Presença digital da ALMG

Presença digital da ALMG
Presença digital da ALMG

Em 2025, a Assembleia de Minas comemora o importante marco de cem mil pessoas que acompanham de perto nosso trabalho pelo YouTube. As redes sociais da ALMG, juntas, possuem mais de 290 mil seguidores.

Já o Portal da Assembleia gera 2 milhões de visualizações ao ano. Nele, o destaque é a participação online. Na seção conhecida como Opine sobre projetos de lei, desde que lançada, já são mais de 435.992 visualizações, com a participação de 150.145 usuários.

Além de todos esses números, a Assembleia promove a melhoria do acesso às informações que possibilitam a participação política dos cidadãos. Os canais de comunicação da Casa, como a TV ALMG e o Portal, foram revitalizados com foco na inclusão. Um dos exemplos é a incorporação, em 2025, do recurso de closed caption em todas  as transmissões ao vivo por streaming, possibilitando o acesso por pessoas com deficiência auditiva.

Redes sociais em números

Redes Sociais 2025 - Total de seguidores

Redes sociais - Alcance anual por plataforma (24/10/24 a 24/10/25)
Plataforma Total de seguidores Alcance total Número de posts Novos seguidores
Instagram 79.600 4.154.889 803 12.033
Facebook 44.301 3.902.083 1.292 985
TikTok 343 - - 147

 

Redes sociais - Visualização anual por plataforma (24/10/24 a 24/10/25)
Plataforma Total de seguidores Visualização total Número de vídeos/posts Novos seguidores
YouTube 104.859 8.571.170 2.700 9.100
X 43.653 222.557 1.963 853

 

Crescimento de seguidores, em % (24/10/24 a 24/10/25)
Plataforma Em 24/10/24 Em 24/10/25 Crescimento (%)
Instagram 67.567 79.600 17,81%
Facebook 43.316 44.301 2,27%
YouTube 95.700 104.859 9,57%
X 42.800 43.653 1,9%
TikTok 196 343 75%

YouTube

Principal ferramenta de compartilhamento de vídeos do mundo, a ALMG está presente no YouTube, inclusive com as transmissões ao vivo das atividades legislativas. 

Atualmente, já são mais de 104.859 inscritos. É o 2º maior canal no ranking das Assembleias Legislativas.

Desde 2009, ano de criação

  • 42,5 milhões de visualizações
  • 16.974 mil vídeos publicados
  • 3 milhões de horas ao vivo

De 24/10/24 a 24/10/25

Dados gerais

  • + de 6.688.416 espectadores alcançados - número absoluto de pessoas alcançadas pelos vídeos
  • + de 8,6 milhões de visualizações (18 % a mais) - número de vezes que os vídeos foram visualizados
  • + de 9,1 mil novos inscritos (18 % a mais)
  • + de 15 milhões de impressões - uma impressão é contada toda vez que a miniatura de um vídeo é mostrada para alguém

Vídeos

  • 2,7 mil vídeos publicados
  • 4,3 milhões de visualizações
  • 9 milhões de impressões
  • Taxa de clique 4%

Ao vivo

  • 140,6 mil horas exibidas (103% a mais)]
  • 632,2 mil visualizações (15% a mais)
  • 5,3 milhões de impressões (18% a mais)
  • Taxa de clique 4,3%

Shorts

  • 3,7 milhões de visualizações (999% a mais)

Instagram

A rede da Assembleia alcançou, no período de 24/10/24 a 24/10/25, 6.385.200 contas e teve 124.210 visitas. Até 24/10/25, a rede somava 79.600 seguidores.

A ALMG é a segunda maior Assembleia em números de seguidores no Instagram. Está atrás apenas de São Paulo, sendo que possui 44% do número de habitantes daquele estado. Já a taxa de engajamento da ALMG é 4 vezes maior.

Portal em números

No período de 24/10/24 a 24/10/25, o número de usuários do Portal da ALMG somou 2.680.380. Esse número representa cerca de 17% dos eleitores de Minas Gerais, considerando que o número de eleitores do Estado é de 16,5 milhões, segundo dados de 2024 do TRE-MG.

 No mesmo período, o Portal alcançou um total de 15.977.381 visualizações.

Portal - Acessos de 24/10/24 a 24/10/25 *
  Visualizações Usuários ativos Reproduções
Todas as páginas 15.977.381 2.673.477 Não se aplica
Notícias 1.647.524 666.212 Não se aplica
Vídeos 216.136 132.826 162.655
Áudios 60.876 20.591 20.978
Fotos 104.954 29.061 Não se aplica

* Em notícias, vídeos, áudios e fotos, foram consideradas a página final de cada um.

Dados de 2025 do Opine sobre projetos de lei

Acessibilidade no Portal

O Portal da Assembleia recebeu, nos últimos tempos, recursos relevantes. É possível para os usuários escolher o perfil de acessibilidade necessário. Assim, se for selecionado “distúrbio de habilidades motoras”, por exemplo, é disponibilizado o recurso de navegação por teclado. Para “deficiência auditiva”, é ativada a tradução em libras.

Para as pessoas com deficiência visual, há diversos recursos, desde mudanças nas cores e contrastes para daltônicos até leitor de tela para pessoas cegas. O recurso mais recentemente lançado é a legislação em áudio. As normas são lidas por um programa de Inteligência Artificial desenvolvido para esse fim, de forma que a entonação ajuda na compreensão dos textos.