Assembleia homenageia TRE por segurança nas eleições
Em meio à polarização, atuação do órgão foi destacada por garantir tranquilidade ao processo eleitoral em Minas.
18/11/2022 - 14:33Em Reunião Especial de Plenário, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) homenageou, nesta sexta-feira (18/11/22), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) e o Gabinete Institucional de Segurança (GIS) pelos serviços prestados na condução das eleições de 2022.
A solenidade foi marcada por falas destacando a organização, a segurança e a transparência na atuação da Justiça Eleitoral, resultando, segundo parlamentares e homenageados, na garantia de tranquilidade numa das eleições mais polarizadas do País.
A homenagem atendeu a requerimento que teve como primeiro signatário o deputado Zé Guilherme (PP). “A eleição talvez seja o dia mais importante de nosso País, porque no voto todos os brasileiros se tornam iguais, independentemente de classe social ou formação”, disse ele, ao ressaltar que o TRE “soube dar paz e tranquilidade" numa eleição em que o acirramento marcou os dois turnos de votação.
Combate a fake news
O primeiro autor do requerimento representou na reunião o presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PSD), que, em mensagem lida no Plenário, destacou que a Justiça Eleitoral foi agente de importantes conquistas para a cidadania ao longo da história, como a garantia do voto direto, secreto e universal, até a informatização do processo eleitoral.
“As recentes eleições foram provavelmente as mais desafiadoras e as instituições deram prova de seu vigor”, manifestou o presidente. Ele ainda slientou a continuidade, nas eleições 2022, da parceria firmada entre a Assembleia e o TRE-MG, frisando que o convênio celebrado entre as partes teve como foco principal este ano o combate à disseminação de notícias falsas, as fake news.
Compuseram a mesa da reunião diversas autoridades, como o 1º vice-presidente da ALMG, deputado Antonio Carlos Arantes (PL), e representantes de órgãos como Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Justiça.
Segurança e celeridade
Coautores do requerimento, os deputados Coronel Henrique (PL) e Zé Reis (Pode) também exaltaram a atuação do TRE e do GIS, os quais, segundo eles, contribuíram para a constatação de que o Brasil tem um dos processos eleitorais mais seguros e céleres.
O presidente do TRE-MG, desembargador Maurício Soares, agradeceu a homenagem e o empenho dos servidores da Justiça Eleitoral e seus colaboradores nos dias de votação, frisando que esse empenho permitiu que 16 milhões de eleitores em Minas acessassem as urnas nos dois turnos das eleições.
