Atendimento da Copasa em Barra Longa pauta audiência
Moradores da cidade na Zona da Mata denunciam problemas no abastecimento desde o rompimento de barragem em Mariana.
24/05/2024 - 08:45 - Atualizado em 24/05/2024 - 12:56A qualidade do serviço de abastecimento de água prestado pela Copasa em Barra Longa (Mata) será tema de audiência da Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião será nesta segunda-feira (27/5/24), às 15 horas, no Auditório José Alencar, a requerimento da deputada Beatriz Cerqueira (PT).
De acordo com a parlamentar, desde o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (Central), em 2015, a população de Barra Longa sofre com graves e frequentes problemas quanto ao abastecimento de água. A lama de Fundão, mina de propriedade da Samarco (Vale e BHP Billiton) invadiu a cidade, danificou prédios e ainda destruiu o distrito de Gesteira.
Segundo Beatriz Cerqueira, as lideranças do município solicitaram a realização de audiência após várias tentativas frustradas de diálogo com a Copasa. “A audiência busca, justamente, permitir o diálogo e o direito à informação”, reforça a deputada.
Entre os convidados, estão representantes dos atingidos de Barra Longa e, especificamente, de Gesteira. Também são aguardadas autoridades do Ministério Público, da Defensoria Pública e da administração local, além do diretor da Copasa.
