A atitude que faz a diferença
Campanha publicitária da Assembleia destaca protagonismo da instituição na solução da dívida do Estado e no combate à crise climática.
09/07/2025 - 12:56Sempre presente em ações que buscam melhorar a vida dos mineiros, a nova campanha publicitária da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) dá ênfase às ações da Casa direcionadas à resolução de duas importantes pautas para os mineiros: a dívida do Estado com a União e a crise climática.
As peças publicitárias enfatizam a atitude da ALMG de tomar a frente e resolver, de forma definitiva, a dívida de Minas, que “se arrastava há 20 anos”, por meio da negociação para aprovação do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), mantendo os serviços públicos funcionando com qualidade.
Além disso, as peças evidenciam as ações promovidas pelo parlamento mineiro, que ouviu a sociedade, reuniu especialistas para a elaboração de estudos técnicos e promoveu o Prêmio Assembleia de Incentivo à Inovação, de forma a ajudar o Estado a lidar melhor com a crise climática. Também é mencionada a atitude da Casa ao destinar recursos do orçamento para resolver necessidades de todas as regiões de Minas Gerais.
Com a mensagem “Pode conferir”, o QR code direciona o público para um site especial com informações detalhadas e convida os cidadãos a acompanharem as ações realizadas pela Assembleia de Minas Gerais.
Circulação
A campanha circula até o fim do mês em TV aberta e fechada, rádio, internet, jornais impressos, revistas, bancas, backbus e paineis LED de Belo Horizonte e do interior do Estado.
Será exibida também nas estações de metrô, nos shoppings, abrigos de ônibus e outdoors sociais das comunidades da capital. A novidade é a exibição no aeroporto internacional de Confins.
A campanha destaca que a Assembleia atua em todo o Estado com ações que buscam melhorar a vida dos mineiros e preservar a qualidade dos serviços públicos, como o cidadão exige e merece. E, para tanto, busca aprimorar sempre o diálogo e a participação, sempre atenta à demanda dos mineiros.


Dívida do Estado
A Assembleia mobilizou esforços prioritários para buscar uma solução definitiva para a dívida histórica do Estado com a União, que alcança R$ 160 bilhões.
O objetivo foi possibilitar uma gestão financeira mais equilibrada para o Estado e, consequentemente, maior capacidade de investimento em áreas essenciais para o desenvolvimento de Minas.
A adoção do Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que estava prevista no Projeto de Lei (PL) 1.202/19, foi bastante questionada pelos parlamentares, pois acarretaria em congelamento dos salários e da carreira dos servidores públicos, além de estabelecer um teto anual de gastos para as despesas primárias do Estado.
Propag
Em parceria com o Senado Federal, a Assembleia apresentou à sociedade o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). A proposta é uma alternativa ao RRF e viabiliza o pagamento da dívida de Minas sem a precarização dos serviços públicos, fundamentais para a implementação das políticas públicas necessárias ao Estado, nos próximos dez anos.
O pacote de adesão de Minas ao Propag inclui uma série de medidas, dentre elas a federalização da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). A empresa detém a titularidade dos direitos minerários do nióbio de Araxá, explorado por meio de sociedade com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). A federalização da Codemig e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) foi aprovada em Plenário como forma de amortizar 20% da dívida do Estado.
Prêmio Assembleia de Incentivo à Inovação
A Assembleia foi a primeira instituição pública mineira a organizar esse tipo de prêmio, com o objetivo de incentivar o ecossistema de inovação no Estado.
Dez propostas foram premiadas em dezembro do ano passado e desde então as empresas envolvidas têm desenvolvido trabalhos no sentido de ajudar a encontrar soluções para o Estado enfrentar os desafios da crise climática.
No Demoday, ou Dia de Demonstração, representantes das dez startups premiadas fizeram relatos de seus trabalhos e da evolução que alcançaram a partir da premiação.
Foram mostrados resultados dos testes de viabilidade (provas de conceito) e avanços conquistados no processo.
Crise Climática
A Assembleia incluiu a crise climática na sua agenda institucional, com o objetivo de elaborar um plano para Minas lidar melhor com a seca e chuva extremas.
Essa iniciativa foi composta por várias etapas em 2024, entre elas:
- Grupos temáticos, que reuniram recomendações para subsidiar a agenda de atuação da Assembleia
- Seminário técnico “Crise Climática em Minas Gerais: Desafios na Convivência com a Seca e a Chuva Extrema”, que ofereceu ao Parlamento uma agenda climática que orientasse suas ações
- Prêmio Assembleia de Incentivo à Inovação Crise Climática, uma parceria com o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), para apoiar o desenvolvimento de propostas de soluções inovadoras relacionadas a mudanças climáticas em Minas
- Elaboração do Plano Legislativo de Articulação e Monitoramento