Pronunciamentos

DEPUTADO TADEU LEITE (MDB), presidente

Discurso

Entrega do Título de Cidadão Honorário do Estado de Minas Gerais ao conselheiro Rodrigo Badaró Almeida de Castro, membro do Conselho Nacional de Justiça – CNJ.
Reunião 16ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 18/06/2025
Página 5, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 10784 de 2025
RQN 11682 de 2025

Normas citadas RAL nº 5637, de 2025

16ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 16/6/2025

Palavras do presidente (deputado Tadeu Leite)

Mais uma vez, o meu boa-noite a todas e todos. Cumprimento o querido amigo Rodrigo Badaró, nosso homenageado nesta noite, membro do Conselho Nacional de Justiça. Acredito que, pelo seu discurso, ficou evidente, claro e cristalino para todos nós os motivos de estarmos dando neste momento o título de Cidadão Honorário a V. Exa. Porém, quero primeiramente cumprimentá-lo e agradecer a presença do senhor aqui hoje neste evento tão importante, nesse dia tão importante, talvez, de certa forma, claro e marcante para a história de V. Exa., mas também para a história do Parlamento mineiro. Da mesma forma quero cumprimentar a querida amiga deputada Carol Caram, autora do requerimento, uma deputada que chegou à Assembleia no início deste ano, mas que vem trazendo grandes e importantes contribuições para este Parlamento e para o Estado de Minas Gerais pela sua atuação, pela sua firmeza e especialmente pelo seu espírito de contribuição para todos os 21 milhões de mineiros. Parabéns! Sou muito honrado de ser seu colega nesta legislatura na Assembleia de Minas; o querido presidente do nosso Tribunal de Justiça, o desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior. É muito bom revê-lo e recebê-lo aqui no Parlamento mineiro. Por meio de sua pessoa, cumprimento todo o Poder Judiciário presente nesta noite de hoje; o aniversariante do dia e da noite, querido amigo Paulo de Tarso, procurador-geral de Justiça. Também é muito bom revê-lo e aproveito a oportunidade para pedir a Deus que te ilumine nesse novo ano que inicia agora no dia do seu aniversário. Por meio de V. Exa. também quero cumprimentar todo o Ministério Público presente na noite de hoje; o desembargador federal Flávio Boson, representando aqui o nosso Tribunal Regional Federal da 6ª Região. É muito bom revê-lo também mais uma vez; o desembargador Júlio César Lorens, presidente do nosso Tribunal Regional Eleitoral, que inclusive tomou posse na última sexta-feira. Mais uma vez, parabenizo-o e desejo-lhe muito boa sorte nesse novo desafio, que, tenho certeza, V. Exa. vai tirar de letra. Cumprimento o querido amigo que foi meu colega neste Parlamento e hoje é nosso deputado federal, representando a Câmara Federal, o deputado Lafayette de Andrada – é bom recebê-lo e revê-lo. Da mesma forma, o querido amigo procurador-geral da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Nacional – e do Conselho Federal da OAB, Seção Minas Gerais, Sérgio Leonardo – é muito bom recebê-lo aqui, e parabenizo-o pelo trabalho que faz e que fez à frente da nossa Ordem, aqui em Minas Gerais. Por meio de V. Exa., quero cumprimentar também todos os advogados e todas as advogadas presentes na noite de hoje. Na pessoa do deputado Roberto Andrade, líder da Minoria, trago o abraço de todos os nossos 77 deputados desta Casa. Por fim, cumprimento o amigo Fábio Ramalho, ex-deputado federal; o ex-deputado estadual e deputado federal Bilac Pinto; e as senhoras e os senhores.

A história do Judiciário demonstra que a valorização do direito, quando aliada ao compromisso com a justiça, forma juristas e advogados capazes não só de defender e representar, mas também zelar pela integridade de bens e direitos na aplicação da lei. A Justiça é de fato a última proteção dos nossos direitos, a porta à qual batemos quando todas as outras se fecham. E essa afirmação encontra um testemunho evidente na carreira do querido amigo Dr. Rodrigo Badaró. Portanto é com grande honra que prestamos, nesta noite, uma justa homenagem ao homem cuja trajetória dignifica não apenas a sua profissão, mas também os valores que todos nós, mineiros e mineiras, prezamos: a ética, o compromisso com a justiça e o respeito pelo ser humano.

Ao conceder o título de Cidadão Honorário de Minas Gerais, a pedido da querida amiga deputada Carol Caram, esta Casa faz um reconhecimento formal de que você já é, por descendência e desde os tempos da Faculdade Milton Campos, um de nós. A partir de agora, Minas não é apenas a terra de seus antepassados; é agora oficialmente a sua terra também. Nascido nos Estados Unidos – como ele já trouxe para todos nós –, é homem de raízes plantadas em solo mineiro, onde nutre seus vínculos familiares essenciais. O seu avô, o saudoso mineiro Murilo Badaró, perto de falecer, disse que não deixaria fortuna alguma, mas deixaria o nome honrado para os seus descendentes. Estou certo de que esse prenúncio se concretizou na jornada profissional do seu neto, marcada pela competência técnica, pela integridade e, sobretudo, pelo compromisso com a justiça e com os valores democráticos.

Reafirmando ainda mais seu vínculo com Minas Gerais, arrisco-me a dizer que as palavras do nosso poeta Carlos Drummond de Andrade, que disse que “a justiça é um dos poucos bens que nos elevam à condição de humanos” lhe sirvam como guia e ecoem sua trajetória. Trajetória essa exercida de modo tão exemplar que lhe valeu, entre outros méritos, a indicação recente do Senado Federal ao posto de membro do Conselho Nacional de Justiça, na qualidade de cidadão notável saber jurídico e reputação ilibada. Sua atuação não conhece limites geográficos. É reconhecido nacionalmente e vem prestando uma contribuição inestimável para o aprimoramento das principais instituições jurídicas do nosso país, sempre com o olhar atento de quem acredita no diálogo, no equilíbrio e no aprimoramento do sistema da Justiça.

Rodrigo Badaró, por tudo isso, celebramos hoje a sua história, o seu talento e o seu vínculo com o nosso estado. Receba este título como um abraço coletivo do povo mineiro. Que a sua jornada siga firme, inspirando tantos outros que, como você, acreditam que o direito deve ser uma ponte para a justiça. Este estado, que já era seu de coração, agora é também seu de direito. E isso nos honra profundamente. Parabéns ao novo cidadão honorário do nosso Estado de Minas Gerais, Rodrigo Badaró. Um abraço a todos e sejam sempre muito bem-vindos ao Parlamento mineiro! Mais uma vez, muito obrigado a todos pela honrosa presença nesta noite de hoje.