DEPUTADO TADEU LEITE (MDB), presidente
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 19/08/2025
Página 4, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 10666 de 2025
Normas citadas RAL nº 5631, de 2024
21ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 14/8/2025
Palavras do presidente (deputado Tadeu Leite)
Bem, o meu boa noite mais uma vez a todas e todos. Primeiro quero dizer da honra e do orgulho de receber todos vocês aqui, na Casa dos 21 milhões de mineiros e mineiras, mas especialmente com a oportunidade de homenagear pessoas, instituições, entidades – sempre temos esta oportunidade aqui – que fazem a diferença na vida das pessoas. Eu sempre falo que quem faz vida pública tem, de certa forma, a missão de transformar ou de tentar transformar para melhor a vida das pessoas. E, quando nós estamos aqui, hoje, por exemplo, homenageando um instituto, uma entidade tão importante, e que vem, na prática, transformando a vida das pessoas, temos uma oportunidade que é motivo de honra e orgulho para todos nós.
Por isso quero iniciar parabenizando pela homenagem o querido amigo, fundador e financiador do Instituto Arjon, João Paulo Cavalcanti, o nosso JP, a quem agradeço a presença; da mesma forma, o João Guilherme Porto, presidente do Instituto Arjon; e através de ambos, todos que fazem e auxiliam, no dia a dia, este instituto a crescer, a consolidar-se e a ajudar cada vez mais pessoas.
Quero cumprimentar o meu amigo e irmão, o nosso deputado estadual autor do requerimento que deu origem a esta homenagem, Doorgal Andrada, um dos parlamentares a quem eu tenho a honra e o orgulho de chamar de amigo dentro deste Parlamento. Hoje ele preside talvez a comissão mais importante desta Casa, a primeira comissão onde tudo se inicia, que é a Comissão de Constituição e Justiça. Então primeiro quero parabenizá-lo pelo trabalho brilhante que faz nesta Casa e também na comissão. Quero agradecer a ele toda a parceria no Parlamento mineiro. Da mesma forma, o deputado Noraldino Júnior, um querido amigo e irmão. É meu líder, o líder do meu bloco, do bloco do qual faço parte. Então quero agradecer muito a presença de V. Exa. Na pessoa dos dois, quero cumprimentá-los e trazer-lhes o abraço dos 77 deputados e deputadas.
Quero cumprimentar o querido amigo, o desembargador Doorgal Andrada, que representa, neste ato, o nosso presidente do Tribunal de Justiça, Luiz Carlos Corrêa Junior. Quero dizer do orgulho e da honra de recebê-lo aqui, desembargador, mais uma vez, neste Parlamento. Cumprimento também o querido amigo Hugo Barros de Moura, procurador-geral de justiça adjunto institucional, que representa o nosso procurador-geral de justiça, Paulo de Tarso; e a querida amiga deputada federal Greyce Elias. É bom recebê-la no Parlamento mineiro, representando a nossa Câmara dos Deputados. Seja sempre muito bem-vinda a esta Casa. Meu amigo prefeito Angelo Oswaldo, prefeito da nossa cidade de Ouro Preto, é sempre bom recebê-lo aqui e ter sempre um pouquinho das suas aulas, pela experiência que tem não só na nossa política mas também no nosso Estado de Minas Gerais. Cumprimento ainda o prefeito de Itabirito, Elio da Mata. Quero cumprimentar, na pessoa da Nathália, todos os familiares, amigos e amigas do João Paulo que se fazem presentes.
Amigos, amigas, senhoras e senhores, entre Itabirito e Ouro Preto, na Estrada do Capanema, fica a comunidade do Maracujá, lugar de autênticos mineiros e mineiras, gente orgulhosa de sua identidade e disposta a conviver unida, construindo um lugar próspero e ambientalmente sustentável para a presente e as futuras gerações. Nesse território, também encontramos a borboleta do Maracujá, uma espécie nativa da região. Não foi por acaso escolhida como marca do Instituto Arjon, que temos hoje a satisfação de homenagear, nesta noite, a pedido do querido amigo Doorgal Andrada. A borboleta simboliza o compromisso com a transformação, a capacidade de se renovar, evoluir e, acima de tudo, manter-se em movimento, o que traduz não só simbolicamente, mas, na prática, o propósito do nosso instituto.
Fruto do desejo de seu idealizador de retribuir à sociedade aquilo que conquistou por meio do seu trabalho empreendedor, a entidade reflete o cuidado e a identidade que o amigo João Paulo tem pela comunidade. Guiado pelos princípios da cidadania e da sustentabilidade, sua atuação promove um impacto duradouro e positivo na vida das pessoas e no meio ambiente, como um verdadeiro agente de transformação.
Inaugurada em abril do ano passado, mesmo com pouco tempo de existência, como já foi falado pelo João Paulo e pelo Doorgal, a instituição tem demonstrado com ações concretas que investir nas pessoas é o caminho mais seguro para o desenvolvimento de nossa sociedade. Seja no fortalecimento do bem-estar coletivo ou na valorização da cultura local, sua atuação envolve valores como respeito, ética, solidariedade e inclusão. E é assim que a transformação acontece. Os sonhos ganham forma, os talentos são descobertos e as bases para um futuro sustentável, justo e conectado são construídas.
Aqui, em Minas, aprendemos desde cedo o valor da palavra “compromisso” E o Instituto Arjon honra esse princípio todos os dias ao oferecer oportunidades, capacitação e apoio humano de qualidade. Para citar apenas algumas das iniciativas do instituto, vale destacar a inauguração de um centro de treinamento para esporte de alto rendimento, como já foi falado e mostrado no vídeo, a reforma de escolas e praças, o incentivo à regularização fundiária e o reforço da segurança viária, além de projetos entre outros estados e países que têm feito real diferença na vida das pessoas.
A homenagem de hoje, portanto, não é apenas um reconhecimento formal; é também um agradecimento sincero, em nome do povo mineiro, a todos que escolheram dedicar parte do seu tempo e de seus recursos à sociedade, especialmente àqueles que mais precisam, como é o caso do Instituto Arjon, que se tornou uma referência em transformação social. Portanto, em nome de seu fundador, querido amigo João Paulo, que apostou no poder da transformação, por meio do esporte, da natureza e da conexão entre as pessoas, e do seu presidente, amigo João Guilherme Porto. Quero parabenizar e destacar o papel de cada membro, de cada voluntário e de toda a Comunidade do Maracujá, que fazem parte dessa bonita história. Vocês acreditaram no poder da ação para mudar destinos e, com dedicação incansável, vêm plantando sementes e colhendo frutos de esperança.
Gandhi acreditava que grandes transformações sociais começam com pequenas atitudes e escolhas individuais. Talvez inspirados por ele, vocês escolheram ser a mudança que querem ver no mundo. Portanto, por cada sonho despertado, por cada potencial descoberto e por cada vida tocada, somos gratos. Parabéns, Instituto Arjon! Que esta solenidade seja apenas um marco de celebração e um incentivo para que todos nós também continuemos a fazer a nossa parte em toda essa evolução. Afinal, não haverá borboletas se a vida não passar por longas metamorfoses. Parabéns ao Instituto Arjon! Sejam sempre muito bem-vindos a este parlamento. Um abraço a todos vocês. Mais uma vez, a minha gratidão pela presença de todos.