Pronunciamentos

SRA. DOLORES BERTILLA, superintendente-geral do Sistema Divina Providência

Discurso

Agradece a homenagem recebida pelos 52 anos de fundação do Sistema Divina Providência.
Reunião 28ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 09/09/2025
Página 5, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 12745 de 2025

28ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 5/9/2025

Palavras da Sra. Dolores Bertilla

Bom dia a todos. Cumprimento a deputada Andréia de Jesus, responsável por este momento; o desembargador Roberto Apolinário de Castro; o Sr. Hugo Barros de Moura Lima, procurador-geral de justiça adjunto institucional de Minas Gerais.

São dois momentos difíceis: primeiro, até a última hora, eu prometi ao Tiago que seria o Sr. Jairo que estaria aqui, mesmo correndo o risco de ele não estar, conforme aconteceu, mas não consegui; não teve como. O Sr. Jairo está com 88 anos, é teimoso que só um trem de doido. Vai trabalhar todos os dias, e faz dois dias que ele caiu no trabalho e está com um galo deste tamanho na cabeça, mas voltou a trabalhar ontem. Então, para ele estar aqui, fica mais complicado; por isso o Sr. Jairo não está aqui. Perdoe-me, Tiago, eu tentei. Eu prometo, juro que tentei, mas não deu para ele estar aqui.

Quanto à Andréia, eu a conheço de outros momentos. Nós começamos juntas em Ribeirão das Neves. Fiquei na Cidade dos Meninos por seis anos, como responsável pela superintendência de lá. Nós nos conhecemos num trabalho feito junto ao Sebrae, um trabalho de gestão e de lideranças. A Andréia ainda estava na Secretaria de Educação e, logo em seguida, ela desapareceu; eu não sabia onde ela estava. Depois eu a vi aqui, no Plenário, como deputada estadual.

Parabéns, Andréia. É um trabalho que ela faz e é uma luta constante pela cidade de Ribeirão das Neves. A gente tem que reconhecer isso, porque, desde esse momento, em 2014, quando eu estive na Cidade dos Meninos, a Andréia vem nessa luta. Ela trabalhava junto às escolas, e hoje nós temos uma escola de Ribeirão das Neves, escola municipal, dentro do nosso espaço, na Cidade dos Meninos. Lá temos três escolas estaduais e uma municipal. Hoje a gente atende aproximadamente 4 mil alunos de 4 meses de idade até 18 anos. Eu acho que já me redimi com o Tiago.

Vou ler um texto também, vou copiar da Andréia, porque achei chique “pra caramba” ficar lendo o que foi escrito para eu ler. (– Lê:) “Receber esta homenagem, em nome do Sistema Divina Providência e do fundador Jairo Azevedo, é uma honra que me deixa muito emocionada todas as vezes que essa missão é destinada a mim. Estou no terceiro setor há quase três décadas e posso afirmar que, a cada dia, o terceiro setor renova a minha fé na vida, nas pessoas e principalmente em Deus. Com mais de 50 anos, o Sistema Divina Providência tem como propósito a promoção da dignidade humana. Falhamos? Como falhamos! Mas é em cima dessas falhas que a gente vem buscando acertar. Essa missão, que nasceu em 1973, com a criação do Lar dos Meninos, foi só se expandindo. Hoje, o sistema é uma rede com 17 unidades espalhadas em 6 cidades que oferecem educação integral, lazer, esporte, cultura e assistência social para os mineiros de 0 a 100 anos. A gente costuma dizer muito, brincando… Copiei isso do seu Jairo, que fala que o público que a gente atende vai de mamando a caducando. Ele falava isso no interior. Então atendemos de bebês de 4 meses até idosos de 100 anos. Já tivemos um de 103 anos. Nessa brincadeira, sempre falo isso, porque, de alguma forma, isso deixa mais leve o trabalho de captar os recursos para manter essa obra, que é um valor aproximado, ou melhor, não é aproximado: são mais de R$60.000.000,00 por ano para realizar todos esses atendimentos, que hoje passam dos vinte e dois mil atendimentos no mês, o que supera a população de mais de seiscentos municípios do Estado de Minas Gerais. Minas Gerais tem 853 municípios, e a população que a gente atende supera a quantidade de mineiros de 600 municípios.

Somente no ano passado, servimos mais de três milhões de refeições. Entregamos mais de dezessete mil cestas básicas e emitimos mais de vinte e dois mil certificados de qualificação profissional. Cada um desses números representa vidas tocadas, famílias amparadas e sonhos que começaram a se tornar realidade. Esse impacto social do nosso trabalho aquece a economia. A renda potencial movimentada pelas nossas ações é estimada em, pelo menos, R$100.000.000,00 por ano. Os números refletem nosso trabalho e nos movem à certeza de que cada programa e cada projeto que desenvolvemos fortalece a autonomia, a criatividade e o protagonismo de nossos alunos e beneficiários.

O reconhecimento que recebemos hoje, nesta Casa, a Casa do povo, reafirma que estamos no caminho certo, ao oferecer assistência e formar cidadãos plenos e conscientes do seu papel na sociedade. Seguramente esse trabalho é fruto de parceria com todos os setores, e precisamos cada vez mais do apoio do Legislativo mineiro para servir aos cidadãos serviços de qualidade e em quantidade. Estamos empenhados a colaborar ainda na elaboração e na execução de políticas públicas dos mandatos comprometidos com o bem comum e com o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. Ninguém deve ser deixado para trás, e o Estado precisa crescer sempre.

Aproveito para expressar publicamente a minha gratidão aos nossos funcionários, colaboradores, parceiros e voluntários. Todos que acreditam no valor da solidariedade e atuam pela transformação de vidas são importantes agentes de mudanças. São vocês que transformam o nosso propósito na realidade concreta. Por tudo isso, entendo que esta homenagem não é apenas ao Sistema Divina Providência, mas a cada pessoa que acredita que a união é o caminho mais próspero para a dignidade humana.

Como mulher de fé, acredito firmemente que é na coletividade, na partilha e na esperança que encontramos forças e meios para seguir adiante. Portanto entendemos a celebração de hoje não como um ponto de chegada, mas sim como portas que se consolidam abertas pela viabilização intersetorial da justiça social. Contem conosco para fazer de Minas Gerais uma terra de oportunidades para todos. Muito obrigada”.