Assembleia é prata no YouTube
Canal oficial da Assembleia atinge a marca histórica de 100 mil inscritos e garante premiação com a placa de prata do YouTube.
Dois estádios José Pinheiro Borda, o Gigante da Beira-Rio, em Porto Alegre (RS). Toda a população da cidade de Paracatu, no Noroeste de Minas. O histórico show de Marília Mendonça na Praça da Estação, em Belo Horizonte, em 2019. Estes locais e fatos reúnem e reuniram cerca de 100 mil pessoas.
Cem mil também é o número de inscritos necessários para um canal no YouTube ter direito à placa de prata, primeiro reconhecimento dado pela plataforma aos produtores de conteúdo bem-sucedidos.
E nesta semana, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais atingiu esse número, o que consolida o canal como fonte de credibilidade sobre o Parlamento mineiro. Criado em 2009, o YouTube da Assembleia foi a primeira rede social institucional e já disponibilizou para o público mais de 17 mil vídeos, totalizando quase 36 milhões de visualizações.
Transparência e compromisso
O presidente da Assembleia, deputado Tadeu Leite (MDB), comemora o avanço do canal, como mais uma ferramenta para dar transparência aos atos do poder Legislativo mineiro.
A diretora de Comunicação Institucional da ALMG, Luísa Luna, destaca que 95% da população da região Sudeste assistiu a vídeos pelo YouTube no ano passado, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2024, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).
Ela também destaca o valor de se atingir o patamar de 100 mil inscritos, como prova do compromisso da Assembleia de estar onde o cidadão está. “Indica também o esforço permanente de atualizar as técnicas, os meios, os formatos e as linguagens para que a comunicação da Casa seja efetiva, tanto na distribuição quanto na compreensão dos conteúdos, visando favorecer a transparência, valorizar o Poder Legislativo e promover a cidadania”.
“Parlamentares, assessorias de imprensa, servidores públicos e moradores do interior de Minas e do Brasil podem consultar o que acontece na Assembleia. O canal ainda possibilita que todos façam uso dos conteúdos, o que é um apoio fundamental para a imprensa e para o cidadão, que cada vez mais pode acompanhar o seu deputado e sua deputada, mesmo a distância", explica o servidor Thiago Verdolin, gerente-geral da área responsável pelo canal.
De acordo com a gestora de Comunicação em Mídias Digitais da Assembleia, Cristina Alkmim, a marca histórica de 100 mil inscritos é motivo de comemoração, pois trata-se do resultado de um “esforço coletivo de várias equipes, em várias frentes de trabalho".
“Hoje, fazemos uma programação de distribuição SEO muito mais estratégica. O que permite levar os conteúdos produzidos pela Assembleia a pessoas que passam a circular também pelas outras redes sociais e Portal da Assembleia", afirma Cristina.
Transmissões ao vivo potencializam crescimento do canal
A veiculação ao vivo das reuniões de comissões da Assembleia via YouTube, iniciadas em 2017, foram responsáveis pelo crescimento exponencial do canal. Se comparados os números de 2015 e 2017, identifica-se um aumento de cerca de 400% nas visualizações e de 200% no número de inscritos.
A partir de 2020, verificou-se a necessidade de reestruturação desse tipo de transmissão ao vivo, o que resultou na criação, em 2023, da Central de Transmissão em Tempo Real (CTTR), que possibilita a captação, gravação e distribuição dos sinais de áudio e vídeo dos eventos do Legislativo mineiro.
Com escopo técnico desenvolvido e implementado pela área de Radiodifusão da Assembleia, a CTTR também faz a operação remota das câmaras Full HD robotizadas instaladas nos ambientes de reuniões parlamentares.
“Hoje o YouTube também é um canal fundamental de prestação de serviços e de produção de conteúdo educacional pela Assembleia. Isso, juntamente à expansão do sinal digital da TV para o interior, aumenta muito nosso alcance”, afirma o gerente de Edição da TV Assembleia, Alevi Ferreira.
Investimento em Curadoria e Programação SEO
Desde 2024, várias melhorias foram implementadas no YouTube da Assembleia. Dentre elas, destacam-se a construção de uma grade de publicação e de uma identidade visual, a alteração de playlists, a curadoria diária da home e dos conteúdos. Também passou-se a explorar mais os shorts e a publicar conteúdos na aba Posts.
Jornalista responsável pela curadoria de conteúdos do YouTube, Bia Goulart enfatiza o esforço no sentido de que os usuários da plataforma conheçam mais sobre a instituição. “É uma grande estratégia diária de ação intermídia. Duas palavras-chave para atingir isso são: planejamento e integração. E muito espírito colaborativo!”.
A gestora Cristina Alkmim ressalta, ainda, que “no que se refere às transmissões ao vivo, as reuniões que possuem pautas de interesse dos servidores públicos são as mais assistidas e todo o conteúdo está organizado em playlists para facilitar a pesquisa”.
Canal está em 5º lugar em ranking de assembleias legislativas
A placa de prata é concedida pelo YouTube apenas aos canais com mais de 100 mil inscritos. Os pré-requisitos são:
- Seguir as diretrizes do YouTube
- O conteúdo principal deve ser original
- Manter a conta em situação regular, sem notificações de direitos autorais, nem violações das diretrizes ou manipulação da contagem de inscritos
- Não ter conteúdo enganador, spam e esquemas
O perfil oficial da Assembleia de Minas perde em número de seguidores apenas para os das Assembleias de São Paulo, Maranhão, Piauí e Ceará. No ranking dos vídeos mais assistidos do canal, estão duas campanhas institucionais da Assembleia: a de prevenção à dengue, zika e chikungunya, com um milhão e 600 mil visualizações, e a de conscientização contra a violência contra a mulher, com um milhão de plays.
Responsável pela produção da maior parte do conteúdo em vídeo sobre a Casa, a TV Assembleia enfrenta diariamente o desafio de dialogar também com as redes sociais. “Estamos atentos a esse novo modo de consumo, cada vez mais predominante entre os mineiros e esse é um ponto de atenção importante. Quando produzimos, pensamos também no YouTube e na pulverização dos materiais que fazemos”, afirmou Alevi Ferreira.
No canal da Assembleia no YouTube é possível conferir vários produtos da Comunicação da Casa, como os vencedores do Prêmio Assembleia de Incentivo à Inovação, entrevistas coletivas de imprensa do presidente da ALMG na íntegra e com cortes; vídeos que explicam conceitos da administração pública e do Poder Legislativo; conteúdos sobre defesa do consumidor, produzidos pelo Procon Assembleia, entre outros.



