DEPUTADO CHARLES SANTOS (REPUBLICANOS), autor do requerimento que deu origem à homenagem
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 12/08/2025
Página 3, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 7475 de 2024
RQN 9974 de 2025
Normas citadas RAL nº 5631, de 2024
20ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 7/8/2025
Palavras do deputado Charles Santos
Boa noite, meus amigos e minhas amigas. Boa noite! Sejam todos muito bem-vindos e muito bem-vindas à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. É com muita alegria e com muita honra que estamos reunidos no dia de hoje para um momento muito especial para nós e obviamente para o deputado federal Gilberto Abramo.
Quero inicialmente cumprimentar o Exmo. Sr. Presidente desta Casa, deputado Tadeu Martins Leite, que nos dá essa honra em meio a tantas atribuições e responsabilidades como presidente da Assembleia. Hoje ele nos concede o privilégio de presidir esta reunião especial. Presidente, muitíssimo obrigado pela sua presença e muitíssimo obrigado também pela sua liderança e atuação em favor do povo de Minas Gerais. Muito tem sido feito por esta Casa em favor do povo de Minas, e isso, graças à sua liderança. Falo por mim, mas tenho certeza de que falo também pelos meus colegas. Somos agradecidos pela sua atuação. Portanto receba os meus cumprimentos. Agradeço-lhe de coração.
De uma forma muito especial, apesar de todas as movimentações no nosso país, todas as turbulências, ainda assim, estamos recebendo o nosso deputado federal Gilberto Abramo, que será o nosso homenageado de hoje. Eu quero falar da minha alegria de estar ao seu lado nesta noite, mas também da minha alegria de, ao longo desses anos, estar caminhando ao seu lado. Muitíssimo obrigado pela sua presença.
Quero cumprimentar, de forma muito respeitosa, o 1º-vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, desembargador Marcos Lincoln dos Santos. Muito obrigado pela sua presença. Nesta reunião especial, senhoras e senhores, ele veio representando o presidente do Tribunal de Justiça, o eminente desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior. Muito obrigado pela presença de V. Exa. Quero cumprimentar, de igual modo e com tamanha deferência, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Exmo. Conselheiro Durval Ângelo, que também muito nos honra com a sua presença. Muito obrigado, conselheiro, pela sua presença.
Cumprimento o Exmo. Vereador Arruda, representando, neste ato, o vereador Professor Juliano Lopes, presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Vereador, muito obrigado pela sua presença, que abrilhanta, com certeza, este evento. Peço-lhe que leve os nossos cumprimentos aos demais vereadores. Vejo aqui também o vereador Osvaldo Lopes, caro colega e ex-deputado desta Casa – receba os nossos cumprimentos. Cumprimento o deputado estadual Carlos Henrique, meu amigo e com quem caminhamos; e, na sua pessoa, Carlos, o ex-deputado Sávio Souza Cruz, que está aqui conosco. Na sua pessoa, Sávio, também cumprimento os colegas do Parlamento – assessores, servidores desta Casa e todos aqueles que nos assistem pela TV Assembleia. Aproveito para cumprimentar os vereadores, os prefeitos, as lideranças, os servidores também da segurança pública de Minas Gerais, o meu amigo deputado Mauro Tramonte, que está aqui, e o Dr. Paulo Batista, da Record TV – muito obrigado. Enfim, sintam-se todos cumprimentados. Perdoem-me se deixo de cumprimentar alguém. Gostaria de deixar este abraço a todos os presentes e agradecer a todos a presença.
Minhas senhoras e meus senhores, há momentos na vida pública em que a gratidão não pode permanecer restrita ao silêncio das emoções ou ao reconhecimento reservado entre indivíduos; ela precisa emergir em forma de gestos públicos, solenes e carregados de simbolismos e verdade. Hoje vivemos um destes raros e preciosos momentos: o de celebrar, reconhecer, agradecer e, acima de tudo, honrar. Hoje o rigor do protocolo se entrelaça com a legitimidade da emoção.
É com elevada consideração e profundo respeito que nos reunimos nesta ocasião para prestar uma homenagem justa e memorável ao Exmo. Deputado Federal Gilberto Abramo, em reconhecimento à sua notável trajetória política e humana. São quase seis mandatos consecutivos de atuação parlamentar exemplar, somados há mais de 44 anos de dedicação incansável à missão de servir, em que a sua fé e o seu compromisso com o próximo se revelam com a admirável sensibilidade de ouvir, acolher e oferecer uma palavra de encorajamento.
Com uma carreira marcada pela integridade, pela empatia e pelo compromisso inabalável com o bem comum, o deputado Gilberto Abramo tem sido verdadeiro paradigma de liderança ética. Durante os quatro mandatos em que esteve nesta Casa Legislativa, destacou-se propondo projetos de lei de grande impacto e defendeu pautas importantes voltadas à proteção da família, dos idosos, das crianças e dos direitos fundamentais. Além disso, participou ativamente de comissões, frentes parlamentares e audiências públicas. A sua presença neste Parlamento foi não apenas técnica, mas também profundamente humana.
No Congresso Nacional, o seu trabalho tem deixado marcas expressivas na vida de brasileiros e brasileiras, especialmente do povo mineiro, reafirmando o seu compromisso com as pessoas, com os municípios mineiros e com o nosso país. Esteve à frente da presidência da Comissão de Viação e Transportes e, desde 2023, preside o Grupo Parlamentar de Amizade entre Brasil e Israel. No início de 2025, assumiu a liderança do partido Republicanos, e não tenho dúvida de que a sua escolha foi pautada em sua postura íntegra, de lealdade inquestionável, comprometimento e notável capacidade de articulação. Não por acaso, figura entre os deputados mais influentes, segundo o relatório Os “Cabeças” do Congresso Nacional, publicado pelo Diap – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar.
De igual modo, é imprescindível e justo reconhecer a importância da família como nosso porto seguro, nosso pilar. Por isso, senhoras e senhores, considero indispensável mencionar aqueles que caminham ao seu lado. Refiro-me à sua esposa, Sra. Shirley Abramo, com quem é casado há 39 anos; a seus pais, que aqui estão, Sra. Lígia Abramo e Sr. José Carlos Abramo – sejam muito bem-vindos –; à sua amada filha Danielly e ao seu querido genro Henrique. Também cito o caro amigo Marcos Abramo, seu irmão, que aqui está, e a sua cunhada Ângela.
Hoje, ao conceder-lhe o título de Cidadão Honorário, o Estado de Minas Gerais eterniza a sua gratidão por tamanha dedicação e empenho. Esse título representa o reconhecimento não apenas institucional, mas profundamente afetivo por sua contribuição tão significativa ao longo desses anos. Em nome de todos os cidadãos, dos que se encontram sob a sua liderança e de todos os que estão presentes, manifesto a nossa mais sincera admiração. Que esta honraria, Sr. Gilberto Abramo, seja não somente um símbolo de reconhecimento, mas também um marco de continuidade de sua missão pública – agora há pouco, eu falava para a TV Record –, de uma história que já está registrada na memória de Minas e do Brasil. Que a sua jornada prossiga inspirando gerações, guiada pela sabedoria, fé e integridade, que sempre nortearam os seus passos. Deixar um legado é viver com propósito, é fazer da própria vida uma semente de transformação na vida do outro.
Minhas senhoras, meus senhores, nobre deputado Gilberto Abramo, Sr. Presidente Tadeu, gostaria de encerrar a minha fala parafraseando Abraham Lincoln. Porque, quando falamos do deputado Gilberto Abramo, nós nos lembramos da sua liderança, e nos vem à memória esta belíssima frase de Abraham Lincoln – abram-se aspas: “A maior habilidade de um líder é identificar aptidões e desenvolver competências extraordinárias em pessoas comuns”. E é isso que nos chama a atenção no Sr. Gilberto Abramo, ou seja, essa capacidade de enxergar isso em pessoas comuns, como eu e muitos que aqui estão, de incentivar e dar oportunidades. Por essa razão, mais do que merecidamente, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais entregará hoje ao Sr. Gilberto Abramo o título de Cidadão Honorário de Minas Gerais, e nós fazemos parte dessa história.
Eu não poderia encerrar antes de parabenizá-lo também pelo seu aniversário. Graças a Deus, mais jovem, mais saudável do que nunca! Parabéns, Sr. Presidente! Parabéns, Gilberto Abramo! Muito obrigado.