Pronunciamentos

DEPUTADO TADEU LEITE (MDB), presidente

Discurso

Presta homenagem à União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – Unale.
Reunião 31ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 24/09/2025
Página 9, Coluna 1
Indexação

31ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 22/9/2025

Palavras do presidente (deputado Tadeu Leite)

Boa tarde a todas e a todos mais uma vez. Vou ser breve, mas me permitam agradecer à querida amiga Tia Ju, nossa presidente da Unale, que vem fazendo um trabalho fundamental à frente dessa entidade tão importante para todos nós e – por que não dizer – fundamental para o Brasil como um todo. Minha amiga, é bom recebê-la no Parlamento mineiro.

Da mesma forma, cumprimento o querido amigo Marcelo Santos, presidente da Assembleia do Espírito Santo e presidente do Colégio de Presidentes ora empossado para assumir essa responsabilidade. O Marcelo é um amigo. Felizmente, nós temos uma proximidade muito grande. Diversas vezes ele esteve em Minas Gerais e, da mesma forma, eu estive no Espírito Santo, discutindo temas comuns aos dois estados e a tantos outros, obviamente. Em relação a todos os estados que aqui estão, nós temos problemas que nos aproximam muito, mas também muitas soluções que um pode sugerir para o outro. É dessa forma no Espírito Santo e em Minas Gerais. Obrigado por toda a amizade, parceria e consideração. Sinto-me muito honrado em ser seu vice-presidente nesse Colégio de Presidentes.

Cumprimento o querido Gabriel, nosso presidente da Assembleia de Roraima e secretário-geral da nossa Unale. É bom recebê-lo. Agradeço ao Zé Laviola, nosso deputado estadual, vice-presidente da região Sudeste. Muito do que foi feito hoje, talvez grande parte de toda a programação que foi feita hoje, nós temos que agradecer ao Zé Laviola, que organizou com muito zelo, com muito carinho todo esse dia para todos vocês. Uma salva de palmas ao Zé! Obrigado, Zé, por toda a amizade e consideração, querido amigo que temos aqui, no Parlamento. Agradeço ao deputado Alencar, nosso 2º-secretário da Casa e presidente do Conselho Fiscal da Unale. É impossível falar na Unale, em Minas, sem se lembrar do Alencar e vice-versa. Alencar, esse querido amigo, uma pessoa que todos vocês, todos nós conhecemos bem, foi talvez um dos primeiros deputados que me recebeu com esse coração gigante que ele tem e que todos nós conhecemos. É brincalhão, mas, quando o assunto é sério, quando o assunto é Minas Gerais, quando o assunto é Unale, ele fala de verdade, fala com o coração, mas com a responsabilidade que um homem público tem, com os seus 10 mandatos de vida pública, entendendo a responsabilidade que tem em Minas, com os seus 21 milhões de mineiros. Deus agora lhe dá essa oportunidade de dar sequência ao trabalho no Tribunal de Contas. V. Exa. sabe da falta que fará nesta Casa, mas saiba o quão orgulhosos estamos por tê-lo, a partir das próximas semanas ou meses, no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

Agradeço a presença do querido amigo deputado Sargento Rodrigues, que se faz presente, bem como do deputado Charles Santos, da Assembleia de Minas, que também estava aqui. Através desses deputados, quero trazer o abraço dos 77 deputados. De forma muito especial, permitam-me agradecer a todos os deputados e deputadas que se fazem presentes no Parlamento mineiro. Deputado Adjuto Afonso, do Amazonas, obrigado por sua presença. Deputado João Luiz, também do Amazonas, muito obrigado por sua presença. Querida deputada Edna, do Amapá, é bom recebê-la no nosso Parlamento. Stuart, do Ceará, é bom tê-lo aqui mais uma vez. Muito obrigado. Wellington do Curso chegou atrasado, mas chegou a tempo de participar deste importante momento; é bom revê-lo, querido amigo, representando o seu querido Maranhão. Cumprimento o Lidio, do Mato Grosso do Sul, nosso ex-presidente da nossa Unale. Cumprimento a nossa deputada Ana Cunha, do Pará. Muito obrigado. É bom tê-la aqui. Dirceu, do Pará, é muito bom recebê-lo no Parlamento mineiro. Agradeço ao Eduardo, de Paraíba; ao Diogo, de Pernambuco, ex-presidente da nossa Unale. Gessivaldo, do Piauí, é bom recebê-lo. Querido deputado Ismael, de Rondônia, muito obrigado pela sua presença. Agradeço ao Armando, de Roraima; ao Vilmar Zanchin, nosso querido amigo do Rio Grande do Sul, ex-presidente da Assembleia e futuro presidente da nossa Unale; ao querido Luciano, de Sergipe; ao Georgeo Passos, de Sergipe.

Queridos amigos, senhoras e senhores, o Parlamento e o processo legislativo são verdadeiros pilares da vida democrática. De uma visão metafórica, representam o coração da vida pública e a expressão mais autêntica da soberania popular. É no Parlamento que se manifesta a pluralidade de ideias, que se materializa a vontade do povo e que se constroem os caminhos para a transformação de toda a nossa sociedade. É nesse contexto que reconhecemos como fundamental o papel da União Nacional dos Legisladores e Legislativos, a nossa Unale, como um verdadeiro espaço de integração, de fortalecimento institucional e de qualificação da atividade parlamentar.

A Unale promove o diálogo federativo, valoriza a autonomia dos Estados e garante que o Poder Legislativo esteja à altura dos desafios contemporâneos. Com a sua trajetória de dedicação e trabalho, contribuiu decisivamente para aproximar o Legislativo da sociedade, modernizar as nossas Casas e assegurar que o respeito à diversidade política continue sendo um valor inegociável em todo o nosso país.

A nossa Casa, a Assembleia de Minas, historicamente sempre esteve à frente desse compromisso. Por essa razão, para todos nós do Legislativo mineiro, é uma honra e uma satisfação sediar a reunião que nós tivemos hoje, no nosso Salão Nobre, da nossa Diretoria Executiva da Unale, com a presença de 18 estados. Este momento reforça e amplifica nossa tradição de cultivar a arte da boa política, sempre em busca da convergência e de perspectivas para a construção de consenso, e reafirma o nosso compromisso de seguir sendo protagonistas na defesa do interesse público, no estímulo à participação cidadã e na busca incessante pelo bem comum. Essa honra é ainda mais elevada porque, neste ano, festejamos, ao lado de várias casas legislativas do nosso país, como eu disse aqui mais cedo, os 190 anos do Legislativo estadual no Brasil.

Sabemos que uma democracia sólida se constrói com instituições fortes. Por isso, a nossa Assembleia, ao homenagear a Unale e cada uma das assembleias aqui presentes, homenageia também a própria ideia do Parlamento, um espaço de diálogo e também de firmeza na defesa do interesse público e da justiça social. Afinal, como bem afirmou o grande Juscelino Kubitschek, o governante é, antes de tudo, um servidor da esperança coletiva. E é esta a grande razão de estarmos aqui: para colocar nossas capacidades e esforços a serviço da sociedade para que o Brasil siga avançando.

Queremos, portanto, realçar o nosso reconhecimento à Unale pela inestimável contribuição que esta entidade tem prestado ao ser o elo fundamental entre o Parlamento e todos os parlamentares estaduais. Ao aproximar as casas legislativas, a Unale favorece a troca de experiências, o compartilhamento de boas práticas e a construção de soluções conjuntas para os desafios comuns. É nesse espaço de integração que os legisladores têm a oportunidade de refletir, propor e implementar caminhos capazes de tornar nossas assembleias mais modernas, transparentes e próximas da população.

Para finalizar, desejo que as senhoras e os senhores, todos aqui presentes, continuem a cumprir, com excelência, sua missão de representar, de servir e de transformar, pois, como dizia Tancredo Neves, a política só tem sentido quando é instrumento de transformação da sociedade. Recebam, portanto, todos os que constroem a Unale o nosso reconhecimento e a nossa gratidão. Que possamos seguir juntos, Parlamento mineiro e parlamentos de todo o País, na missão de servir à sociedade com dignidade, porque fortalecer o Parlamento é fortalecer o povo, a democracia e todo o nosso Brasil.

Sejam bem-vindos. Foi muito bom ter a oportunidade de sediar este encontro, mas especialmente de homenagear V. Exas., deputadas e deputados, que, dia a dia, como o deputado Alencar falou, fazem do trabalho de vocês um meio de servir a todos os cidadãos do nosso país através do trabalho realizado em seus estados. Parabéns a todos e sejam bem-vindos.