Pronunciamentos

DEPUTADA BEATRIZ CERQUEIRA (PT), presidenta "ad hoc"

Discurso

Presta homenagem à Fundação Helena Antipoff, do Município de Ibirité, pelos 70 anos de sua fundação, e lê mensagem do presidente da Assembleia Legislativa, Tadeu Leite, em razão do mesmo evento.
Reunião 43ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 14/11/2025
Página 5, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 12631 de 2025

43ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 13/11/2025

Palavras da presidenta (deputada Beatriz Cerqueira)

Então, mais uma vez, boa noite. É um enorme prazer, é uma enorme satisfação celebrar a educação. Eu quero dizer da minha alegria de estar com todos vocês aqui. Quero cumprimentar a deputada Ione Pinheiro, autora do requerimento que deu origem a esta importante e necessária reunião especial; a Luciene, presidenta da Fundação Helena Antipoff; e a Secretaria de Estado de Educação, representada aqui pela Cláudia Lara. Destaco a importância da Defensoria Pública. Então quero cumprimentar esta Mesa importante, composta, na sua maioria, por mulheres. Não é muito comum isso na Mesa. Então fico feliz de ver uma Mesa com tantas mulheres, representando diferentes instituições. Há exceção aqui: quero cumprimentar o representante da Prefeitura de Ibirité, o secretário Carlayle dos Passos, que é a exceção em relação às mulheres que compõem esta importante Mesa. Cumprimento também a diretora da Escola de Belas Artes da nossa maravilhosa Universidade Federal de Minas Gerais. Permitam-me também fazer uma saudação à Uemg, que tem uma unidade maravilhosa e importantíssima em Ibirité. É uma universidade pública, não é, gente? Lá é onde a gente tem que estar. Estou vendo tantos jovens aqui! O Enem aconteceu outro dia, e desejo que todos vocês estejam na universidade o mais breve possível – e na universidade pública. Então me permitam, além de celebrar a UFMG, celebrar também a nossa Uemg. Cumprimento a Cecília Antipoff e toda a família e registro a importância de todo o legado da Helena Antipoff em nossas vidas. Cumprimento ainda o Vicente, secretário de Obras e ex-presidente da Fundação Helena Antipoff.

Minha tarefa é trazer a homenagem e a saudação do presidente da Assembleia Legislativa, que me deu seu pronunciamento, o qual vou compartilhar com vocês. Antes, no entanto, deixem-me fazer também a minha celebração. A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, da qual hoje sou presidenta e a deputada Ione Pinheiro é membro titular, é uma comissão que trabalha e que dá muito trabalho, não é, deputada? Trabalhamos e também damos muito trabalho para quem temos que dar trabalho e buscamos proteger a escola pública e celebrar o que é importante. Então eu queria fazer um cumprimento muito especial. Há professores e professoras aqui? Cadê? Quem são? Gratidão! Gratidão a vocês. A gente ainda tem que batalhar muito pela valorização salarial e da carreira e por condições de trabalho, mas eu quero celebrar a nossa profissão. Diferentemente do que a gente escuta por aí, existe muita coisa boa e muita formação importante acontecendo. Vocês são essenciais. Então quero deixar meu muito obrigado pelo exercício da profissão docente, que é tão necessária e, lamentavelmente, tem sido tão atacada recentemente. Meu muito obrigado.

Preciso celebrar também outra recente conquista. O imóvel da Fundação Helena Antipoff estava na lista, encaminhada pelo governo do Estado, dos imóveis para serem vendidos. Não se pode vender uma instituição com essa importância, uma instituição educacional. Como me lembraram outro dia, escola não é ativo imobiliário, então a gente tem que proteger, cuidar e multiplicar. O imóvel não está mais na lista. Houve um trabalho importante, inclusive da deputada Ione Pinheiro, e hoje – hoje – a nossa fundação está protegida.

Ao compartilhar minha alegria de celebrar essa importante instituição pelos seus 70 anos, vou compartilhar com vocês agora o pronunciamento do presidente da Assembleia Legislativa, senão eu me empolgo, gente, eu me empolgo. Eu disse à deputada Ione que eu gostaria de estar num vestido maravilhoso para celebrar esta festa, mas estou desde as 9 horas da manhã em obstrução aqui, na Casa, contra a privatização da Copasa, que é um projeto de lei do governo do Estado. Eu peço desculpas. Eu queria estar melhor para fazer esta celebração. Peço desculpas, deputada, mas as obrigações que temos que cumprir aqui, na Casa, também são importantes. Se eu continuar, vou me empolgando e aí vou cansar vocês com uma fala longa e acho que a ideia não é essa. A ideia é celebrar. Falei tantas vezes “celebrar”, porque é fundamental a gente falar do que é bom, do que é importante, do que é necessário para o nosso município, para a nossa região e celebrar a perspectiva de futuro para a juventude – a perspectiva de futuro. E a educação é esse lugar de perspectiva de futuro com equidade, porque combater as desigualdades também é uma tarefa desta sociedade para torná-la mais inclusiva e mais democrática.

O presidente Tadeu Leite pediu para eu compartilhar com vocês as seguintes palavras. (– Lê:) “É com orgulho e admiração que, em nome do Parlamento mineiro, celebramos hoje o legado de uma grande pensadora, uma autêntica humanista que soube, como poucas pessoas, transformar em ações e realizações o seu conhecimento científico. Tendo recebido, na Europa de suas origens, uma elevada formação intelectual, Helena Antipoff fez de Minas Gerais o seu lugar escolhido para construir, em definitivo, sua vida e sua obra. Por manifestar uma rica combinação entre, de um lado, a alta cultura e o espírito cosmopolita e, de outro, o seu amor por nossa terra e nossa gente, D. Helena recebeu de Carlos Drummond de Andrade o título de Mineira Universal. Seu legado deitou raízes em solo mineiro, especialmente na cidade de Ibirité, a partir de onde vem, desde então, rendendo frutos formidáveis, transformando a vida de milhares de educadores, educandos e suas famílias.

Ao homenagearmos, nesta ocasião solene, os 70 anos da Fundação Helena Antipoff, honramos seu passado, celebramos o seu presente e abraçamos o seu futuro. Ressaltamos, nesse sentido, sua inestimável contribuição para uma educação verdadeiramente inclusiva, capaz de fomentar a autonomia do educando e sua plena integração social. Destacamos, ainda, que a fundação presta, hoje, a aproximadamente 8 mil alunos, entre o ensino básico, o ensino superior e a educação informal, além de seus diversos projetos culturais e socioeducativos, outros serviços voltados para a comunidade. Vislumbramos, para os próximos tempos, a superação de novos desafios, com a sustentação desse valioso trabalho ao longo de sucessivas gerações, em benefício da educação e, consequentemente, de toda a sociedade.

Sendo assim, dirigimo-nos a toda a comunidade vinculada à Fundação Helena Antipoff – diretoria, educadores, pesquisadores, colaboradores, educandos, familiares e amigos – para desejar, a cada um e a cada uma de vocês, o mais pleno sucesso na continuidade de sua valorosa missão, que tanto contribui para a construção do amanhã que todos queremos para Minas Gerais”.

Esse foi o pronunciamento do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, deputado Tadeu Leite. Viva a Fundação Helena Antipoff pelos seus 70 anos! Vida longa a essa importante instituição! Um abraço para todo mundo.