Pronunciamentos

DEPUTADO ZÉ GUILHERME (PP)

Discurso

Destaca encontro de parlamentares com o padre Fernando Gomes e o arcebispo do Município de Belo Horizonte, dom Walmor de Oliveira, em que foi discutida capacidade de interlocução entre os políticos e a Igreja Católica e a responsabilidade na defesa dos mais pobres. Critica a empresa Axial por falta de respeito ao consumidor. Presta homenagem pelo aniversário de 60 anos do estádio Mineirão.
Reunião 61ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 27/09/2025
Página 13, Coluna 1
Indexação

61ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 25/9/2025

Palavras do deputado Zé Guilherme

O deputado Zé Guilherme – Obrigado, Sr. Presidente. Boa tarde a todos. Presidente, venho aqui para comentar uma ação que a Assembleia de Minas Gerais fez hoje de manhã junto à Igreja Católica, com a presença do Pe. Fernando e do nosso querido arcebispo D. Walmor. Foi um momento de fé, um momento de congraçamento, um momento de esperança em uma reunião com um número elevado de deputados, onde debatemos a força da política, a atuação dos políticos no mundo de hoje, a crença em Deus e a capacidade de interlocução entre os políticos e a Igreja Católica. D. Walmor fez uso da palavra durante muito tempo conclamando a Assembleia de Minas sobre a responsabilidade na defesa dos mais pobres e dos mais necessitados. E o nosso querido presidente, deputado Tadeu Martins Leite, reafirmou essa condução da Assembleia de Minas Gerais, que se supera e que é voltada em defesa realmente dos menos favorecidos e dos que mais precisam dessa política pública com o olhar atento a essa Minas Gerais, que tem um tamanho enorme. São 853 municípios com a realidade das zonas completamente diferentes, e todos nós deputados, que estamos lá na ponta e andamos por Minas Gerais, sabemos da real dificuldade de fazer atendimento a todo esse nosso povo mineiro. Foi um momento em que vários deputados falaram, se pronunciaram. Foi um momento muito especial.

Sr. Presidente, outro assunto de que também quero tratar é sobre a defesa do consumidor. Na semana passada, a minha esposa marcou um procedimento na empresa Axial do Belvedere. Foi marcado um atendimento para ela às 11 horas da manhã, e, três horas depois, o atendimento não havia sido realizado, quando ela foi comunicada de que a máquina havia quebrado – três horas depois. Além desse tempo todo de espera, o exame não foi realizado. É uma total falta de empatia com o consumidor, é uma total falta de respeito com o consumidor o que essas empresas estão fazendo, principalmente as voltadas à área da saúde. Isso não pode acontecer. Numa empresa em que se paga caro para se fazer um exame, e muito caro, e esse total desrespeito! Não quiseram nem saber. Depois de três horas, disseram que não poderiam realizar o exame porque a máquina estava quebrada.

Outro assunto, Sr. Presidente: neste mês, o nosso grande equipamento do esporte em Minas Gerais, o Mineirão, completa 60 anos. São 60 anos de muita glória, de muita alegria para toda Minas Gerais. Com o advento do Mineirão, Minas Gerais mudou a realidade do futebol no Brasil. Antigamente só existiam Rio de Janeiro e São Paulo. Com o advento do Mineirão, as equipes de Minas – principalmente Atlético, Cruzeiro e América – apareceram no cenário brasileiro com muita força. Hoje Minas Gerais é um dos estados que detém mais títulos de campeonatos brasileiros, de Copa do Brasil, de campeão da Libertadores. Então é uma projeção enorme o que Minas Gerais teve com a inauguração do Mineirão.

Estive vendo a história do Mineirão no Museu do Mineirão. Este mês foi cheio de atividades lá, relembrando todas essas grandes conquistas do nosso esporte. Sou um privilegiado, presidente, porque eu estava na inauguração do Mineirão. Estive presente naquela época, e fui espectador dos grandes momentos do futebol mineiro nessa história, nessa trajetória brilhante do Mineirão. Não esqueço de jogos fantásticos: um jogo em que o Bayern de Munique, de Beckenbauer, estava no auge e veio jogar com o Cruzeiro pelo Campeonato Mundial; o jogo do Cruzeiro e do Santos, de Pelé, completo; vários jogos de Libertadores; a Seleção Brasileira ganhando da Argentina de 3x0. Então são datas muito importantes e memória viva de Minas Gerais. Parabenizo o Mineirão pelos seus 60 anos. As glórias ali depositadas fazem parte da memória de Minas Gerais. Obrigado, Sr. Presidente. É isso que eu tinha a dizer. Muito obrigado.