ALMG decreta luto institucional pelo falecimento do ex-governador Newton Cardoso
Velório, nesta segunda-feira (3), no Palácio da Liberdade, é aberto ao público; além de chefe do Executivo mineiro, ele também foi vice-governador, prefeito de Contagem e deputado federal.
- Atualizado em 02/02/2025 - 13:40A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) decretou luto institucional de três dias, a partir de domingo (2/2/2025), em sinal de pesar pelo falecimento do ex-governador do Estado Newton Cardoso. O político e empresário estava hospitalizado e faleceu aos 86 anos, nesta madrugada, em Belo Horizonte.
O corpo será velado no Palácio da Liberdade, na Capital, nesta segunda-feira (3), das 10 às 17 horas, horário aberto ao público.
Natural de Brumado, na Bahia, Newton Cardoso nasceu em 22 de maio de 1938 e construiu uma trajetória de relevância em Minas Gerais. Em 1966, tentou pela primeira vez a carreira política: candidatou-se a deputado estadual, ficando com a segunda suplência. Foi um dos fundadores do MDB, partido pelo qual construiu sua carreira política.
Newton chefiou o Governo de Minas Gerais de 1987 a 1991 e ocupou cargo de vice-governador de 1999 a 2002. Atuou também como prefeito de Contagem por três mandatos e foi deputado federal por duas legislaturas. Além de sua experiência na política, destacou-se como empresário nos setores agropecuário e siderúrgico.
Ele deixa quatro filhos, entre eles Newton Cardoso Júnior, deputado federal pelo MDB e presidente estadual do partido.
Atividade parlamentar
Com o luto institucional, as bandeiras de Minas Gerais e de Belo Horizonte serão hasteadas a meio-mastro no Largo das Bandeiras. A solenidade de instalação da 3ª Sessão Legislativa Ordinária, da Posse da Mesa da Assembleia para o segundo biênio e da posse dos deputados suplentes, que cumpre ritos regimentais irrevogáveis, permanece com realização prevista para esta segunda-feira (3/2), às 14h, no Plenário da ALMG.
