Pronunciamentos

DEPUTADA CAROL CARAM (AVANTE)

Discurso

Entrega do Título de Cidadão Honorário do Estado de Minas Gerais ao conselheiro Rodrigo Badaró Almeida de Castro, membro do Conselho Nacional de Justiça – CNJ.
Reunião 16ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 18/06/2025
Página 2, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 10784 de 2025
RQN 11682 de 2025

Normas citadas RAL nº 5637, de 2025

16ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 16/6/2025

Palavras da deputada Carol Caram

Boa noite a todas e a todos. Hoje é um dia de muita alegria, um dia muito especial. Quero saudar o meu presidente Tadeu Martins Leite, que tem feito um trabalho incansável por Minas Gerais. Tadeu, é a primeira vez que eu subo a esta tribuna com você presidindo os trabalhos. Sempre há desafios à nossa frente, e você correndo atrás para que tenhamos cada vez mais informação e mais conhecimento dentro deste Parlamento. Eu falei, na minha entrevista para o jornal O Tempo, que você é um maestro desta Casa. Você nos conduz com muito carinho, muita democracia, e é, para mim, uma das grandes lideranças do Estado de Minas Gerais. É uma honra ser liderada por você.

Quero saudar o nosso conselheiro, o homenageado desta noite, Rodrigo Badaró. Eu vou falar um pouquinho sobre você, Badaró, já, já. Quero saudar também o nosso presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, porque todas as vezes que nós, parlamentares, vamos até o tribunal, junto com os nossos prefeitos, com as lideranças, somos muito bem recebidos. Você é uma pessoa que realmente entende a necessidade de ouvir o povo mineiro. Isso realmente refaz a democracia e a faz cada vez mais forte. Cumprimento o nosso procurador-geral de Justiça, meu amigo Paulo de Tarso. Paulinho, que alegria estar com você nesta noite, no dia do seu aniversário! Parabéns! Seja bem-vindo à Casa do povo mineiro. Aqui você sempre será o nosso Paulinho. Quero saudar ainda o nosso amigo Flávio Boson, representando o nosso Tribunal Regional Federal da 6ª Região; o desembargador Júlio César Lorens, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais; o Exmo. Sr. Deputado Federal Lafayette de Andrada, representando a nossa Câmara Federal, os nossos 53 deputados federais de Minas Gerais; o nosso eterno presidente Sérgio Leonardo, que agora está como procurador-geral da Ordem dos Advogados do Brasil. Deixou-nos – não é, Sérgio? – para poder fazer com que a advocacia mineira seja cada vez mais forte na nossa Capital nacional. Estamos com saudades de você.

Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, ilustres convidados, familiares e amigos do nosso Rodrigo Badaró aqui presentes, é com grande honra e profunda emoção que damos início a esta reunião especial na qual esta Casa Legislativa tem a nobre missão de reconhecer e celebrar sua trajetória de compromisso com a justiça, a ética e o bem público. Hoje concedemos o título de Cidadão Honorário do Estado de Minas Gerais ao distinto advogado e servidor público Rodrigo Badaró Almeida de Castro. Nascido em Richmond, nos Estados Unidos, Rodrigo Badaró é mineiro de coração e de ação. Formado pela Faculdade de Direito Milton Campos, com pós-graduação em direito econômico e das empresas, pela Fundação Getúlio Vargas, Badaró acumula mais de duas décadas de carreira dedicada à advocacia e à defesa intransigente do Estado Democrático de Direito. Como advogada, representante da Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia nesta Casa e alguém que sempre acompanhou de perto a sua trajetória, Badaró, para mim, é motivo de especial alegria participar desse reconhecimento tão merecido.

Tenho plena consciência do valor e do impacto que a sua atuação representa para a advocacia, para o sistema de Justiça e para a democracia do nosso Brasil. Com esta homenagem, estamos corrigindo uma falha do destino: você não ter nascido em Minas Gerais efetivamente. Afinal, o Rodrigo é casado com uma mineira, a Luciana, sua companheira de vida e inspiração, o que reforça ainda mais os seus laços com o nosso Estado de Minas Gerais e o profundo apreço à família, que tanto contribuiu para que os mineiros e as mineiras de longas gerações tenham orgulho de fazer parte da sua história. Sua trajetória é marcada por uma atuação firme em defesa das prerrogativas da advocacia e pela luta contra o abuso no sistema de Justiça. Não por acaso, foi indicado pelo Senado Federal e empossado neste ano de 2025 como membro do Conselho Nacional de Justiça, instituição central para o fortalecimento e a transparência do Judiciário brasileiro. Rodrigo Badaró representa uma nova geração de líderes jurídicos comprometida com o equilíbrio institucional, com a democracia e com os valores republicanos. Como ele mesmo reafirmou em sua posse, “não há ninguém acima da lei, nem o mais poderoso político, nem o mais poderoso procurador ou promotor”. Essas palavras ecoam o espírito republicano e reforçam o seu compromisso com a justiça imparcial e acessível a todos os cidadãos; essas palavras são fundamentais para que a gente consiga fortalecer a democracia e o Estado, que são, muitas vezes, por elas deturpados.

Seria impossível falar do Rodrigo Badaró sem lembrar das suas origens e da força simbólica do seu sobrenome. Rodrigo é neto do ex-senador Murilo Badaró, mineiro ilustre que honrou este estado com uma carreira política e intelectual das mais notáveis. Murilo foi deputado federal, senador da República, jornalista, advogado e membro da Academia Mineira de Letras, com uma atuação marcada pela cultura, pela ética e pelo compromisso com o desenvolvimento deste país. Seu legado é fonte de inspiração para as gerações que o sucedem. Rodrigo herdou do seu avô o compromisso com a vida pública digna, com a moderação, com a ponderação e com a integridade, qualidade que o conduziu à posição de destaque que hoje ocupa no cenário jurídico nacional. E nada mais igual do que nós, mineiros, não é, Rodrigo Badaró? Badaró é atleticano de coração – talvez seja o defeito dele, não é? –, o que reforça ainda mais a sua conexão com Minas Gerais. Essa paixão pelo time e pelas suas raízes demonstra ainda mais a sua identificação genuína com o nosso estado e com os valores de garra e luta. Rodrigo Badaró não apenas honra sua família e sua profissão, mas também engrandece o nome do Estado de Minas Gerais por onde passa. Por isso, esta homenagem que prestamos hoje não é apenas um reconhecimento à sua carreira, mas um agradecimento por tudo o que representa em termos de ética, coragem e compromisso com o bem comum. Que esse título, Badaró, simbolize não o ponto de chegada, mas o marco na bela trajetória que com certeza renderá muitos frutos para a Justiça mineira e brasileira, em especial para todos os mineiros e mineiras. Agora eu falo como sua amiga: amigo da minha família, do Mateus, que está aqui presente, e de todas essas pessoas que hoje lotam o Plenário da Casa do povo mineiro, seja bem-vindo, como filho do Estado de Minas Gerais. Parabéns! Você merece!