Notícias

Aniversário de 70 anos da Amagis é celebrado em Plenário

Presidente da Assembleia participou da homenagem à Associação dos Magistrados Mineiros, realizada na segunda (20), por solicitação de 41 parlamentares.

Imagem

Em Reunião Especial do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada na noite de segunda-feira (20/10/25), foi celebrado o aniversário de 70 anos de fundação da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis).

A homenagem, cuja iniciativa foi do deputado João Magalhães (MDB), contou com a presença do presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB), entre diversos outros parlamentares.

O presidente da ALMG lembrou a parceria entre a Amagis e o Legislativo, enfatizando que, além de fortalecer a união da magistratura, a Amagis atua como guardiã da independência, sendo uma ponte de diálogo entre o judiciário e a sociedade.

“Hoje, a Assembleia de Minas presta homenagem às sete décadas de existência da Amagis, que representam não só o amadurecimento de uma entidade, mas a consolidação do compromisso com a defesa da magistratura, o fortalecimento das instituições democráticas e a promoção da justiça como um valor essencial da vida pública”, elogiou Tadeu Leite.

Palavras reforçadas pelo primeiro signatário do requerimento para a homenagem, João Magalhães, que destacou a importância do trabalho da Amagis na valorização da justiça, assim como a dedicação da entidade ao bem comum.

Citação

Ao agradecer a homenagem, a presidente da Associação, juíza Rosimere das Graças do Couto, fez um apanhado da história da entidade. Primeira mulher eleita para o cargo, ela destacou seu empenho em continuar a luta pela união e a dignidade da magistratura.

“A história da nossa associação é muito rica de participação, forjada na defesa intransigente da autonomia de classe e, acima de tudo, da união. Defender uma administração unida, independente e dedicada às causas da justiça é estar em sintonia com os direitos dos cidadãos e com as exigências da nossa sociedade”, declarou a magistrada.

Vídeo

A cerimônia ainda foi prestigiada por outras autoridades mineiras, como o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior; o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Júlio César Lorens; vários magistrados e ex-presidentes da Amagis, entre outros.

Sete décadas em defesa da magistratura e da democracia

A Amagis representa juízes e desembargadores mineiros, tanto da ativa quanto aposentados, atuando na defesa das prerrogativas e dos interesses da classe e buscando valorização da magistratura, fortalecimento do Poder Judiciário e defesa do Estado Democrático de Direito.

A Associação nasceu da mobilização de um grupo de magistrados insatisfeitos com a remuneração e a insuficiência de juízes em diversas comarcas mineiras. Eles queriam construir uma entidade para representar seus interesses, fortalecer a união da classe e garantir condições dignas para o exercício da função jurisdicional.

Atualmente, é a Amagis é segunda maior Associação de magistrados estaduais da América Latina.

Reunião Especial - Homenagem à Amagis
“Este tributo é mais do que um gesto de protocolo, é o reconhecimento desta Casa Legislativa à trajetória de uma entidade que honra Minas Gerais com sua solidariedade, seu compromisso e sua constante contribuição para a construção de um Estado mais justo e equilibrado”.
João Magalhães
Dep. João Magalhães

Escaneie o QR Code com o celular para conferir este video
Reunião Especial comemora 70 anos da Amagis TV Assembleia

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine