Pronunciamentos

DEPUTADA CAROL CARAM (AVANTE), presidente "ad hoc"

Discurso

Presta homenagem à Sociedade de Debates da Universidade Federal de Minas Gerais – Senatus.
Reunião 32ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 30/09/2025
Página 9, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 11833 de 2025

32ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 25/9/2025

Palavras da presidente (deputada Carol Caram)

Boa noite, gente. É uma alegria estar aqui hoje, vendo tantas pessoas que têm o sonho no coração, a esperança de ter um estado como o nosso cada vez melhor, cada vez mais entregue para a sociedade. Quando a deputada Maria Clara me convidou para fazer parte desta cerimônia, eu falei que, por ela, eu dançaria tango no teto, pela sua competência e pelo tanto que eu a admiro. Você é uma jovem advogada. Eu não sou mais tão jovem quanto ela, eu já estou quase na casa dos “enta”. Para quem não sabe, a Maria Clara veio de Patrocínio e é uma grande parlamentar que defende uma das pautas mais importantes e mais sensíveis que eu vejo no Estado de Minas Gerais, que são as pessoas com transtorno do espectro autista. Os maiores projetos de lei que nós temos tramitando nesta Casa e também que já foram aprovados no Estado de Minas Gerais passaram pela inteligência, pela construção dessa grande e incansável deputada, que é membro da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Esta Casa tem discutido o futuro de todos nós, mineiros e mineiras, e dos brasileiros. Estamos discutindo hoje o Propag, que é a renegociação da dívida do Estado de Minas Gerais junto à União, para que possamos entregar à sociedade mineira um serviço público de qualidade, com eficiência, fazendo com que os servidores públicos da segurança, da saúde e da educação tenham direito a reajuste, como merecem. Essa pauta passa diretamente pela aprovação e pela anuência da deputada Maria Clara. Gente, ela trouxe vocês aqui, ao Parlamento, demonstrando a sua hombridade, a sua generosidade, o seu empenho perante a sociedade, em especial quanto à educação.

Maria, com 26 anos, iniciei como professora de direito na PUC Minas. Foi um grande desafio. Muitas vezes, Prof. Renata, as pessoas olhavam para mim e falavam: “O que essa menina está fazendo aqui? O que essa jovem tem para poder ensinar?”. Nós temos muito a ensinar a todo tempo; nós temos a nossa vontade de fazer a diferença; nós temos, dentro do nosso coração, o desafio de mostrar para a sociedade que nós temos voz ativa e que os nossos sonhos podem, sim, ser alcançados. Jamais imaginei que um dia poderia representar cada um e cada uma de vocês.

Tenho certeza de que a Maria também tem o desafio no seu coração de fazer com que vocês, cada mineiro e mineira, voltem a acreditar na séria e boa política, o que é um grande desafio, como muito bem ela falou. Acreditar que podemos transformar a sociedade por meio do nosso voto faz com que hoje nós estejamos aqui falando para cada mineiro e para cada mineira que vamos fazer a diferença no Estado de Minas Gerais. É um desafio, mas nós precisamos, por meio de debate, por meio de diálogo, reconstruir. Não aguentamos mais os extremos. Fazer com que a política seja um campo de batalha é contribuir para que a gente caminhe cada vez mais para trás e não consiga entregar pautas positivas para aquele que mais precisa.

Eu sou do Vale do Mucuri, lá de Águas Formosas, uma cidade pequenininha, de 20 mil habitantes. Lá a fome existe, a falta de água realmente existe, e eu já vi isso de perto. Vivemos muitas vezes realidades diferentes dentro do nosso grande Estado de Minas Gerais. Não podemos falar do Sul de Minas da mesma forma que falamos do Mucuri e do Jequitinhonha e também do Norte de Minas, região do nosso presidente Tadeu Martins Leite. Mas nós temos que olhar para o Estado de Minas Gerais e tentar construí-lo e entregá-lo da forma mais real, da forma mais completa. Minas Gerais é um estado riquíssimo. Somos os maiores produtores de café do Brasil. Somos também um dos maiores produtores de frutas do Brasil. Nós temos muito a entregar para a sociedade mineira e para todo o País, para que todos os brasileiros, como eu disse, voltem a acreditar na política. E isso passa pela mão de vocês, como a deputada Maria muito bem falou.

Desde suas origens na Grécia Antiga, a arte da retórica é percebida de modo curioso pelo senso comum, que ora a admira por reconhecer sua capacidade de aliar a persuasão ao rigor ético, ora a critica por lhe atribuir um potencial de tergiversar com a retidão e a veracidade. No entanto, como nos ensina Aristóteles, 'a retórica é útil porque a verdade e a justiça são por natureza mais fortes que os seus contrários'.

A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, como todo parlamento que faz jus ao próprio nome, tem, no trato com a palavra, a matriz da sua força e da sua capacidade de realização. Afinal, no processo legislativo, as decisões mais relevantes são fundamentadas no voto dos pares, cada votação é antecedida por deliberação colegiada, e todos estes procedimentos engajam formas muito específicas, e muito nobres, de uso da palavra.

Por todos esses motivos, é com grande satisfação que o Parlamento mineiro recebe hoje a Sociedade de Debates da Universidade Federal de Minas Gerais, o Senatus, para lhe render esta merecida homenagem. O Legislativo Mineiro identifica, no Senatus, um exemplo eloquente de como a vida universitária pode, já desde os primeiros anos da graduação, estar vivamente integrada à esfera pública. Unindo juventude, inteligência e coração civil, seus integrantes demonstram, nas diversas atividades do instituto, que a argumentação não é apenas técnica, mas também exercício de cidadania.

Ao cultivar, em fecundo ambiente acadêmico, a mais elevada atividade humana – que é a práxis, ou seja, a ação política mediada pela palavra –, o Senatus cuida de alimentar os elos indissociáveis entre a tradição da retórica, a vida republicana e a experiência democrática. Essa é, de fato, uma iniciativa admirável, que vem forjando lideranças capazes de exercer com maestria a mediação, o diálogo e a construção de consensos em prol do bem comum.

Reafirmamos, nesta homenagem, o nosso reconhecimento de que a genuína retórica, aquela exercida com respeito e responsabilidade, tem o poder de abrir caminho para uma sociedade mais livre, mais justa e mais solidária. Parabenizamos, portanto, a todos os integrantes do Senatus, tanto os que hoje aqui estão quanto aqueles que, ao longo destes 11 anos de existência da agremiação, têm colaborado para essa trajetória de sucesso. Reiteramos os nossos votos de que vocês prossigam firmes na missão de aperfeiçoar e valorizar a arte do debate como peça fundamental para a construção do futuro que todos queremos para Minas e para o Brasil.

Hoje nós fazemos parte da maior bancada feminina da história desta Assembleia Legislativa. Somos 15 mulheres aqui, representando todas vocês, mulheres deste momento. Maria Clara, que cada uma de nós tenha esperança e coragem no coração! São muitos os desafios. A cada momento estamos em um lugar diferente, lutando por aquilo em que acreditamos e pelo que achamos que podemos entregar de melhor, não é, Maria? E esse sonho, como eu disse, está nas mãos de vocês, da juventude que luta pela democracia, que luta pela verdade e pelo fortalecimento do nosso país.

Parabéns, Maria Clara, pela sua coragem, pela sua determinação e por trazer o que há de melhor no Estado de Minas Gerais para dentro desta Casa, fazendo com que essas pessoas conheçam o trabalho de cada deputado e de cada deputada. Boa sorte! Muitos sonhos no coração de cada um de vocês e coragem para executá-los. Parabéns!