GEN.-DIV. ADRIANO FRUCTUOSO DA COSTA, general de divisão, comandante da 4ª Região Militar do Exército
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 02/09/2025
Página 6, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 12093 de 2025
26ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 29/8/2025
Palavras do Gen.-Div. Adriano Fructuoso da Costa
Deputado Coronel Henrique, representante do presidente da nossa Assembleia Legislativa; deputado Gustavo Santana, autor do requerimento que deu origem a esta brilhante homenagem; Gen. Marçal, assessor do Núcleo de Estudos Estratégicos do nosso Comando Militar do Leste e da 4ª Região Militar, amigo de longa data, em quem muitas vezes me inspirei, por ser ele um oficial do mais alto nível; Cel. Alberto, representando o comandante do Ciaar, Cel.-Av. Jorge Marcelo Martins da Silva; CF. Roberto Alves, representando o comandante da Capitania dos Portos, CMG Alessandro de Paula Lima; Marcelo Gonçalves Viana, superintendente-executivo da Polícia Rodoviária Federal, representando o superintendente dessa instituição, Fábio Henrique Silva Jardim; Ten.-Cel Mirlir, representando o comandante-geral da Polícia Militar, Cel. Frederico; Ten.-Cel. Abel Moura da Fonseca, representando o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais; Cel. Jordana, grande parceira e amiga; Adriana de Barros Monteiro, delegada-geral de polícia, representando a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais.
As minhas primeiras palavras são de agradecimento a esta Casa e ao deputado Gustavo por ter conseguido fazer esta homenagem à nossa instituição, o Exército Brasileiro. O Exército Brasileiro, como já retratado no vídeo e muito bem colocado nas suas palavras, deputado, é uma instituição que, de norte a sul, leste a oeste, tem inspiração no seu ícone maior, o nosso patrono Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Diariamente, diuturnamente, ele faz cumprir uma série de atividades para que a gente mantenha a nossa pátria soberana. Tive o privilégio, ao longo da carreira, de passar, como muitos aqui, em diversas áreas do nosso território nacional, sacrificando horas de contato com a família. Faço uma referência muito especial à família do nosso soldado. E, quando eu falo “soldado”, falo do general ao soldado mais moderno. A nossa família se sacrifica também, diuturnamente, para que o soldado possa fazer o que aprendeu nas escolas, nos quartéis, que é defender a nossa nação brasileira, manter a soberania nacional.
Como disse, passei por diversos lugares, em particular na Fronteira Norte, Fronteira Oeste e Fronteira Sul do País. Vimos ali jovens tenentes e jovens sargentos comandando pelotão especial de fronteira. Tudo aquilo que aprenderam na escola é aplicado diariamente, controlando, conduzindo atividades de alta sensibilidade em áreas que só quem está presente é a instituição Exército Brasileiro. Faço essa referência porque a nossa família é o nosso esteio. Ao homenagear o soldado, homenageamos ao mesmo tempo os nossos familiares.
Deputado, esta cerimônia está coroando duas semanas em que estamos sendo homenageados e realizando diversas atividades aqui, no Estado de Minas Gerais, com o Exército Brasileiro, em todo o território nacional, pelo Dia do Soldado. Nós, soldados, ficamos extremamente orgulhosos por esta Casa, a Casa do povo... Os deputados eleitos representam o povo. Então esta Casa, ao fazer esta homenagem, nos deixa extremamente orgulhosos, felizes, satisfeitos e fortalece o nosso compromisso com a pátria. Então eu agradeço. Quero homenagear a Mesa, o deputado e todos aqueles que dedicaram tempo para que este momento acontecesse com o brado do nosso Exército Brasileiro, o brado da nossa região militar, que, em sua essência, traduz o nosso compromisso com a pátria, traduz a nossa missão. Brasil! (– Procede-se ao brado.)
Dito isso, gostaria de compartilhar, com os senhores, alguns trechos, alguns trechos da ordem de serviço, digo, ordem do dia, que o nosso comandante do Exército, Gen.-Ex. Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, expediu por ocasião do Dia do Soldado. Então, o extrato dessa ordem: “Soldados do Exército Brasileiro, Caxias foi um comandante singular, construiu sua reputação com realizações incontestáveis e uma conduta irrepreensível. Mais que marechal invicto, estadista admirado e herói das batalhas, Caxias foi, acima de tudo, um verdadeiro soldado, um brasileiro igual a você que, com fé inabalável na missão, humildade e espírito de superação e doação à Pátria, edificou um legado de virtudes que, ainda hoje, norteiam os integrantes da força terrestre. Ensinou-nos que liderar é mais que conduzir tropas, é influenciar pelo exemplo, servir com desprendimento e unir o Exército em torno de valores superiores.
Caxias demonstrou que a grandeza de um líder não é construída somente com feitos extraordinários, mas também com o êxito de suas missões cotidianas, à serenidade diante dos desafios enfrentados e à fidelidade ao juramento prestado à Nação. Sua espada foi empunhada em prol de um único lado, o da Pátria, pois, conforme o próprio declarou: ‘Minha espada não tem partido’. Caxias é a referência perene do soldado que jamais se afastou do dever. Ensinou-nos ainda que a força do Exército reside na fé, na coesão, na disciplina, na imparcialidade e no compromisso com o bem comum. O verdadeiro soldado, tal qual Caxias, sabe que o reconhecimento e a popularidade são efêmeros. Vive uma vida modesta, espartana e sem ambições, tendo a abnegação e o desprendimento como companhia. Seu farol é a lei e a ética. Viva o soldado brasileiro! Viva o Exército de Caxias!” Assina o nosso comandante.
Então, com essas palavras, eu ratifico o nosso agradecimento a essa sessão solene em homenagem ao soldado e concluo dizendo que, quando o senhor faz essa homenagem, quando propõe essa homenagem, o senhor está fazendo uma deferência a pessoas que são comuns. Nós somos pessoas comuns, mas que fazemos coisas extraordinárias pela dedicação, pela abnegação, pela vontade em cumprir bem a missão, e, conforme diz o nosso juramento, se necessário for, com o sacrifício da própria vida. Esse é o compromisso solene prestado pelo soldado no Dia do Soldado. Fiz o meu em 1984 e, até hoje e enquanto eu respirar, professarei esse juramento. Tenho certeza de que cada integrante do nosso Exército brasileiro, da nossa 4ª Região Militar aqui representada, alguns com farda de gala, outros com a farda que a nossa instituição diariamente cumpre missão, camuflada, faz coro comigo. Não tenho dúvida disso.
Então fica o nosso agradecimento, o nosso respeito aos senhores que prestaram esta homenagem. A nossa instituição permanece diuturnamente disposta a fazer o melhor pela sociedade brasileira. Muito obrigado pela atenção. Fico à disposição do senhor, deputado Coronel Henrique, para que a região possa ser demandada por qualquer necessidade que o Estado de Minas Gerais possua. Muito obrigado pela atenção.
Farei a entrega ao nosso deputado Gustavo Santana de um diploma de amigo da nossa 4ª Região Militar. É um diploma que oferecemos, ofertamos, entregamos àqueles que, de alguma forma, em alguma medida, contribuem para que a nossa missão seja bem cumprida. Então fica o nosso agradecimento, o nosso muito obrigado por tudo aquilo que o senhor já fez em proveito da nossa instituição, em proveito da 4ª Região Militar, e por tudo aquilo que ainda fará. Eu tenho certeza de que temos um caminho longo pela frente, e tenho fé que o senhor, com este compromisso e pela leitura feita, continuará prestando este serviço à nossa instituição, o Exército Brasileiro. Muito obrigado.
– Procede-se à entrega do diploma.