Notícias

Assembleia homenageia CeasaMinas pelos seus 50 anos

Empresa, que atua na distribuição de gêneros alimentícios hortifrutigranjeiros, ofertou 2,3 milhões de toneladas de produtos em 2023, movimentando R$10 bilhões.

10/04/2024 - 13:48
Imagem

Com o objetivo de homenagear as Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A. (CeasaMinas), na comemoração de seus 50 anos, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza Reunião Especial nesta quinta-feira (11/4/24), no Plenário. O deputado Raul Belém (Cidadania) é o primeiro signatário do requerimento, assinado por 30 parlamentares.

Botão

Criada em 1971 pelo governo federal como uma empresa de economia mista, a CeasaMinas entrou em operação em 1974, com 20 pavilhões em Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte).

Vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), a empresa conta atualmente com 43 pavilhões no local. Além disso, a CeasaMinas se espalhou pelo Estado, administrando outros cinco entrepostos (depósitos) em Uberlândia (Triângulo), Juiz de Fora (Zona da Mata), Barbacena (Central), Governador Valadares e Caratinga, ambas no Rio Doce.

A CeasaMinas atua na distribuição de produtos alimentícios hortifrutigranjeiros no Estado.

Organização do setor

De acordo com o portal da CeasaMinas, antes de a empresa entrar em operação, o mercado de hortigranjeiros no Brasil era fragmentado e desorganizado. Na década de 1960, teve início o processo de organização do setor. Na década de 1970, foram estabelecidas normas de comercialização, informações de mercado e técnicas de produção para esse segmento no País. O resultado disso foi a criação das centrais de abastecimento, entre elas, a CeasaMinas, impulsionada pelo trabalho do então secretário de Agricultura de Minas Gerais, Alysson Paolinelli.

O mercado atacadista de gêneros alimentícios do Estado é um dos principais do Brasil e grande parte está concentrada na CeasaMinas, em Contagem. Hoje, a unidade é considerada a central de abastecimento mais diversificada da América do Sul.

CeasaMinas apoia pequeno produtor

Com uma equipe de aproximadamente 200 funcionários, a empresa, que tem à frente o presidente Luciano José de Oliveira, presta serviços a vendedores e a compradores, aproximando essas duas pontas do sistema de abastecimento alimentar.

De um lado, por meio da concessão de uso, obtida por licitação, os empresários podem abrir suas lojas nos entrepostos.

Na outra ponta, os produtores têm à disposição o Mercado Livre do Produtor (MLP), também chamado de Pedra. É o espaço reservado exclusivamente para os pequenos produtores mineiros comercializarem livremente seus produtos, após se cadastrarem no site da empresa. Estão cadastrados no MLP cerca de 24 mil produtores rurais, 70% deles da agricultura familiar.

Aos sábados, a Pedra se transforma no Varejão, com a venda no varejo de hortigranjeiros e também de produtos artesanais, como doces, bolsas, roupas e brinquedos.

Além de sua atividade principal, a CeasaMinas exerce outras funções importantes na economia: na formação dos preços de produtos sujeitos a variações quase diárias, na organização do mercado, na política de segurança alimentar, na formação de cadeias produtivas e no apoio ao pequeno produtor rural.

Banco de alimentos ajuda pessoas em risco alimentar

Atualmente, a empresa atua na área social, especialmente com o Prodal Banco de Alimentos, criado em 2006. Seu objetivo é evitar o desperdício de alimentos, destinando-os para pessoas em situação de vulnerabilidade social e risco alimentar. São recolhidos diariamente alimentos que perderam o valor comercial, mas com suas características sanitárias e nutricionais preservadas. Esses alimentos são selecionados, higienizados e distribuídos para mais de 180 instituições sociais cadastradas, beneficiando mais de 27 mil pessoas por semana.

Embora o comércio de hortigranjeiros seja o seu ponto forte, a CeasaMinas promoveu a estruturação de atividades complementares de bens e serviços. Além de responsável por grande parte do comércio de frutas, legumes, verduras e ovos, participa fortemente da distribuição de alimentos, como açúcar, óleo, arroz, feijão, bebidas, carnes e pescados, laticínios e temperos, contribuindo com a regularidade da oferta e a qualidade dos produtos.

Os entrepostos da CeasaMinas recebem mercadorias de 2 mil municípios fornecedores. Além disso, compradores de 880 cidades se abastecem regularmente em suas unidades. Um fluxo de mais de 80 mil veículos trafegam nesses espaços, responsáveis por abastecer mais de 12 milhões de pessoas em Minas Gerais e estados vizinhos. Em 2023, foram ofertados 2,3 milhões de toneladas de produtos, o que movimentou mais de R$ 10 bilhões.

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine