Pronunciamentos

DEPUTADA ANA PAULA SIQUEIRA (REDE)

Discurso

Solicita apoio ao Projeto de Lei nº 57/2023, de sua autoria, que institui a Política Estadual de apoio e incentivo à mulher no esporte e dá outras providências, em 2º turno.
Reunião 14ª reunião EXTRAORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 27/06/2025
Página 20, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 57 de 2023

14ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 25/6/2025

Palavras da deputada Ana Paula Siqueira

A deputada Ana Paula Siqueira – Obrigada, presidente. Bom dia, colegas deputadas e colegas deputados. Chegou a hora de reconhecermos o esporte como um território importante para todas nós, mulheres. Não há nenhuma política pública, gente, que se construa com seriedade e boa aplicação que não passe pelos corpos e pelas vivências femininas, em todas as políticas públicas, especialmente nas quadras, nos esportes, nas piscinas, nas ruas. E o nosso projeto vem demonstrar a importância da política pública de Estado para o fomento, a permanência e o sucesso das mulheres no esporte.

As mulheres brasileiras já mostraram o quanto são boas nas práticas de esportes também. As Olimpíadas de Paris, ocorrida no ano passado, em 2024, mostraram o sucesso da participação das mulheres. Das 20 medalhas que o Brasil conquistou nas Olimpíadas, 12 foram femininas. As 3 medalhas de ouro foram conquistadas por mulheres negras. Nas Paraolimpíadas, o Brasil também foi destaque na participação feminina: das 25 medalhas, 13 foram conquistadas por mulheres.

Agora nós temos desafios. A participação e a permanência das mulheres no esporte ainda enfrenta muitos obstáculos. E nós estamos falando aqui, infelizmente, das várias situações de assédio que as meninas e as mulheres precisam enfrentar também na prática do esporte. Joana Maranhão, uma das nossas nadadoras brasileiras, mostrou, em um dos seus estudos para o mestrado, que 93% dos atletas registraram ter sofrido alguma situação de assédio na prática esportiva. A Unesco também fez uma pesquisa em 2023 e constatou que 21% das atletas registraram ter sido vítimas de algum abuso na infância, na prática de esportes; e 49% das meninas abandonam o esporte na adolescência. Gente, esse número – 49% – é seis vezes maior que o abandono dos meninos adolescentes no esporte.

O nosso projeto vem permitir ao Estado de Minas Gerais se posicionar frente à desigualdade de gênero também na política de esportes. E é por isso que eu peço o apoio das senhoras deputadas e dos senhores deputados com o voto “sim”, para que possamos instituir a política pública no Estado de Minas Gerais de valorização, reconhecimento e maior participação das mulheres nas práticas esportivas. Eu tenho a certeza de que, ao fortalecermos essa política pública, não só encararemos de frente a desigualdade de gênero como também possibilitaremos uma sociedade mais justa, igualitária e respeitosa para todos nós, especialmente para as meninas e as mulheres, que não podem ser obrigadas a escolher entre a sua segurança e o seu sonho. Então, presidente, encaminho pelo voto “sim” a esse nosso Projeto de Lei nº 57/2023, que propõe a política estadual de apoio e incentivo à mulher no esporte. Muito obrigada e bom dia.

O presidente – Obrigado, deputada Ana Paula.