Aniversário de 70 anos da Amagis é celebrado em Plenário
Presidente da Assembleia participou da homenagem à Associação dos Magistrados Mineiros, realizada na segunda (20), por solicitação de 41 parlamentares.
Em Reunião Especial do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada na noite de segunda-feira (20/10/25), foi celebrado o aniversário de 70 anos de fundação da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis).
A homenagem, cuja iniciativa foi do deputado João Magalhães (MDB), contou com a presença do presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB), entre diversos outros parlamentares.
O presidente da ALMG lembrou a parceria entre a Amagis e o Legislativo, enfatizando que, além de fortalecer a união da magistratura, a Amagis atua como guardiã da independência, sendo uma ponte de diálogo entre o judiciário e a sociedade.
“Hoje, a Assembleia de Minas presta homenagem às sete décadas de existência da Amagis, que representam não só o amadurecimento de uma entidade, mas a consolidação do compromisso com a defesa da magistratura, o fortalecimento das instituições democráticas e a promoção da justiça como um valor essencial da vida pública”, elogiou Tadeu Leite.
Palavras reforçadas pelo primeiro signatário do requerimento para a homenagem, João Magalhães, que destacou a importância do trabalho da Amagis na valorização da justiça, assim como a dedicação da entidade ao bem comum.
Ao agradecer a homenagem, a presidente da Associação, juíza Rosimere das Graças do Couto, fez um apanhado da história da entidade. Primeira mulher eleita para o cargo, ela destacou seu empenho em continuar a luta pela união e a dignidade da magistratura.
“A história da nossa associação é muito rica de participação, forjada na defesa intransigente da autonomia de classe e, acima de tudo, da união. Defender uma administração unida, independente e dedicada às causas da justiça é estar em sintonia com os direitos dos cidadãos e com as exigências da nossa sociedade”, declarou a magistrada.
A cerimônia ainda foi prestigiada por outras autoridades mineiras, como o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior; o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Júlio César Lorens; vários magistrados e ex-presidentes da Amagis, entre outros.
Sete décadas em defesa da magistratura e da democracia
A Amagis representa juízes e desembargadores mineiros, tanto da ativa quanto aposentados, atuando na defesa das prerrogativas e dos interesses da classe e buscando valorização da magistratura, fortalecimento do Poder Judiciário e defesa do Estado Democrático de Direito.
A Associação nasceu da mobilização de um grupo de magistrados insatisfeitos com a remuneração e a insuficiência de juízes em diversas comarcas mineiras. Eles queriam construir uma entidade para representar seus interesses, fortalecer a união da classe e garantir condições dignas para o exercício da função jurisdicional.
Atualmente, é a Amagis é segunda maior Associação de magistrados estaduais da América Latina.
