Pronunciamentos

DEPUTADO CRISTIANO SILVEIRA (PT)

Discurso

Informa sobre o processo de obstrução da pauta feito pelos deputados do Bloco Democracia e Luta contra o Projeto de Lei nº 4.380/2025, que autoriza o Poder Executivo a promover medidas de desestatização da Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa.
Reunião 86ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 19/12/2025
Página 107, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 4380 de 2025

86ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 17/12/2025

Palavras do deputado Cristiano Silveira

O deputado Cristiano Silveira Presidente, eu queria, de forma resumida, contar o que nós fizemos aqui nesse processo todo. Durante toda a tramitação da PEC, nós construímos as obstruções, os debates nas comissões e até mesmo aqui, no Plenário. Tivemos uma marca histórica na história da Assembleia Legislativa – os deputados que estão aqui há mais tempo confirmam isso –, que foi uma das reuniões mais longas que tivemos – a reunião foi além das 4h30min da manhã – com um trabalho de obstrução.

Essa obstrução foi feita no 1º turno, e novamente agora fazemos a disputa no 2º turno. Do 1º turno para o 2º turno, atuamos também nas comissões por meio de um trabalho fundamental feito pelos membros das comissões e pelos nossos parlamentares do Bloco Democracia e Luta. Algumas alterações foram feitas no projeto, mas longe de nós dizer que esse projeto nos atende, porque o que nos atende é dizer que a Copasa é do povo e que vai permanecer com o povo. Nós temos que cuidar do bem mais valioso que temos, que é a nossa água, o nosso recurso humano mais importante. Na verdade, os companheiros e as companheiras já sabem tudo isso que vou dizer, porque já disse várias vezes: é uma das empresas mais eficientes; a Europa já está reestatizando; a Copasa vai ser entregue a preço de banana, porque já tem amigo interessado para poder comprar; vai gerar desemprego, precarizar serviços e aumentar imposto. Tudo isso nós já dissemos e já sabemos. Não é verdade, Dr. Hely? Bom, então, presidente, vamos ver se a base do governo está mobilizada para essa votação.