PL PROJETO DE LEI 2837/2024
Projeto de Lei nº 2.837/2024
Institui o Dia Estadual do Cuidador das Pessoas com Deficiência no Estado de Minas Gerais e dá outras providências.
A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:
Art. 1º – Fica instituído o Dia Estadual do Cuidador das Pessoas com Deficiência, a ser comemorado, anualmente, no dia 21 de setembro.
Art. 2º – O Dia Estadual do Cuidador das Pessoas com Deficiência tem como objetivo:
I – reconhecer a importância do trabalho realizado pelos cuidadores de pessoas com deficiência;
II – promover a valorização, conscientização e capacitação dos cuidadores de pessoas com deficiência;
III – fomentar ações que promovam a integração e a troca de experiências entre cuidadores, profissionais de saúde, familiares e entidades dedicadas à pessoa com deficiência;
IV – apoiar a criação e a divulgação de políticas públicas voltadas ao suporte dos cuidadores de pessoas com deficiência.
Art. 3º – O Poder Executivo, em parceria com entidades e organizações da sociedade civil, poderá promover eventos, palestras, seminários, campanhas de conscientização e outras atividades relacionadas à valorização do cuidador de pessoas com deficiência, alusivas à data instituída por esta lei.
Art. 4º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Sala das Reuniões, 9 de setembro de 2024.
Nayara Rocha (PP)
Justificação: A instituição do Dia Estadual do Cuidador das Pessoas com Deficiência, no dia 21 de setembro, busca reconhecer e valorizar o papel essencial dos cuidadores na garantia da qualidade de vida e bem-estar das pessoas com deficiência.
Os cuidadores de pessoas com deficiência, sejam eles profissionais ou familiares, desempenham funções essenciais no cotidiano, prestando cuidados que abrangem desde o apoio nas atividades diárias até o suporte emocional e psicológico. Apesar da relevância de seu trabalho, muitas vezes esses cuidadores enfrentam desafios significativos, como a falta de capacitação adequada, sobrecarga física e emocional, e a escassez de políticas públicas que amparem suas necessidades e direitos.
A data servirá como uma oportunidade para debater e promover políticas públicas voltadas à capacitação, amparo e melhoria das condições de trabalho dos cuidadores, além de conscientizar a sociedade sobre os desafios enfrentados por esses profissionais e a importância de seu papel.
Diante do exposto, solicitamos o apoio dos nobres pares para a aprovação deste importante projeto de lei.
– Publicado, vai o projeto às Comissões de Justiça e da Pessoa com Deficiência para parecer, nos termos do art. 190, c/c o art. 102, do Regimento Interno.