Notícias

ALMG dá posse à procuradora-geral da Mulher da ALMG

Procuradora adjunta também é empossada em solenidade realizada no Salão Nobre nesta quarta-feira (29).

29/03/2023 - 18:54
Imagem

As deputadas Ione Pinheiro (União Brasil) e Delegada Sheila (PL) foram empossadas, respectivamente, procuradora-geral e procuradora adjunta da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira (29/3/23). A solenidade no Salão Nobre foi conduzida pelo presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB).

Em seu discurso, a deputada Ione Pinheiro, reconduzida ao cargo de procuradora-geral, defendeu o combate à violência contra as mulheres e a formulação de políticas públicas para a população feminina. “Conclamo a sociedade mineira e as colegas deputadas a continuar reforçando que lugar de mulher é onde ela quiser”, afirmou.

Já a deputada Delegada Sheila, igualmente reconduzida como procuradora adjunta, também chamou a atenção para os altos índices de violência contra a mulher. Ela adiantou que está sendo preparado um projeto de lei para viabilizar a coleta de dados estatísticos sobre os feminicídios, de modo a subsidiar políticas públicas para filhos de mulheres assassinadas.

Na mesma solenidade, também foi formalizada a bancada feminina da ALMG, que será liderada pela deputada Macaé Evaristo (PT). As deputadas Ana Paula Siqueira (Rede), Lohanna (PV) e Maria Clara Marra (PSDB) serão as vice-líderes da bancada.

A deputada Macaé Evaristo destacou que a bancada feminina é plural e ideologicamente diversa, assim como a sociedade brasileira. “Mas temos um trabalho importante, para que cada deputada possa exercer seu mandato da melhor maneira possível. A violência política infelizmente ainda é muito frequente no Parlamento”, disse.

Em seu discurso, o presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite, lembrou que a atual bancada feminina é a maior de todos os tempos, com 15 integrantes. “Fico muito orgulhoso por presidir o Parlamento em um momento histórico para as mulheres”, afirmou. “A presença da deputada Leninha (PT) na Mesa é fundamental para que as mulheres entendam que os espaços de poder precisam ser ocupados”, continuou.

Procuradoria promove participação política das mulheres

A Procuradoria da Mulher foi criada em 2021 para zelar pela participação efetiva das deputadas na ALMG, atuando na promoção de políticas públicas e de ações educativas voltadas para as mulheres, bem como no atendimento de demandas relativas à discriminação e à violência contra a mulher.

Entre suas atribuições, estão a promoção de políticas públicas, a organização de cursos de formação voltados para o aumento da participação feminina na política e o incentivo à criação de procuradorias da mulher no âmbito dos municípios.

Outra frente de atuação é no enfrentamento da discriminação e da violência contra a mulher, por meio do recebimento e da análise de denúncias e do encaminhamento dos casos aos órgãos competentes. Denúncias e pedidos de informações podem ser encaminhados por meio de formulário disponível no Portal da Assembleia.

Cerimônia de posse da procuradora-geral e da procuradora adjunta da Procuradoria da Mulher da ALMG

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine