Assassinato de gari motiva audiência
Comissão de Direitos Humanos vai discutir homicídio. Autor confessou o crime e está preso provisoriamente.
- Atualizado em 19/08/2025 - 10:53O assassinato do gari Laudemir de Souza Fernandes será tema de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião será nesta quarta-feira (20/8/25), às 15h30, no Auditório do andar SE.
O trabalhador de limpeza urbana foi vítima de homicídio no dia 11 de agosto, enquanto trabalhava no bairro Vista Alegre, em Belo Horizonte. O autor confesso dos disparos é o empresário Renê da Silva Nogueira Júnior, que atirou contra Laudemir depois de uma briga de trânsito.
Vídeos mostram o empresário no local do crime e também o flagraram guardando a arma que teria sido usada no homicídio. A arma seria da sua esposa, que é delegada da Polícia Civil. Renê da Silva Nogueira Júnior está preso provisoriamente enquanto aguarda julgamento.
A deputada Bella Gonçalves (Psol), autora do requerimento que deu origem à reunião, tem se pronunciado publicamente sobre o caso. Nessas ocasiões, ela ressalta a alta recorrência de episódios de violência cometidos por pessoas de ideologia de extrema direita.
Para a parlamentar, essa ideologia prega a violência contra grupos vulneráveis e deve ser tratado como um problema social. Nas redes sociais, o autor do crime se identificava como “cristão e patriota”, definições em geral associadas a grupos desse espectro político.
