Assembleia participa do Novembro Azul
Iluminação especial do Palácio da Inconfidência, sede do Parlamento mineiro, chama a atenção para a importância da prevenção do câncer de próstata.
O Palácio da Inconfidência, sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), está iluminado de azul até a segunda-feira (24/11/25), para lembrar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A ação marca a participação do Parlamento mineiro na campanha Novembro Azul, realizada em todo o mundo.
A iluminação especial do prédio é integrante do Programa Laços da Consciência, da ALMG, que reúne ações de sensibilização sobre temas relacionados à saúde e ao bem-estar da população, associando causas a meses e cores.
O câncer de próstata é uma das doenças mais comuns entre os homens, em escala global. Segundo dados do World Cancer Research Fund (Fundo Mundial para Pesquisa do Câncer), foram registrados cerca de 1,47 milhão de novos casos em 2022.
No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima em cerca de 70 mil o número de novos casos por ano, o que corresponde a um risco estimado de 67,86 casos para cada 100 mil homens. Trata-se do câncer mais incidente na população masculina, excluindo os tumores de pele não melanoma, e também o segundo que mais mata homens no País. Somente em 2021, mais de 16 mil brasileiros perderam a vida em decorrência da doença, o que representa, em média, 44 mortes por dia.
Esses números reforçam a importância da conscientização sobre o câncer de próstata.