ALMG participa de Ouvidoria Itinerante
Evento da Rede Ouvir tem o objetivo de estimular a aproximação entre cidadãos e órgãos públicos.
07/07/2025 - 15:50A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) participa da Ouvidoria Itinerante na terça e na quarta-feira (8 e 9/7/25). O evento, promovido pela Rede Mineira de Ouvidorias (Rede Ouvir), será realizado no Parque Municipal, em Belo Horizonte, das 9 às 17 horas. O objetivo é estimular a aproximação entre os cidadãos e o Estado.
Durante a Ouvidoria Itinerante, a população terá acesso direto aos diversos órgãos públicos que compõem a Rede Ouvir. Serão oferecidos serviços como emissão de documentos (título de eleitor, carteira de identidade e certidão de nascimento). Também será uma oportunidade para tomar vacina contra a gripe, fazer doação de sangue e encaminhar donativos para a campanha do agasalho.
A Ouvidoria Parlamentar estará presente no evento, para receber demandas da população, esclarecer dúvidas e responder pedidos de informação. Também serão oferecidas orientações sobre como entrar em contato com os canais do sistema Fale com a Assembleia, que reúne os diversos serviços institucionais de atendimento aos cidadãos.
Cidadãos podem acionar a Ouvidoria Parlamentar
A Ouvidoria Parlamentar da ALMG tem a prerrogativa de receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes as reclamações ou representações referentes a deputados. Ela pode propor à Mesa medidas necessárias à regularidade dos trabalhos legislativos e administrativos. Caso as denúncias recebidas necessitem de esclarecimentos, a Ouvidoria pode solicitar à Mesa da Assembleia que cobre providências de órgãos como Tribunal de Contas, Polícia Federal ou Ministério Público.
Questões relacionadas à atuação dos deputados no exercício do mandato podem ser encaminhadas à Ouvidoria por meio do Portal da Assembleia ou pelo telefone (31) 2108-7828. O ouvidor-geral é o deputado Grego da Fundação (PMN).
Criada em 2013, a Rede Ouvir reúne 21 instituições e tem o objetivo de fortalecer e ampliar as ouvidorias públicas na sua atuação independente, além de estimular a criação de ouvidorias municipais.
