DEPUTADO BRUNO ENGLER (PL)
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 03/07/2025
Página 82, Coluna 1
Indexação
40ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 1/7/2025
Palavras do deputado Bruno Engler
O deputado Bruno Engler – Boa tarde, Sra. Presidente. Gostaria, primeiramente, de cumprimentar V. Exa., todos aqueles que estão acompanhando nossa reunião, de uma maneira ou de outra, e aqueles que trabalham na Casa. Quero, primeiramente, parabenizar a deputada Amanda Teixeira Dias pelo seu discurso e o deputado Caporezzo, que, antes dela, também se pronunciou, ambos da minha bancada. Acredito que falaram de maneira muito pertinente.
Quero dizer, Sra. Presidente, que eu pedi a palavra para rebater as mentiras que foram ditas nesta tribuna. Eu confesso que há deputado que aqui fala e que eu gostaria de apelidar de Alice. “Alice” porque vive no País das Maravilhas, não vive no Brasil. É loucura pensar que essas pessoas, que dizem que o nosso país vai muito bem, que está tudo certo, estejam vivendo a mesma realidade que o povo que sofre, na ponta da linha, na mão de um governo corrupto, canalha, que não cansa de taxar a população e está sempre buscando mais impostos.
Vêm aqui e falam: “Ah, não, porque a gasolina, no tempo do Bolsonaro, chegou a R$8,00”. Esquecem de falar da pandemia e da guerra que tinha acabado de estourar na Ucrânia. Sabe como o Bolsonaro reduziu o preço da gasolina? Reduzindo o imposto, zerando os impostos federais e colocando um teto no ICMS. É isto que o Lula e o “Taxad” são incapazes de fazer: reduzir impostos para diminuir o preço dos produtos para a população na ponta da linha. Sabe como o Lula vai reduzir o preço da gasolina agora? Aumentando o percentual de etanol. O etanol na gasolina vai passar de 27,5% para 30%. Isso é fazer o povo de palhaço. Por quê? A gasolina vai ficar mais barata, porque vai ter um percentual maior de etanol, que é mais barato que a gasolina, e o veículo flex vai render menos, porque vai haver mais etanol na gasolina. E o pior será para aqueles que, por um motivo ou por outro, não têm um veículo flex. Isso acaba com o carro. Se você tiver um carro antigo, um carro mais velho que não aceite etanol, seu carro sofrerá na parte mecânica e depois você terá que pagar a conta de um governo que faz o povo de idiota e vai anunciar: “Olha, o preço diminuiu na bomba”. Diminuiu na bomba porque há menos gasolina e mais álcool, mais uma vez indo contra os interesses da população. Mas ir contra o interesse da população não é novidade para esse governo. Infelizmente, o governo Lula é um governo canalha, que trabalha sistematicamente para piorar a vida dos brasileiros em todos os aspectos.
Por fim, eu gostaria de trazer o seguinte assunto: quero passar para vocês uma mensagem que foi dita pelo Lula. (– Aproxima o celular do microfone para reprodução de áudio.) O Lula está tirando sarro da campanha do Pix, dizendo que nunca vai pedir para fazerem Pix para ele. Mas é claro que não, Lula, você roubou milhões do povo brasileiro! Vai pedir Pix para quê? Sabe qual é a diferença entre o Bolsonaro e o Lula? O Bolsonaro recebe dinheiro de forma voluntária de seus apoiadores, que decidem apoiá-lo através do Pix, enquanto o Lula recebe dinheiro na mão grande, roubando o povo brasileiro. O Lula não foi condenado por historinha mentirosa de golpe de Estado fake, não. O Lula foi condenado em três instâncias por corrupção, porque assaltou o nosso país. Realmente, quem rouba milhões do povo brasileiro não precisa pedir Pix, não. Já em relação à gente honesta que está sendo perseguida e precisa pagar advogados, não é vergonha nenhuma pedir ajuda, não, e o povo de bem ajuda de bom grado. O Bolsonaro não precisa roubar a população, não. Desde pequeno a gente aprende isto: pedir não é feio; feio é roubar. E ladrão é o Lula. Muito obrigado, Sra. Presidente.