ALMG homenageia Fundação Cristiano Varella por 30 anos de fundação
Reunião Especial vai ocorrer nesta segunda-feira (25), às 19 horas, no Plenário.
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar Reunião Especial de Plenário para homenagear a Fundação Cristiano Varella pelos 30 anos de fundação na próxima segunda-feira (25/8/25). A cerimônia, solicitada pelo deputado Grego da Fundação (PMN), vai ocorrer às 19 horas.
A instituição foi fundada em 1995 em Muriaé (Zona da Mata) pelo empresário e político Lael Varella em memória de seu filho Cristiano Varella, que faleceu um ano antes vítima de um acidente automobilístico.
“A fundação é um farol de cuidado, compaixão e excelência médica. O coração da fundação é o Hospital do Câncer de Muriaé, reconhecido nacionalmente como um centro de excelência em oncologia”, afirma Grego da Fundação, no requerimento para a reunião.
Conforme o site da instituição, o Hospital do Câncer atende pacientes de mais de 160 cidades da região, sendo 84% via Sistema Único de Saúde (SUS). A estrutura conta com 170 leitos ativos, uma sala cirúrgica integrada, sete outras salas cirúrgicas, 48 leitos de quimioterapia ambulatorial, quatro salas de radioterapia, além de consultórios e serviços de diagnóstico.
De acordo com o parlamentar, no requerimento para a audiência, a fundação também oferece serviços para a prevenção da doença e suporte a pacientes, como unidades móveis terrestres e a Casa de Apoio, onde pessoas de outros lugares e acompanhantes podem permanecer durante o tratamento.
Ainda conforme Grego da Fundação, a instituição proporciona atividades culturais para a comunidade e espaços como mausoléu, auditório e outras áreas de convivência.
“Essa homenagem é mais do que justa. É um reconhecimento ao legado de Lael Varella e ao trabalho incansável de todos que fazem parte dessa história: médicos, enfermeiros, técnicos, voluntários, doadores e colaboradores. É também uma expressão do nosso compromisso com a vida e a dignidade humana”, destaca o deputado.
