Bernardo Novais da Mata Machado será homenageado na ALMG
Comissão de Cultura também debaterá o novo livro do escritor, “Políticas Culturais: Fundamentos”.
05/12/2023 - 08:54O escritor, historiador, cientista político, ator e diretor de teatro Bernardo Novais da Mata Machado é o convidado da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para reunião nesta quarta-feira (6/12/23), às 16 horas, no Auditório do andar SE.
No encontro, a comissão vai debater a importância do livro “Políticas Culturais: Fundamentos” enquanto instrumento de politização das políticas públicas no setor cultural. O escritor também vai receber diploma referente ao voto de congratulações pelo lançamento da obra, em maio passado.
O requerimento para a reunião é da deputada Macaé Evaristo (PT), que cita, na carreira do escritor, o Prêmio Diogo de Vasconcelos pelo livro “História do sertão noroeste de Minas Gerais – 1690-1930”.
Ela também salienta a gestão de Bernardo nas Secretarias de Cultura de Belo Horizonte e de Minas Gerais, além do trabalho de cinco anos na secretaria nacional de Articulação Institucional do Ministério da Cultura e de quatro décadas na Fundação João Pinheiro.
Em “Política cultural: fundamentos”, o autor, depois de enfrentar o desafio de conceituar “cultura”, disserta sobre os direitos humanos e os direitos culturais; sobre criatividade e direito autoral; os direitos culturais na Constituição Federal; os campos de produção da cultura: indústria cultural, campo erudito e cultura popular e sobre arte.
Também são abordados os instrumentos de fomento à cultura, o cotidiano da gestão das políticas públicas de cultura e a transversalidade da política cultural, em suas relações com a educação, a comunicação, o turismo, o meio ambiente e as relações internacionais.