Pronunciamentos

DEPUTADO TADEU LEITE (MDB), presidente

Discurso

Presta homenagem a Theodomiro Paulino Correa pelos 60 anos dedicados ao jornalismo mineiro.
Reunião 41ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 08/11/2025
Página 5, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 13761 de 2025

41ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 6/11/2025

Palavras do presidente (deputado Tadeu Leite)

O meu boa-noite a todas e todos. Primeiro, quero dizer do prazer de receber muitos conterrâneos na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, nesta noite. Estou um pouco rouco porque ontem – não é, Arlen? – a nossa reunião foi longa. Mas, como tem de ser, nós não podemos fugir do trabalho, especialmente daquilo em que acreditamos: o melhor para o futuro do nosso estado.

Theo, primeiro, quero iniciar agradecendo muito a sua presença nesta Casa. Graças ao nosso querido amigo deputado Arlen, junto com vários outros parlamentares que também concordaram com esta homenagem, temos a felicidade de poder, neste momento, homenagear uma das figuras mais legais, mais importantes, mais emblemáticas, não só de Montes Claros mas também – por que não dizer? – do Estado de Minas Gerais. Então é muito bom recebê-lo e revê-lo neste momento.

Quero cumprimentar meu amigo e nosso deputado Arlen Santiago, que é um dos parlamentares mais atuantes que temos no Estado de Minas Gerais. Eu costumo dizer que sempre, e principalmente nos momentos de mais dificuldade, recorro ao deputado Arlen para me aconselhar, tirar algumas dúvidas, graças ao trabalho e à experiência que ele tem no nosso estado e especialmente na nossa região. É muito bom ser seu colega neste Parlamento, Arlen. Ele é o presidente da Comissão de Saúde da Casa. Meu querido amigo e vice-prefeito da nossa cidade de Montes Claros, Otávio Rocha, é muito bom recebê-lo também na Assembleia mais uma vez. Aproveito a oportunidade para lhe pedir que leve o nosso abraço ao nosso prefeito Guilherme, que já justificou a sua ausência, e para parabenizar o prefeito pelo trabalho que faz à frente da nossa cidade. Desembargador e querido amigo Leopoldo Mameluque, é bom recebê-lo e revê-lo nesta Casa. Investigadora de polícia Samira Machado, representando a Polícia Civil do nosso estado, obrigado por sua presença. Vejo diversos amigos presentes: Paulo César de Oliveira, Paulo César Santiago, entre tantos outros. Não vou citar cada um, Ronaldo, senão a gente começa a se esquecer de um ou outro amigo. Minhas senhoras e meus senhores, eu faço questão de cumprimentar também a Laís Santiago, esposa do Arlen, minha querida amiga também. É bom revê-la nesta Casa.

Há pessoas que fazem da palavra um ofício, outras fazem dela a missão de informar, de inspirar, de entreter e de aproximar corações e consciências. O nosso homenageado desta noite, o querido amigo jornalista Theodomiro, foi ainda mais além, fez da palavra uma ponte entre os fatos e a sociedade, entre a notícia e a esperança, levando luz e informação precisa para florescer.

Celebramos os 60 anos de carreira do nosso agraciado, que permanece como um símbolo de credibilidade, lembrando-nos que o jornalismo não é apenas ofício, é vocação, é destino, é compromisso com o público. Ao longo dos anos, Theo não apenas registrou a história de Montes Claros, mas também participou dela. Com a sua presença ativa, contribuiu para fortalecer a cidadania, promover a solidariedade e valorizar as causas sociais. Seu trabalho ultrapassa as redações e os microfones. É também um gesto contínuo de amor ao próximo, à comunidade e às suas raízes. E, por falar em raízes, Montes Claros, a nossa querida cidade, orgulha-se de ser o seu berço.

Tive a alegria de conhecê-lo, como ele mesmo disse, desde pequeno, e eu já reconhecia nele o olhar curioso, o coração sensível e a voz que ecoava em cada canto, cada rosto, cada história que faz de Montes Claros o coração do nosso Norte de Minas. Montes Claros se reconhece nele, seja na vontade de ver sua terra crescer com dignidade, na projeção de sua cultura, suas belezas e sua gente, ou no seu compromisso com os mais simples, especialmente com as crianças carentes.

Esse seu interesse por tudo o que é humano, com especial atenção para os encantos do convívio social, faz com que o nosso homenageado Theo seja um autêntico cidadão do mundo. Por onde passa, a cada novo evento e a cada nova viagem vai aumentando a sua coleção de amigos e admiradores. Sua habilidade de transitar livremente pelos mais diversos espaços encontra expressão escrita em um estilo leve e alegre, mas também franco e independente. Sua trajetória é tecida com fios de simpatia e empatia. Sua vida é um testemunho do poder da comunicação feita com alma e propósito.

Celebramos tudo isso. A homenagem que fazemos, hoje, é à vida e à obra desse grande cronista lá do nosso Norte de Minas, realizada a pedido do meu amigo deputado Arlen Santiago, como mais uma entre várias honrarias que o Theo já recebeu e que reflete o reconhecimento público de sua brilhante carreira. Como bem disse o nosso poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade: “As palavras não nascem amarradas, elas saltam e se transformam em ação”. Theodomiro fez exatamente isso, libertou as palavras e as transformou em gestos, em solidariedade e em mudança. Que a sua voz continue ecoando como uma canção de fé na força do jornalismo, na grandeza das pessoas simples e na esperança de um mundo mais justo. Que você continue orgulhando os seus amigos, os familiares e, de modo especial, a D. Dina, de quem certamente herdou suas virtudes mais nobres e a quem também dedicamos nossa admiração nesta noite. Por isso, parabéns, Theo! Montes Claros o admira e Minas lhe agradece. Um abraço a todos. Boa noite. Agradeço mais uma vez a presença de todos.