Notícias

ALMG promove debate sobre vídeo-peça "Vermelho Carmin"

Obra, que será exibida no 8º Encontro com a Procuradoria da Mulher, nesta terça (31), retrata comportamento de homens autores de violência contra mulheres.

30/10/2023 - 18:29
Imagem

Uma sessão comentada da vídeo-peça "Vermelho Carmim – Fragmentos do Discurso Violento" é o destaque do 8º Encontro com a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O evento será nesta terça-feira (31/10/23), às 15 horas, no Teatro da Assembleia.

"Vermelho Carmin" tem direção de Pedro Paulo Cava e integra o projeto de mesmo nome, realizado pela Fiocruz Minas em parceria com o movimento QuemAmaNãoMata. A vídeo-peça, realizada a partir de dois estudos científicos e de relatos íntimos, retrata o comportamento, os costumes e as normas sociais presentes na experiência de homens autores de violência contra mulheres.

Após a exibição de "Vermelho Carmin", haverá debate com a participação do diretor Pedro Paulo Cava e de Elizabeth Maria Fleury Teixeira, pesquisadora do Grupo Saúde, Educação e Cidadania da Fiocruz Minas e autora de tese de doutorado em sociologia que foi uma das inspirações da vídeo-peça.

Procuradoria recebe e encaminha denúncias

A Procuradoria da Mulher foi instituída pela ALMG em 2021 para colaborar com o enfrentamento da discriminação e da violência de gênero, por meio do recebimento e da análise de denúncias e do encaminhamento de casos aos órgãos competentes. A atual procuradora da Mulher da Assembleia é a deputada Ione Pinheiro (União Brasil).

Os objetivos da série de encontros com especialistas que a Procuradoria realiza são promover o diálogo entre o Poder Legislativo e os públicos ligados a esse tema, disseminar informações sobre políticas públicas voltadas para as mulheres e incentivar a criação de procuradorias da mulher no âmbito dos municípios.

Encontros com a Procuradoria da Mulher 2023 - 7º Encontro

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine