DEPUTADO CRISTIANO SILVEIRA (PT)
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 08/08/2025
Página 11, Coluna 1
Indexação
47ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 6/8/2025
Palavras do deputado Cristiano Silveira
O deputado Cristiano Silveira – Colegas parlamentares, presidenta, ontem eu fiz algumas ponderações no nosso Plenário, mas acabou que não consegui desenvolver muito a ideia que eu havia programado para falar, porque não consegui me inscrever. Acabei fazendo-o na forma de aparte aos nossos colegas – fiz alguns comentários com o deputado Leleco e com a deputada Bella. Hoje eu quero ver se organizo melhor a minha fala e as minhas ideias do contexto político e econômico que nós estamos vivendo no nosso Brasil, consequentemente também em Minas Gerais.
Bem, a primeira coisa que nós temos que voltar a conversar e a falar é a respeito da taxação de Donald Trump dos produtos brasileiros. Essa taxação se inicia hoje, 6 de agosto, e trará consequências pesadas, bilionárias, para o Estado de Minas Gerais. Isso atingirá o Brasil, como um todo, mas afetará frontalmente o Estado de Minas Gerais.
Deputado Betão, o governo federal, desde que o Trump anunciou que taxaria em 50% os nossos produtos, tentou buscar interlocução para fazer uma mediação, porque não havia nenhum motivo econômico ou técnico que justificasse essa medida de Donald Trump. Quando você analisa a relação comercial entre o Brasil e os Estados Unidos, os Estados Unidos são superavitários, ou seja, eles vendem mais para o Brasil do que nós vendemos para eles. Então, sendo superavitário, por que um país adota medidas e sanções contra quem está gerando um saldo positivo na balança comercial? No comunicado do Donald Trump, dizem que o Brasil está adotando algumas medidas e posturas antidemocráticas. E então começa a vir o pano de fundo. O pano de fundo é o Eduardo “Bananinha”, que está nos Estados Unidos, bancado pelo dinheiro do povo brasileiro para poder conspirar contra o Brasil. O cara grava, nas redes sociais, um conjunto de mensagens dizendo que, se não houver um alívio, se não salvarem o papai dele do processo em que está sendo acusado, o Brasil terá que sofrer essas sanções. Então o que estamos vendo acontecer é algo inimaginável.
O governo ganhou um prazo, do dia 1º ao dia 6, e na negociação conseguiu também retirar em torno de setecentos itens da lista. Ainda assim, 35% das exportações brasileiras serão afetadas. Entre outros itens, está o café. Quem é o maior produtor de café do Brasil? Minas Gerais. Então seremos afetados, sem falar na questão do aço, das frutas e dos outros produtos de que o nosso estado também é exportador. Nesse sentido, Minas Gerais vai sofrer demais em decorrência dessas sanções. E o que me deixa estarrecido? Quando o governo consegue uma vitória, com a exclusão de aproximadamente setecentos itens, o “Bananinha”, para não parecer que sofreu um revés, corre para as redes sociais e diz: “Não. Não foi o chanceler brasileiro, não. Não foi a comitiva dos deputados e senadores, não. Fui eu que consegui colocar esses itens na lista de produtos livres da sanção. Conversei com Donald Trump e disse que tem que haver um objeto a ser atingido pelas medidas e sanções, e esse foco não pode ser o setor produtivo brasileiro”. Ora, mas o “Bananinha”, então, que é tão articulado, não colocou, por exemplo, o café, o café brasileiro, o café de Minas Gerais entre os itens livres da sanção.
Onde estava Romeu Zema e onde está Romeu Zema nesse processo todo? Ele corre para as redes sociais para defender o Bolsonaro, para dizer que o Alexandre Moraes está errado, para dizer que as sanções são injustas e que não está havendo democracia, mas ele não teve o zelo de correr atrás dos interesses do Estado de Minas Gerais. Ele já pegou avião para ir, por exemplo, a El Salvador, Betão, porque queria entender as políticas que aquele país está executando para cuidar da segurança. El Salvador está sendo denunciado na ONU, que confirma que aquele é um Estado violador de direitos humanos, um Estado autoritário, um Estado que hoje tem um ditador. O Zema está falando que o problema é o Brasil se aproximar de ditaduras, mas ele correu para um país onde há um ditador, para entender como funciona a segurança. Ele poderia ter… Ele não precisava gastar dinheiro com a comitiva dele para ir até lá, não. Ele poderia só pegar esse dinheiro e colocar gasolina nas viaturas da Polícia Civil, que estava fazendo um revezamento e, dia sim, dia não, colocava combustível nos veículos. Ele não precisava ter ido longe. Eu poderia ter ensinado para ele: não gaste dinheiro com bobagem para ir a um país ditatorial; coloque gasolina nas viaturas da Polícia Civil.
Enfim, ele foi visitar um país ditatorial para saber como funciona. Ele poderia ter pegado um avião, ido aos Estados Unidos e falado: “‘Bananinha’, já que você é tão amigo do Trump, e vi que você disse, nas redes sociais, que você foi o grande articulador dos 700 itens, venha aqui. Vamos comigo à Casa Branca para tirarmos também o café de Minas Gerais da lista de sanções”. E o que o Zema fez, gente? Absolutamente nada. Ele é um inepto, um inepto congelado. Ele se esqueceu… Acho que ele até… Será que ele ainda se lembra de que está governando Minas Gerais? Agora ele está só no TikTok, não é? Alguém tem que lembrá-lo: “Você ainda é governador. Você tem que cuidar dos interesses de Minas”. É isso. O cara ataca todo o mundo, ataca o Brasil, defende os Estados Unidos e faz coro ao bolsonarismo, bajulando o Trump e os Estados Unidos, para ver se ele vira o bebê reborn do Bolsonaro na próxima eleição presidencial.
Você, amigo e amiga do agronegócio e da produção de café: preste atenção. Esse governador, que muitos de vocês acham que os representa, não moveu uma palha para salvar o setor. Ele está dizendo agora que vai arrumar um dinheiro para poder fazer um crédito e coisa e tal. Balela. O que tem resultado eficaz é cuidar dos acordos internacionais nas relações comerciais. Então, ele é inabilidoso, inepto, preguiçoso, incompetente. Romeu Zema não foi cuidar dos interesses de Minas: cuidar do nosso café, cuidar do nosso aço, cuidar das nossas frutas. Mas o governo brasileiro vai continuar negociando. Isso que é importante a gente dizer.
Agora, acho engraçado que o Zema — eu vi numa matéria no jornal, hoje — está falando que vai convidar deputados para o lançamento da candidatura dele à presidência da República. Ô Brasil, preste atenção! Espero que essa minha mensagem chegue a todo o povo brasileiro, em especial àqueles que cogitam, por um segundo, terem esse camarada como opção.
Sabe qual vai ser o programa de governo dele? Estou imaginando ele aumentar o salário dele em 300%, como fez em Minas Gerais; dar benefício fiscal para os amigos doadores de campanha; dar benefício para os seus amigos, maiores benefícios fiscais para os seus amigos doadores de campanha. Você sabe o que ele vai fazer? Ele vai bater palma para os Estados Unidos quando meterem ferro no Brasil, igual ele está fazendo agora. Ele vai bater palma para os bolsonaristas, vai ser saudosista da ditadura, como ele tem feito, para ser herdeiro do bolsonarismo neste país. Ele vai ser um cara que vai, talvez, dizer o seguinte: “Segurança alimentar é comer banana com casca.” Vai virar o presidente comédia, como é o governador comédia. Esse camarada não tem nada para oferecer ao nosso país.
Ele fala que o problema da taxação é o presidente Lula ter se aproximado dos Brics. Gente, os Brics não são o problema, eles são parte significativa da solução. Ô, Betão, o Zema está batendo nos Brics. Sabe quem está pedindo dinheiro para os Brics? O BDMG, o banco estatal de Minas Gerais. Para você ter uma ideia, eles estão querendo um empréstimo que vai dar em torno de R$1.100.000.000,00 para poder fazer investimento no Estado. Olhe que coisa! Falo da disfunção cognitiva da direita, mas isso não é brincadeira, não! Eu ataco os Brics, os Brics são o problema, mas eu quero o dinheiro do banco dos Brics para investir em Minas Gerais. Cara, você não escreve uma linha do que esses camaradas falam. Esse trem não se sustenta nem por 1 segundo, em qualquer lugar.
Aí ele fala: “Não, o problema são os Brics.” Mas ele mesmo esteve, em novembro de 2024, na China, e fala que a China é o nosso problema. Ele tem que entender – se ele não sabe, alguém tem que dizer para ele… Com essa equipe toda, com essa equipe tão competente, um governo eficiente, com grandes técnicos… Ô, gente, onde ele arrumou esse tanto de técnico, de gente competente? De onde saiu essa turma? Da cartola de quem? Alguém tem que dizer para ele que o maior parceiro comercial do Brasil é a China. E, consequentemente, também, um dos maiores destinos da exportação do Estado de Minas Gerais é a China. Você não briga com o parceiro comercial. Você não briga com quem é parte da solução da sua economia. E ele quer brigar com a China. Tudo isso é para fazer média para os Estados Unidos, para o Bolsonaro, para o Donald Trump. Eu nunca vi tanto vira-lata, complexo de vira-lata, tanto lesa-pátria. Eles são falsos nacionalistas. É um absurdo o que esses camaradas viraram, gente. É um absurdo!
Agora isso virou um vale-tudo. Os caras entraram num vale-tudo para tentar salvar Jair Bolsonaro. Eu vi até que havia um deputado da extrema-direita que estava ocupando a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, que colocou venda no olho, tapou o nariz e tapou a boca. Nossa Senhora, acho que foi a melhor coisa que eles fizeram até agora, em termos de posição política. Em algumas horas, alguns colegas nossos também podiam fazer isso por aqui. Eles podiam aliviar a gente aqui também. Então, é isso que está acontecendo. Precisamos abordar isso.
Quero saber o seguinte… Minas Gerais sofrerá as sanções do governo Trump. Minas Gerais sofre, a partir de hoje, dia 6 de agosto, a taxação de 50% sobre o nosso café — o maior produtor do Brasil. Se Minas Gerais fosse um país, seria o maior produtor de café do mundo, como nação. E o que o Zema fez? Ele não deu um telefonema. O que o Zema fez? Ele não correu para os Estados Unidos para tentar negociar. Ele não chamou o Bolsonaro nem o “Bananinha”, seus amigos – ele é puxa-saco da família Bolsonaro –, para ajudar a colocar Minas Gerais na lista dos 700 itens.
Onde está o Nikolas, o deputado mais votado do Brasil por Minas Gerais? Onde está o senador Cleitinho, senador por Minas Gerais? Eles têm disposição de brigar por causa do golpista Jair Bolsonaro, que queria dar um golpe neste país, mas não têm a mesma disposição para brigar pelos interesses de Minas Gerais, pelos produtores, pelo agronegócio, por aqueles que geram emprego, que movimentam a economia do Estado de Minas Gerais. Eles só pensam em si próprios, nos seus amiguinhos correligionários. Essa é uma política pequena, rasteira, barata. Grandes lesa-pátria! Não são nacionalistas, não são mineiros.
Nós conseguimos dar título de cidadãos mineiros, mas tinha que haver lei para cassarmos também a condição de mineiro do cara, porque nenhum deles fez nada. Está cheio de deputado aqui, Leleco, que diz que liga para o Bolsonaro à hora que quiser e que fala com o Eduardo à hora que quiser. Eu não vi nenhum deles subir à tribuna e dizer: “Ah, é? Acabei de ligar e falar com um ou com o outro para dizer que Minas Gerais tem que entrar nos 700 itens, que Minas Gerais tem que ficar fora da taxação”. Cadê, gente, os amigos do Bolsonaro, dos bolsonaristas? Cadê os caras que têm influência e falam em nome deles? Isso só serve para pedir voto para o povo? Tem que servir também para ser parte da solução para o povo de Minas Gerais.
Eu tenho que falar disso para vocês refletirem. A eleição está vindo aí. Está todo mundo saçaricando, empolgado com um, empolgado com outro. Agora, de concreto, o que eles têm feito para defender o nosso estado e para defender o nosso país? Absolutamente nada; absolutamente, até agora, nada! Eles correm para salvar o Bolsonaro, aquele que deixou 700 mil pessoas morrerem de covid; aquele que preparou a minuta de golpe; aquele que tinha plano para matar Lula, para matar Alckmin, para matar Alexandre de Moraes; aquele cuja turma invadiu a sede dos três Poderes para criar o ambiente do golpe; aquele que tinha correligionário com caminhão com bomba para fazer atentado terrorista. Para isso, eles têm disposição, para ficar brigando em defesa desse camarada. Quando ele pede Pix, a “gadaiada” põe R$17.000.000,00 de Pix no bolso deles.
Ele falou que o garoto que está nos Estados Unidos, na Disney… Eu vi um vídeo em que o garoto falava o seguinte: “Olhem, estão vendo esse colchãozinho? Eu estou dormindo no chão”. Mas a mulher do garoto estava com uma bolsa, não sei se de R$8.000,00 ou se de R$18.000,00, dessas marcas caras. Aí, deputado, ele falou o seguinte: “Tem que mandar R$2.000.000,00 para o garoto nos Estados Unidos, porque o garoto está passando aperto”. Puxa vida, hein? Puxa vida! O garoto está passando aperto com R$2.000.000,00, e o cara que governou o Brasil na época em que o povo voltou para o Mapa da Fome, revirava caçamba de caminhão e ficava na fila do osso, quando o quilo de pé de galinha estava a quase R$10,00 na bandejinha do supermercado, quando o preço dos alimentos aumentava…
É isso que queria falar para vocês refletirem. Antes de acabar, preciso dizer: ainda bem que o Lula é presidente. Nós esquecemos, deputado Leleco, deputado Betão e deputada Leninha, que ontem foi o Dia Nacional da Saúde. Ontem, no Dia Nacional de Saúde, falei um pouquinho aqui, mas queria ter dito mais: o que é a saúde do Brasil com o governo do presidente Lula? Olhem só vocês. Agora Tem Especialistas: R$2.500.000,00. O Mais Médicos já é um sucesso, aprovado pela população. Agora, além do Mais Médicos, há o Mais Especialistas, porque está na hora de levar especialidades para as pessoas, especialmente nas regiões mais remotas. A Farmácia Popular aumentou em mais 41 itens. São R$5.900.000.000,00 na Farmácia Popular. Olhem que bacana! Foram incluídos, pelo PAC, R$6.000.000.000,00 para a construção de UBS, para a construção de Caps, para a rede do Samu, para a construção de UPAs. Todas essas políticas foram criadas desde o primeiro mandato do presidente Lula, todas na área da saúde. Nós vimos que o ministro Alexandre Padilha anunciou que os planos de saúde que têm dívida com o SUS… O cara tem um plano de saúde; se ele tem plano, o plano não atendeu, mas o SUS atendeu, o SUS tem que ser compensado. Então, eles vão poder transformar essa dívida em atendimento ao SUS, assim como os hospitais que têm dívida poderão transformar isso em atendimento ao SUS.
Gente, o que está sendo feito é uma revolução na saúde deste país. O governo investe, o governo tem compromisso, o governo tem responsabilidade. Eu fico lembrando a época deles. Se alguém puder me ajudar…. Alguém da bancada deles fale para mim – pode pedir um aparte, que eu dou: qual foi a grande ação do governo Bolsonaro para a saúde no Brasil? Eu digo para vocês: deixar morrerem 700 mil pessoas. Eu digo para vocês: não ter cuidado da vacina, e, quando começou a cuidar, parece que havia um esquema para se cobrar US$1,00 por cada dose de vacina fornecida no Brasil. Eu digo para vocês o que eles fizeram: deixaram o povo morrer asfixiado, sem oxigênio, no Amazonas, em Manaus. Eu digo o que eles fizeram: deixaram o povo morrer porque “era uma gripezinha”, porque “era um resfriadinho”, porque “não podia fazer nada porque não era coveiro”. Olhem a diferença de dois modelos de presidente, esse e o que está hoje governando o nosso Brasil.
É por isso que estou dizendo… Meu amigo internauta falou assim: “Olhe, deputado, podiam separar o Brasil, não é? Quem quer ficar com o Bolsonaro fica com o Bolsonaro, quem quer ficar com o Lula e com o PT fica com o Lula e com o PT. Mas é o seguinte: cada um vai ter que ficar com o seu e com aquilo que ele tem ou fez para o País”. Eu adoraria isso. Imagine: Brasil com pleno emprego, Betão, com a menor taxa de desemprego da história; o crescimento econômico superando as expectativas do mercado; o Brasil tendo, agora, aumento real de salário mínimo; o Brasil tendo de volta, agora, todas as políticas importantes de proteção às pessoas. O Brasil abriu um negócio com mais de trezentos e quarenta países.
Vou dizer para vocês: essa crise com os Estados Unidos é ótima, porque vai nos tornar um país menos dependente dos Estados Unidos, fortalecendo a relação com o Brics, com a própria América Latina e com a União Europeia – o acordo da União Europeia e com o Mercosul está quase pronto. Essa é a diferença. Quero agradecer à direita, que vai ajudar a reeleger o presidente Lula no ano que vem.