DEPUTADO BETINHO PINTO COELHO (PV), autor do requerimento que deu origem à homenagem
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 19/11/2025
Página 2, Coluna 1
Indexação
45ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 17/11/2025
Palavras do deputado Betinho Pinto Coelho
Boa noite a todos. Exmo. Sr. 1º-Secretário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, meu amigo e irmão deputado Gustavo Santana, neste ato representando o nosso presidente da Assembleia, deputado Tadeu Leite; Sr. Presidente do Automóvel Clube de Minas Gerais, Ragheb Hamade Filho, homenageado desta noite, representando o Automóvel Clube de Minas Gerais, que completa 100 anos; Exmo. Sr Desembargador Eduardo Machado, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior; Exmo. Sr. Juiz Membro da Corte Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, Dr. Antônio Leite de Pádua, representando o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais; Exmo. Sr. Diretor de Operações da Superintendência de Investigação e Polícia Judiciária da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado-geral de polícia Antônio Carlos de Alvarenga Freitas, representando a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais; senhoras e senhores; amigos e amigas e representantes do Automóvel Clube de Minas Gerais, é com imensa alegria e emoção que subo a esta tribuna para prestar homenagem a uma instituição centenária, que faz parte da história de Belo Horizonte e de Minas Gerais.
O Automóvel Clube de Minas Gerais celebra, neste ano de 2025, 100 anos de sua fundação. Esta solenidade realizada hoje, 17/11/2025, ganha um significado especial por coincidir com o dia do mês em que o clube foi criado: no dia 17 também, mas do mês de dezembro de 1925. Essa é uma feliz coincidência, que reforça o simbolismo desta celebração.
Desde sua fundação, o Automóvel Clube consolidou-se como um dos mais importantes espaços de convivência social, cultural e política da capital mineira. Sua sede, projetada por Luiz Signorelli e inaugurada em 1929, é um marco da arquitetura neoclássica de Belo Horizonte. Localizada na Avenida Afonso Pena, é um dos cartões-postais da cidade. Tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais e pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte, preserva-se como patrimônio histórico e afetivo do nosso estado. Durante um século, o Automóvel Clube foi palco de grandes acontecimentos, encontros e decisões que marcaram a história política e social de Minas Gerais. Em seus salões, o diálogo e a boa conversa dos mineiros deram origem a ideias e iniciativas que ajudaram a moldar o futuro do nosso estado.
Permitam-me, neste momento, uma lembrança muito pessoal e significativa. Este mesmo Automóvel Clube foi cenário em que o meu saudoso pai, o então presidente da Assembleia Legislativa e depois futuro governador do Estado, Alberto Pinto Coelho, recebeu o Prêmio Minas Desempenho Empresarial 2008/2009, na categoria Personalidade da Administração Pública. Aquele reconhecimento promovido pela Revista Mercado Comum, homenageava líderes que contribuíram para o desenvolvimento e a boa gestão pública do nosso estado.
Recordar esse momento agora, no centenário desta instituição, é também celebrar o legado de homens e mulheres que dedicaram suas vidas ao serviço público e ao progresso de Minas Gerais. Hoje, o Automóvel Clube continua firme, moderno e vibrante, sob a liderança do seu presidente, Ragheb Hamade Filho, que tem conduzido, com dedicação exemplar, a preservação de sua história e a revitalização de suas atividades, mantendo viva a relevância do clube para a nossa sociedade. Eu tive a oportunidade de participar, sexta-feira agora, do baile de gala dos 100 anos do nosso Automóvel Clube de Minas Gerais, uma festa maravilhosa, presidente Ragheb.
Esta homenagem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais é, portanto, mais do que um gesto simbólico, é o reconhecimento da importância histórica, cultural e social de uma instituição que faz parte da alma mineira. Em nome desta Casa, parabenizo, mais uma vez, o presidente Ragheb Hamade Filho, toda a sua diretoria e todos que contribuíram, ao longo de 100 anos, para que o Automóvel Clube de Minas Gerais permanecesse como um espaço de convivência, cultura e memória.
Que essa celebração, realizada neste dia 17 de novembro, antecipe, com emoção, o centenário oficial, que será dia 17 de dezembro, marcando o início de um novo século de tradição, elegância e história. Parabéns, Automóvel Clube de Minas Gerais, patrimônio vivo de Belo Horizonte e de todo o nosso estado. Meu muito obrigado.