Pronunciamentos

DEPUTADA ANDRÉIA DE JESUS (PT), presidente "ad hoc", autora do requerimento que deu origem à homenagem

Discurso

Homenagem ao Sistema Divina Providência pelos 52 anos de sua criação.
Reunião 28ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 09/09/2025
Página 4, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 12745 de 2025

28ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 5/9/2025

Palavras da presidenta (deputada Andréia de Jesus)

Novamente, bom dia a todos, todas e todes. Cumprimento a Sra. Dolores Bertilla, superintendente-geral do Sistema Divina Providência, instituição homenageada; o Exmo. Sr. Desembargador Roberto Apolinário de Castro, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; o Exmo. Sr. Hugo Barros de Moura Lima, procurador-geral de justiça adjunto institucional de Minas Gerais, representando o procurador-geral de justiça do Estado de Minas Gerais, Paulo de Tarso Morais Filho; as senhores e os senhoras; os trabalhadores e as trabalhadoras do Sistema Divina Providência; os instrutores e as instrutoras; os professores e as professoras; as mães sociais; os irmãos sociais; os estudantes e toda a comunidade aqui presente.

Hoje, mais que uma homenagem, celebramos um encontro de histórias, histórias de luta, de fé, de transformação, que se alcança com 52 anos do Sistema Divina Providência. Essa rede nasceu em 1973, com o Lar dos Meninos São Vicente de Paulo e, desde então, floresceu como um grande sistema de acolhimento de direitos humanos. São centenas de milhares de atendimentos ao longo de décadas, alcançando crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que encontram ali cuidado, abrigo, alimentação, educação, cultura, esporte, profissionalização, saúde e dignidade.

Quando falamos do Divina Providência, não falamos apenas de números. Falamos de pessoas, de mães sociais que acolhem e educam para além da sala de aula; de irmãos sociais que ensinam pelo exemplo, pelo cuidado; de instrutores, professores que oferecem o melhor de si para formar cidadãos e cidadãs; e dos estudantes que carregam em seus sonhos a esperança e a força da transformação.

Eu mesma sou testemunha viva desse poder transformador. Fui uma das mães que levantou de madrugada para enfrentar uma fila e buscar uma vaga para o meu filho Tiago, que estudou em tempo integral na Cidade dos Meninos e que hoje é advogado e está aqui presente. Eu mesma tive a oportunidade de fazer, graças ao Sistema Divina Providência, cursos de digitação e de informática básica. Esses aprendizados foram sementes que ajudaram a trilhar o caminho que hoje me trouxe até aqui a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais como deputada estadual.

Por fim, para mim, esta homenagem não é apenas institucional, mas também um agradecimento ao Divina Providência pelo que fez pela minha vida, pela vida do meu filho, pela vida de milhares de famílias mineiras. E, ao falar dessa história, é impossível não destacar o papel fundamental do Sr. Jairo Azevedo, fundador do Sistema Divina Providência. É um homem que começou sua trajetória de forma humilde, vendendo pipoca ainda criança e que transformou a vida pela fé, pelo trabalho e pela coragem de acreditar que é possível dignificar vidas. Graças à sua visão e à sua vocação solidária, nasceu o Lar dos Meninos, a Cidade dos Meninos e tantas outras obras sociais que mudaram o destino de milhões de pessoas em Minas Gerais e no Brasil. O Sr. Jairo nos mostra, com a sua história, que a transformação social começa quando alguém decide oferecer oportunidade e esperança a quem mais precisa.

Celebrar este legado é reconhecer que a transformação social nasce, sim, da força da sociedade civil organizada, é reconhecer que a justiça social se constrói no cotidiano, no ensinamento da mãe social, na aula de um professor, na experiência de um instrutor, na persistência de um jovem estudante e também na coragem visionária de líderes como o Sr. Jairo. Em nome da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, quero reafirmar o meu compromisso e o compromisso desta Casa de fortalecer experiências como essas, que combatem a desigualdade, promovem inclusão e defendem a vida. Muito obrigada ao Sr. Jairo, muito obrigada ao Sistema Divina Providência, muito obrigada a cada jovem que está hoje aqui pisando neste Plenário e muito obrigada a cada um da comunidade escolar presente nesse sistema.