PL PROJETO DE LEI 4445/2017
Projeto de Lei nº 4.445/2017
Declara patrimônio cultural do Estado o modo de fazer pijama do Município de Borda da Mata.
A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:
Art. 1º – Fica declarado patrimônio cultural do Estado o modo de fazer pijama do Município de Borda da Mata.
Art. 2º – .Compete ao Poder Executivo a adoção das medidas cabíveis para o registro do bem cultural de que trata esta lei, nos termos do Decreto nº 42.505, de 15 de abril de 2002.
Art. 3º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Sala das Reuniões, 5 de julho de 2017.
Deputado Dalmo Ribeiro Silva – PSDB
2º-Vice-Presidente
Justificação: A capital Nacional do Pijama tem cerca de 18 mil habitantes. A cidade situada no Sul de Minas ganhou esse título por sua ampla produção e venda de pijama e recebe durante todo o ano um grande movimento de turistas, estimulados pela enorme produção das tecelagens da região.
as vendas de pijama consubstancia fração significativa da economia da cidade, posto que, é essa a principal vocação econômica do Município, onde a maioria da população economicamente ativa exercem suas ocupações.
Não por acaso, a cidade de Borda da Mata é conhecida e reconhecida como a Capital Nacional do pijama. Neste sentido, a aprovação do projeto de lei que ora apresentamos agregará valores ao exercício dessa atividade tão importante para as tradições do Sul de Minas, bem como de todo o estado e do Brasil.
– Publicado, vai o projeto às Comissões de Justiça e de Cultura para parecer, nos termos do art. 188, c/c o art. 102, do Regimento Interno.