DEPUTADO CRISTIANO SILVEIRA (PT)
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 12/12/2025
Página 93, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 4527 de 2025
83ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 10/12/2025
Palavras do deputado Cristiano Silveira
O deputado Cristiano Silveira – Novamente, presidente, incansável na luta pelas minorias, na luta pela agricultura familiar, na luta pelos autistas. Precisamos ser incansáveis, porque, se desistimos, é sinal de que fomos mudados, não é? Então, vou permanecer em luta para, quem sabe, haver um esforço de sensibilização.
Essa proposta visa à reserva de recursos para a implementação de uma política de acompanhamento e assistência biopsicossocial voltada aos cuidadores exclusivos de pessoas com deficiência, semelhante àquela que discutimos no PPAG - agora, estamos apresentando também no orçamento. Não há política pública se não houver previsão no orçamento. O que estamos propondo, gente? Estamos propondo que aquelas pessoas que são cuidadoras exclusivas de pessoas com deficiência, de autistas, tenham apoio do Estado, sejam cuidadas pelo Estado. Estamos propondo que essas pessoas - normalmente são mulheres abandonadas pelos companheiros, cuja família não tem como ajudar na rede de apoio - saiam da invisibilidade. Essas são pessoas que abandonaram o emprego para se tornar cuidadoras exclusivas, cumprindo, inclusive, uma função do Estado.
Estamos falando de pessoas que possuem quadros de ansiedade, estresse, depressão. Somente quem nunca conversou com uma mãe solo cuidadora não vai entender o que estou dizendo. Somente quem nunca conversou com uma associação de pais de autistas não vai entender o que estou dizendo. O momento mais dramático é quando essa mãe olha para você, presidente, e diz o seguinte: “Sabe, deputado, a gente não tem sequer o direito de morrer. Eu não tenho o direito de morrer, ainda que esteja esgotada, ainda que esteja cansada, porque, se eu morrer, não sei com quem meu filho vai ficar. Não tem ninguém para cuidar dele. Só existe eu”. Bom, vai da consciência de cada um.
O presidente – Obrigado, deputado Cristiano.