DEPUTADO MARQUINHO LEMOS (PT)
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 04/12/2025
Página 109, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 4380 de 2025
37ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 2/12/2025
Palavras do deputado Marquinho Lemos
O deputado Marquinho Lemos – Bom dia, Sr. Presidente; bom dia, colegas deputadas e deputados; bom dia aos nossos “copasianos”; bom dia àqueles que nos acompanham. Nesses dias todos eu tenho andado pelo interior, por várias cidades, e, sempre que posso, quando me encontro com alguns prefeitos, tenho feito a pergunta a eles se foram consultados ou se estão por dentro do que pode acontecer com a Copasa após a privatização. Eu estava lembrando que hoje, dos 636 municípios onde a Copasa atua fornecendo água, nós temos 413 municípios com população abaixo de 12 mil habitantes, nos quais a Copasa está atuando. São municípios pequenos, que estão na faixa 4 mil, 6 mil, 8 mil, até 12 mil habitantes. São 413 municípios. Eu tenho feito a seguinte pergunta: o governador procurou esses prefeitos e já lhes explicou como será depois que a Copasa for privatizada? Existe também um outro dado que chama a atenção: dos 636 municípios onde a Copasa atua, 545 não têm tratamento de esgoto. Então são municípios pequenos, na sua maioria, que têm o abastecimento de água, mas não têm o tratamento de esgoto. Isso nós precisamos esclarecer.
Se a Copasa tem a previsão, para este ano, de um lucro líquido de mais de R$1.000.000.000,00 ou de R$1.400.000.000,00, vocês já pensaram se, em vez de estarmos preocupados em entregar a Copasa para empresários e empresas, estivéssemos aqui debatendo o investimento desse lucro da Copasa nesses municípios? Infelizmente o que temos visto, nos últimos anos, é como o investimento da Copasa tem caído! Há, sim, uma disposição por parte do governo de fazer com que a população veja a Copasa como uma empresa inoperante, como uma empresa incapaz de abastecer e de resolver os problemas de saneamento dos municípios. O que nós temos visto é o governo fazer com que a Copasa se torne cada vez mais a empresa da qual os moradores queiram, de fato, ficar livres. E não é assim!
Eu venho de um município pequeno e sempre gosto de lembrar que, graças à Copasa, o nosso município hoje tem água e tem abastecimento de água. Quando o rio que abastecia a minha cidade secou, o rio onde a Copasa captava água para abastecer a cidade, ela teve que transferir para outro rio essa captação, para que a população não ficasse sem abastecimento de água. E eu estou falando de um município de menos de 10 mil habitantes. Qual empresário e qual empresa, cujos interesses só visam ao lucro, iriam se preocupar com um município de 10 mil habitantes e querer resolver tão rapidamente, como ocorreu na época, a questão do abastecimento de água de municípios como o meu?
A gente não tem notícia nenhuma de uma reunião do governador com esses prefeitos. A gente não sabe, até agora, o que está acontecendo. E aí me preocupa muito o fato de os prefeitos também não estarem preocupados com isso. Na hora em que faltar água ou que houver algum problema de água nesses municípios, como os do Vale do Jequitinhonha, do Norte de Minas e do Mucuri, o morador não vai achar mais o dono da Copasa; o morador não vai encontrar esses donos porque eles vão estar em São Paulo, lá na Faria Lima. Aonde eles irão? Eles irão até a porta do prefeito, à casa do vereador. Então é por isso que hoje chamamos a atenção desses prefeitos e vereadores, para que comecem a se preocupar com a privatização da Copasa, caso ainda não estejam preocupados, porque esses municípios serão muito penalizados. Hoje os municípios ainda esperam e sonham em ver as suas águas limpas, ou seja, as águas dos rios que ainda existem, mas onde todo o esgoto é jogado – sempre lembrando – por falta de investimento. Por quê? Porque aqueles que hoje detêm quase a metade da Copasa se preocupam em ficar com esse lucro e não o reverterem em melhor prestação de serviço para as nossas cidades.
Então, você, mineiro ou mineira, prefeito ou vereador, preste atenção! Quanto ao que vamos votar aqui hoje o resultado não vai ser de imediato; o resultado é o reflexo da votação de hoje. Se for aprovada a privatização, não vai ser da noite para o dia, mas também não vai demorar muito. Logo, logo vocês vão ver o efeito disso lá no interior porque a maioria dos nossos municípios, ou seja, dos 636 municípios onde a Copasa atua, 413 têm menos de 12 mil habitantes; e, desses 636, 545 não têm saneamento, não têm tratamento de esgoto.
Portanto seria mais importante que esta Casa estivesse aqui debatendo esse problema que é grave em Minas Gerais e não abrir mão de uma empresa que já mostrou ser competente e capaz de resolver os problemas de saneamento em Minas, desde que o governo faça, de fato, a opção por atacar, atender a essas necessidades das quais o interior de Minas precisa muito e pelas quais sofre. Com o lucro que a Copasa tem hoje, daria para fazer todos esses investimentos na maioria desses 513 municípios. Por isso somos contra a privatização da Copasa. Esperamos que isso não aconteça no dia de hoje. Agora, se acontecer, daqui a poucos anos, vamos lembrar quem foram aqueles que entregaram a Copasa para as empresas e os empresários que estarão lá em São Paulo enquanto o povo de Minas estará sofrendo com tarifas altas e com serviços cada vez piores. Muito obrigado.
O presidente – Obrigado, deputado Marquinho Lemos.