DEPUTADO TADEU LEITE (MDB), presidente
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 14/10/2025
Página 6, Coluna 1
Indexação
35ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 10/10/2025
Palavras do presidente (deputado Tadeu Leite)
Mais uma vez, o meu bom-dia a todas e todos. Estou feliz de estar aqui, tendo a oportunidade e a honra de não só recebê-los, mas também a oportunidade de reconhecer, através do Parlamento mineiro, o trabalho fundamental que hoje a AMR faz nestes 61 anos de história. Quantas histórias não passaram por essa entidade? Quantas vidas não passaram por essa entidade? Por isso eu quero iniciar cumprimentando, de forma muito especial, todos aqueles que ajudam a nossa AMR a se transformar a cada dia e cada vez mais.
Inicio os meus cumprimentos pelo nosso presidente Sérgio Roberto. Parabéns pelo trabalho! Obviamente, através da sua pessoa, eu cumprimento todos aqueles que ajudam a fazer com que essa história aconteça cada dia e cada vez mais. Parabéns! Da mesma forma, cumprimento o presidente do Conselho Deliberativo da Associação Mineira de Reabilitação, Fernando Furtado. É muito bom recebê-lo aqui e saber o trabalho importante que é feito também através de V. Exa., à frente dessa entidade. Cumprimento ainda a Sra. Márcia Castro, filha do fundador Márcio de Castro. É muito bom recebê-la aqui, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Da mesma forma, é uma honra receber, neste Plenário Juscelino Kubitschek, o filho do fundador José Mendes Júnior, Sr. Alberto Mendes. Cumprimento também a querida amiga Patrícia, também voluntária da AMR, e através dela, todos aqueles que ajudam, que são voluntários nesse projeto tão importante e que fazem esse trabalho espetacular. Nas pessoas da Ester e da Ágata, as duas crianças que aqui estão e são assistidas pela AMR, eu quero cumprimentar todas as crianças e todos os jovens que também transformaram as suas vidas através dessa entidade.
Hoje, sexta-feira pela manhã, é um dia em que os parlamentares, os deputados e as deputadas retornam para o interior para dar sequência aos seus trabalhos, mas trago o abraço dos 77 deputados e deputadas. Trago também o reconhecimento desta Casa e de todos os parlamentares do importante trabalho que vocês fazem.
Minhas senhoras e meus senhores, quando recebeu este nome, Vitória Miranda não fazia ideia do significado que ele carregaria. Atual número 1 do ranking juvenil mundial, com apenas 17 anos, ela já é considerada uma das maiores promessas do tênis em cadeira de rodas de todo o mundo. Isso é resultado, claro, da sua luta pessoal, mas sobretudo do acolhimento, do estímulo e da oportunidade que encontrou na Associação Mineira de Reabilitação, após o diagnóstico de uma condição rara que comprometeu sua mobilidade desde o seu nascimento. E essa é apenas uma das vitórias alcançadas pela AMR. Por isso esta Casa, a Assembleia de Minas, faz hoje uma homenagem sincera e emocionada a essa entidade tão importante pelos seus 61 anos de uma trajetória marcada pela inclusão, pela solidariedade e pela transformação de vidas.
Falar da AMR é falar de superação, resiliência e fé no impossível. São milhares de histórias que foram reescritas ali todos os dias, com coragem, inovação e coração. São milhares de vidas que passam a enxergar o mundo com uma nova perspectiva. São janelas que se abrem para conquistar novos espaços e sonhar futuros possíveis. Com um trabalho exemplar, que alia ciência, acolhida e dedicação, essa instituição tem mostrado que a verdadeira reabilitação vai muito além do aspecto físico. Ela favorece a integração social, fortalece famílias e constrói uma sociedade mais humana e solidária. Mais do que a mobilidade ou a coordenação, ela devolve a autonomia e a dignidade às pessoas com deficiência. Prova disso é que essa associação se destacou, no ano passado, como já foi falado, entre as 100 melhores ONGs de todo o País, além de já ter recebido o título de melhor ONG de saúde do País. Nós, aqui na Assembleia, também já reconhecemos o valor dessa entidade com a outorga da Ordem do Mérito Legislativo, maior honraria desta Casa, há algumas semanas.
A AMR é uma das instituições que honram Minas Gerais. Ao longo de seis décadas, ela tem sido um refúgio de esperança, oferecendo não apenas tratamento médico, mas cuidado que também reabilita. Nos gestos de seus profissionais e de sua rede de voluntários, encontramos a inspiração e o verdadeiro sentido do serviço ao próximo, aquele que enxerga nas diferenças não o obstáculo, mas a força que nos move em direção a uma sociedade mais justa e inclusiva. Por todas essas razões, deixo aqui o meu reconhecimento a todos os profissionais, voluntários, diretores e apoiadores desse projeto, que ajudam a manter a entidade funcionando com excelência há todo esse tempo. É uma entidade que está em sintonia com os valores desta Casa, do Parlamento mineiro, pela importância que esta Casa também atribui à defesa das pessoas com deficiência e às iniciativas como essa, que contribuem para a promoção da cidadania e para o avanço social em todo o nosso estado.
Na pessoa do presidente Sérgio, querido amigo, cumprimentamos, de modo especial, as famílias e os pacientes da AMR, que nos mostram que a reabilitação não é apenas um caminho de cura. A reabilitação é um ato de amor – amor que devolve passos, sorrisos e sonhos e transforma limites em possibilidades. Como disse Carlos Drummond de Andrade: “Há muitas razões para duvidar e uma só para crer”. É desta fé que a Associação Mineira de Reabilitação se alimenta: a fé no ser humano, na força da solidariedade e na beleza de transformar vidas. Por isso que continuem o belo trabalho que fizeram e, tenho certeza, continuarão fazendo a favor de Minas Gerais e especialmente a favor das pessoas que mais precisam. Parabéns a todos! Viva a AMR!