Advogado Rodrigo Badaró é o mais novo Cidadão Honorário de Minas Gerais
Presidente da Assembleia participou da homenagem ao conselheiro do CNJ, realizada na segunda (16), por solicitação da deputada Carol Caram.
Em Reunião Especial do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada na noite de segunda-feira (16/6/25), o advogado Rodrigo Badaró Almeida de Castro, membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), recebeu o título de Cidadão Honorário de Minas Gerais.
A homenagem, proposta pela deputada Carol Caram (Avante), contou com a presença do presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB), entre outros parlamentares mineiros.
O presidente da ALMG registrou a mineirice de Rodrigo Badaró, explicitada nas origens familiares e no próprio espírito do conselheiro do CNJ. Para Tadeu Leite, a concessão desta cidadania mineira consolida um fato que já existia "no coração" do homenageado.
As palavras do presidente foram reforçadas na fala da autora do requerimento pela homenagem. Carol Caram ainda destacou a atuação Badaró na defesa do estado democrático de direito, reiterando também seus laços com Minas Gerais.
"Com esta homenagem, estamos corrigindo uma falha do destino, o fato de Rodrigo não ter nascido em Minas Gerais. Rodrigo Badaró representa uma nova geração de líderes jurídicos, comprometida com o equilíbrio institucional, a democracia e os valores republicanos", afirmou a parlamentar, completando que o homenageado se sobressai em ética, coragem e compromisso com o bem comum.
Ao agradecer a oficialização de sua "mineiridade", Rodrigo Badaró salientou sua ligação com Minas Gerais, registrando orgulho do histórico familiar e afeição com a Terra das Alterosas.
"Descupem pelo tom pessoal, mas é necessário para eu mesmo relembrar a minha identidade com Minas Gerais. Ao receber este titulo, graças ao gesto da deputada Carol Caram, agradeço a todos os deputados e as deputadas pela honraria, que me completa como cidadão. Por mais que seja mineiro no espírito, tem de ser nos hábitos e nos gestos. O sotaque carrego orgulhoso, matando de inveja os não-mineiros", sublinhou Badaró.
A solenidade ainda foi prestigiada por parlamentares estaduais e federais, e outras autoridades do Estado, como o presidente recém-empossado do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Júlio César Lorens; e o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, entre outros.
Homenageado tem raízes mineiras
Neto do ex-senador mineiro Murilo Badaró, o homenageado nasceu em Richmond, Virgínia, nos Estados Unidos, mas se formou em Belo Horizonte, na Faculdade de Direito Milton Campos, fato que fortaleceu seus laços com as raízes mineiras.
Torcedor fervoroso do Clube Atlético Mineiro, o Galo, e casado com uma mineira, Rodrigo Badaró Almeida de Castro tem uma trajetória profissional de mais de 20 anos dedicados ao Direito, ao fortalecimento da advocacia e das instituições jurídicas no Brasil.
Em março deste ano, o novo mineiro honorário foi empossado como conselheiro do CNJ para o biênio 2024-26, por indicação do Senado Federal.

