primeiro flautista da Dubuque Symphony (EUA). Integrou a diretoria da Associação Brasileira de Flautistas e desenvolve pesquisa de pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Ricardo Castelo Branco graduou-se em piano pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 2004, concluiu o mestrado em piano, pela Hochschulefür Musik Karlsruhe, na Alemanha.
Em 2013, recebeu bolsa de estudos da École Normale de Musique de Paris Alfred Cortot, onde obteve o Certificat de Pédagogie, com distinção. Dez anos depois, defendeu tese de doutorado em musicologia-interpretação, pela Universidade de Évora, em Portugal.
Como parte da formação artística, frequentou masterclasses de piano e de música de câmara no Brasil e na Europa, dentre as quais o curso “Sonatas para Piano e Violino”, em Lausanne, na Suíça.
Ricardo conquistou diversos prêmios em concursos nacionais de piano, como: “I Concurso de Piano Cidade de Belo Horizonte”, “Arnaldo Estrella” e “Art Livre”.
Como pianista, colaborou em festivais e apresentações no Brasil e na Europa, tanto como recitalista quanto como camerista, ao lado de renomados músicos nacionais e internacionais.