ALMG terá Frente Parlamentar em Defesa da Óptica e da Optometria
A importância do trabalho desses dois profissionais será destacada em audiência pública nesta terça-feira (26).
A Frente Parlamentar em Defesa da Óptica e da Optometria será lançada nesta terça-feira (26/8/25), em audiência pública da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião, solicitada pelo deputado Leleco Pimentel (PT), será realizada no Auditório, a partir das 16 horas.
Segundo a Confederação Brasileira de Optometria e de Óptica, o óptico é o profissional habilitado para assumir a responsabilidade técnica de casas ópticas e laboratórios ópticos. Ele pode aviar receitas médicas, confeccionar óculos, adaptar lentes de contato e vender produtos e serviços ópticos.
Já o optometrista é o profissional habilitado para prestar serviços na atenção primaria à saúde visual e ocular. Ele também pode indicar o uso de óculos e lentes de contato e aplicar terapias não invasivas e não medicamentosas para a reabilitação visual.
O deputado Leleco Pimentel acrescenta que esse profissional também é preparado para reconhecer alterações visuais de ordem patológica e encaminhar os pacientes para tratamento médico. Por isso, na avaliação do deputado, o optometrista exerce um importante papel de prevenção à cegueira evitável.
A Frente Parlamentar em Defesa da Óptica e da Optometria pretende contribuir para esclarecer a população sobre a atuação desses profissionais, disseminando conhecimento e informação.
