Notícias

Assembleia recebe reunião de preparação da Medalha JK

Cerimônia de entrega será em 12 de setembro, em Diamantina, e agraciados deverão ser indicados por conselheiros até esta sexta (11).

09/08/2023 - 12:15
Imagem

A solenidade de entrega da Medalha Juscelino Kubitschek de Oliveira será realizada em 12 de setembro, em Diamantina (Central), cidade natal do ex-presidente da República, e está prevista para às 10 horas.

Detalhes da cerimônia deste ano foram discutidos em reunião do Conselho Permanente da Medalha JK realizada nesta quarta (9/8/23), no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Representando o presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), a 1ª vice-presidente, deputada Leninha (PT), conduziu a reunião e exaltou a importância da Medalha JK por fazer referência à figura de Juscelino Kubitschek.

“Essa medalha vem num momento importante mais do que nunca em nosso País por fazer referência a um homem de inteligência e lucidez, que fez política na convergência e no respeito às instituições”, disse a deputada.

Na reunião, ficou definido que os conselheiros devem indicar os nomes dos agraciados até esta sexta-feira (11), tendo o secretário de Estado de Comunicação, Bernardo Santos, destacado que este ano o processo de indicações foi modernizado, sendo feito por meio de formulário eletrônico para diminuir a burocracia e agilizar as definições.

A honraria é dividida nos graus “Grande Medalha” e “Medalha de Honra”. Cada membro do Conselho Permanente poderá propor até seis indicações: uma para receber a Grande Medalha e cinco para a Medalha de Honra. 

Além da ALMG, compõem o Conselho Permanente representante do Tribunal de Justiça, da Prefeitura de Diamantina, da família de Juscelino Kubitschek, da Casa de Juscelino e do Instituto JK, todos eles presentes à reunião desta quarta (9) no Salão Nobre.

Vídeo

Comenda

A Medalha JK foi criada pela Lei 11.902, de 1995, e foi entregue pela primeira vez em 1996. A cerimônia é realizada anualmente no dia do aniversário do ex-presidente, nascido em 12 de setembro de 1902. 

O objetivo é premiar o mérito cívico de personalidades e entidades que prestem serviços de excepcional relevância à coletividade, que contribuam para o crescimento das instituições políticas e governamentais, assim como para o desenvolvimento do município, do Estado ou do País.

Reunião dos Membros do Conselho da Medalha JK
Escaneie o QR Code com o celular para conferir este video
Conselho acerta detalhes da cerimônia da Medalha JK TV Assembleia

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine