Cefet-MG vai ser homenageado na Assembleia
Diretores, professores e alunos da instituição receberão votos de congratulações em audiência pública, nesta quarta-feira (5).
A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia vai debater a relevância do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) e entregar voto de congratulações pelos 115 anos de sua fundação. A audiência de convidados acontece nesta quarta-feira (5/11/25), às 16 horas, no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), atendendo a requerimento da deputada Lohanna (PV).
Na ocasião, receberão congratulações vários funcionários do Cefet-MG, entre diretores, professores e alunos. Na avaliação da parlamentar, “homenagear o Cefet-MG é reconhecer o papel fundamental na formação de gerações de profissionais e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento do estado e do País.”
A deputada Lohanna destaca ainda que a educação pública de qualidade transforma vidas e constrói futuros. Assim, celebrar o Cefet-MG significa reafirmar a importância de investir em ciência, tecnologia e inovação em escolas e universidades públicas.
Comemorações
Entre os dias 8 e 12 de setembro, o Cefet-MG realizou uma série de atividades em seus campi para celebrar seus 115 anos de fundação. O evento solene, realizado no dia 8, no campus Nova Suíça, contou com a participação de vários funcionários da instituição. Três trabalhadoras foram homenageadas pelo compromisso e dedicação, necessários para a manutenção da excelência de ensino, pesquisa, extensão e inovação do Cefet-MG.
Ao longo daquela semana, aconteceram ainda mesas-redondas, palestras e intervenções artísticas e culturais, entre outras ações. Também foi promovida a Mostra de Cursos do Cefet-MG, entre 9 e 13 de setembro, aberta à visitação de interessados nos cursos técnicos de nível médio e de graduação, especialmente estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Realizada deste 2010, a mostra tem como objetivo apresentar à sociedade as diversas possibilidades de trajetórias formativas que a instituição oferece gratuitamente.
História
Desde a fundação, em 1909, e inauguração em 8 de setembro de 1910, o Cefet-MG se dedica à formação de profissionais qualificados para atender a demandas da indústria de diversas regiões de Minas. Atualmente, oferece 144 cursos (94 técnicos, 23 graduações, 10 especializações, 14 mestrados e 3 doutorados) e conta com mais de 16 mil alunos matriculados.
A instituição está distribuída em 11 campi em nove cidades no Estado: Araxá (Alto Paranaíba), Belo Horizonte, Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte), Curvelo (Central), Divinópolis (Centro-oeste), Leopoldina (Mata), Nepomuceno (Sul), Timóteo (Vale do Aço) e Varginha (Sul). O Cefet-MG destaca-se como uma importante instituição federal de ensino em Minas Gerais, responsável por produzir conhecimento e inovação tecnológica, baseado nos pilares da educação pública de qualidade.
Para a audiência desta quarta (5), foram convidados, entre outros, a diretora-geral do Cefet-MG, Carla Simone Chamon; diretores de áreas diversas, além de ex-diretores, professores e alunos.
