DEPUTADO THIAGO COTA (PDT), presidente "ad hoc"
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 03/09/2025
Página 8, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 10047 de 2025
27ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 1/9/2025
Palavras do presidente (deputado Thiago Cota)
Representar o presidente é sempre uma honra muito grande, sobretudo o presidente desta legislatura, o presidente Tadeu Martins, que tem feito um trabalho brilhante nesta Casa, um jovem que nos inspira a acreditar que a política tem jeito, que é possível buscarmos ainda caminhos de diálogo, de compreensão, de equilíbrio. E ele faz isso de forma única, de forma magistral. Eu digo isso, meu querido amigo Eduardo, porque nós estamos vivendo tempos difíceis de muita desilusão. E é importante que nós possamos ter pessoas que nos representem tão bem, sobretudo na presidência de uma casa que é a Casa do povo. Nós estamos vivendo aqui um acordo do Propag que, se não tivéssemos a mão firme do nosso presidente, nós poderíamos ver esse acordo não ser efetivado, o que seria muito ruim para Minas Gerais, impactando severamente, sobretudo no orçamento da Saúde nos próximos anos. E o presidente trouxe para si esse problema que atinge toda Minas Gerais, todos os mineiros e mineiras e tem buscado incansavelmente a solução, a busca pelo diálogo, a busca pela compreensão do que é importante para o Estado. Então é muito bom estar hoje no Parlamento mineiro, ao lado dele, ao lado de tantos deputados que buscam sempre o melhor para Minas Gerais. Aqui eu destaco, também de forma muito especial, o nosso querido Carlos Henrique.
Eu fui deputado pela primeira vez, em 2014, com apenas 28 anos de idade. Naquela época, a gente buscava as referências na Assembleia de Minas Gerais, e o deputado Carlos Henrique já era, em 2014, uma grande referência no Parlamento, por me ensinar muito com as suas ações. Porque a gente até aprende alguma coisa, pastor Eduardo, com os discursos, mas a gente aprende mais com as ações. E as ações do deputado Carlos Henrique, nesta Casa, falam por si só. São ações firmes, contundentes, sempre em busca do ser humano que está lá fora, sempre buscando valorizar cada vida mineira. É muito bom poder estar ao seu lado e me considerar um amigo pessoal de V. Exa., deputado Carlos Henrique.
Cumprimento, de forma muito especial, o vereador Bispo Arruda, que representa a Câmara Municipal de Belo Horizonte; o Exmo. Sr. Gerson Coelho Cavalcanti Júnior, diretor-geral do Hospital da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, representando a instituição; Kelly Nogueira Guerra, presidente da Fundação Hemominas; Luiz Henrique Sousa e Silva, diretor-presidente do Hospital da Baleia, representando os hospitais parceiros.
Eduardo, seu discurso foi comovente. Eu estava aqui prestando atenção em cada palavra. Como é importante nós termos as entidades, o terceiro setor valorizado, enriquecendo nossa Minas Gerais! Em alguns momentos, você deixou muito claro que nós temos que fazer a diferença, porque muitos vêm a esta vida finita, curta, passageira para buscar só se enriquecer. E, nesse enriquecimento, ao final da vida, as pessoas percebem que são tão, tão pobres que só têm dinheiro. E, neste dia de hoje, nós estamos com muita riqueza, porque cada um de vocês tem muito mais a oferecer para a sociedade do que o individualismo de quem não pensa na coletividade. É muito bom ver no olhar de cada um de vocês o desejo de servir, de contribuir, de ser generoso, de ser humano. E eu acho que é esse o grande exemplo que nós todos temos que seguir nas nossas vidas. Eu sou um obediente às regras.
Presidindo esta sessão, eu faço o discurso da Mesa – é um descanso, deputado Carlos Henrique –, mas eu faço com muito orgulho. É um pronunciamento do deputado Tadeu, nosso presidente da Assembleia de Minas Gerais, que o fez para cada um de vocês. (– Lê:) “Todas as pessoas que trabalham com voluntariado entendem, consensualmente, que ser voluntário é viver a alegria de fazer o bem e ajudar o próximo, construindo um caminho de aprendizado, amor e generosidade por meio da fé. Assim também pode ser caracterizado o trabalho do Grupo da Saúde Universal em Minas Gerais – GSU –, uma iniciativa da Igreja Universal do Reino de Deus para oferecer apoio espiritual, emocional e humanitário a pacientes, familiares e profissionais de saúde nos hospitais de Belo Horizonte.
Contando com o apoio de instituições hospitalares na capital mineira, os voluntários do GSU visitam doentes, promovem evangelização na porta dos hospitais e prestam auxílio à comunidade com atendimentos médicos gratuitos e palestras sobre doenças, entre muitas outras iniciativas. Além disso, não se esquecem dos profissionais da área, que muitas vezes trabalham sob forte estresse nas unidades hospitalares, prontos-socorros e postos de saúde. Esta é mais uma ação ligada à Igreja Universal do Reino de Deus, instituição religiosa que tem procurado falar diretamente ao coração dos indivíduos desta época, levando a todos a mensagem do Evangelho, realizando uma importante atividade social. Não se trata apenas de levar aos que sofrem o conforto da palavra de Cristo, mas também a proposta fundamental de uma mudança efetiva de vida.
Em um país como o nosso, com extremas desigualdades sociais, a atuação dessa igreja, por meio do Grupo de Saúde Universal, reveste-se ainda mais de importância, uma vez que todos devem ter a chance de uma existência mais digna e mais saudável em todos os sentidos. Esta Assembleia, que luta pela cidadania e por um mundo com mais justiça, desenvolvimento e paz, solidariza-se com as notáveis ações que vêm caracterizando a Igreja Universal. Aos voluntários do Grupo da Saúde Universal agradecemos, em nome do povo de Minas Gerais, pelo exemplar trabalho e pelo propósito de estar presente na vida dos que precisam restaurar a saúde física e emocional. O meu muito obrigado”.