Assembleia comemora os 80 anos do Dia da Vitória
Reunião Especial de Plenário nesta quinta-feira (8) celebra um dos marcos do fim da Segunda Guerra Mundial.
07/05/2025 - 17:40A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza Reunião Especial de Plenário nesta quinta-feira (8/5/25), às 19 horas, para celebrar os 80 anos do Dia da Vitória, uma das principais datas relacionadas à Segunda Guerra Mundial. O requerimento da reunião tem como primeiro signatário o deputado Coronel Henrique (PL).
Em 8 de maio de 1945, foi assinada a rendição incondicional da Alemanha, em Berlim, no que é considerado um marco do término da Segunda Grande Guerra. Apesar de a resistência do Japão, que integrou o Eixo ao lado da Alemanha e da Itália, persistir até 2 de setembro, os países aliados, vencedores do conflito, comemoram o Dia da Vitória em 8 de maio.
Brasil teve participação destacada no conflito
O Brasil participou ao lado dos aliados da campanha militar para derrotar o Eixo, com o envio da Força Expedicionária Brasileira (FEB) à Europa. As tropas do País eram formadas por marinheiros, soldados e aviadores, que somavam 25 mil homens.
Estima-se que 34 navios mercantes e de guerra do Brasil foram afundados, com cerca de 1.450 marinheiros mortos em operações no mar. Um total de 22 aviões foram abatidos em combate e quase 500 militares perderam a vida em confrontos terrestres.
Apesar das baixas, a participação do Brasil foi fundamental, sobretudo na escolta de navios e nos conflitos em solo italiano, com seus combatentes sendo considerados heróis pelo governo brasileiro.
Segundo o requerimento do deputado Carlos Henrique, as Forças Armadas brasileiras “estiveram presentes nas águas do Atlântico, nos campos de batalha e nos céus da Europa, lutando pela justiça, pela liberdade e contribuindo com o fim dos acirrados combates que assolaram o mundo”.
