DEPUTADO SARGENTO RODRIGUES (PL), autor do requerimento que deu origem à homenagem
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 31/05/2025
Página 37, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 1621 de 2023
13ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 29/5/2025
Palavras do deputado Sargento Rodrigues
Exmo. Sr. Deputado Antonio Carlos Arantes, representando o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o ilustre deputado Tadeu Leite; Exmo. Cel. Carlos Frederico Otoni Garcia, comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, nosso homenageado; Exmo. Sr. Desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais; Exmo. Sr. Conselheiro Durval Ângelo Andrade, presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais; Exmo. Sr. Defensor Público Luís Ernesto da Silva Soares, representando a defensora pública-geral Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; Exmo. Sr. Maj. Arthur Oliveira Barbosa, representando o comandante da 4ª Região Militar, Gen.-Div. Adriano Fructuoso da Costa; Exmo. Sr. CF Roberto Alves, representando o capitão dos Portos de Minas Gerais, Comte. Alessandro Lima; Exma. Sra. Cel. Jordana Daldegan, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais; Exmo. Sr. Cel. Paulo Roberto Bermudes Rezende, chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual da Defesa Civil de Minas Gerais; Exmo. Sr. Vereador Sargento Jalyson, representando o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Professor Juliano Lopes; Exmo. Sr. Desembargador Júlio César Lorens, vice-presidente e corregedor regional eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, representando o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais; Exmo. Sr. Desembargador Jadir Silva, presidente do Tribunal de Justiça Militar; Exmo. Sr. Luiz Otávio de Oliveira Gonçalves, secretário de Estado de Casa Civil de Minas Gerais; Exmo. Sr. Marcelo de Souza e Silva, presidente do Sebrae-MG e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte; senhores oficiais, senhores praças, senhoras e senhores, é com imensa honra e profundo orgulho que me dirijo a todos, neste momento, para reverenciar uma instituição que, ao longo de dois séculos e meio, construiu uma trajetória marcada pela bravura, pelo comprometimento e pela entrega incondicional ao povo mineiro: a nossa gloriosa Polícia Militar de Minas Gerais.
Sua origem se deu no Distrito de Cachoeira do Campo, em Ouro Preto, no dia 9/6/1775, como Regimento Regular de Cavalaria de Minas. Desde então, a nossa Polícia Militar, uma das corporações mais antigas e respeitadas do País, tem sua história profundamente entrelaçada à construção de Minas Gerais e do Brasil.
Ao celebrarmos os 250 anos dessa grandiosa instituição, é nosso dever honrar a memória dos bravos militares que nos antecederam, homens e mulheres, que, com coragem inabalável, dedicaram suas vidas à missão de servir e proteger. Alguns cumpriram suas jornadas até o fim; outros tantos tombaram no cumprimento das missões a eles confiadas, mas todos, sem exceção, deixaram sua marca, sua contribuição, sua parte na construção heroica dessa muralha de proteção chamada Polícia Militar de Minas Gerais.
O passado de glória daqueles que se foram nos inspira e fortalece o presente. E é sobre esse legado que vocês, senhoras e senhores do efetivo atual, seguem construindo o futuro dessa instituição que não para de evoluir. Cada um de vocês é um guardião desse legado. Cada ação, cada gesto, cada serviço prestado, por mais simples que pareça, representa um novo tijolo na construção dessa imensa muralha que protege mais de vinte milhões de mineiros.
Quanto mais distante o município, quanto mais simples o cidadão, mais essencial se torna o papel de cada policial militar em garantir segurança, amparo e dignidade à população. Não importa se está servindo em Juvenília, no Extremo Norte, ou em Serra dos Aimorés, no Extremo Leste, em Carneirinho, no Pontal do Triângulo, ou em Extrema, no Sul, atue com justiça, equilíbrio e firmeza para que o cidadão sinta orgulho do seu trabalho e da nossa Polícia Militar. Nunca se esqueça: quem mais precisa do braço forte do poder público são os mais humildes.
A profissão policial é desafiadora, estressante e complexa – e sempre será –, mas é também uma das mais nobres e essenciais da sociedade. Seja qual for a unidade em que você atua, como na viatura básica, no Gepar, no Tático Móvel, na Rotam, no Choque, no Bope, na administração ou mesmo no destacamento de Formoso, a 880km de Belo Horizonte, o seu trabalho tem valor – e muito valor. Além disso, é parte de um esforço coletivo que sustenta a política de segurança pública do nosso estado. Estejam sempre preparados a qualquer momento. A profissão poderá exigir de vocês uma resposta rápida, firme e inteligente.
Aquela cidade pequena, bucólica, pode virar de cabeça para baixo, de uma hora para outra, quando atacada, por exemplo, pela nova modalidade criminosa, denominada “novo cangaço”. É a Polícia Militar que vai prevenir e reprimir a ação de quadrilhas fortemente armadas. É a mesma polícia que vai socorrer um cidadão picado por uma cobra na zona rural ou auxiliar uma mulher em trabalho de parto, seja na capital, seja no interior. É a mesma corporação à qual pertence a Sgt. Marcilaine do Carmo, que amamentou e conteve o choro de uma criança dentro de uma delegacia enquanto atendia a uma ocorrência da Lei Maria da Penha, cuja mãe, vítima, estava abalada emocionalmente.
Esse é o espírito da Polícia Militar de Minas Gerais: força com humanidade, firmeza com empatia. Com o trabalho dedicado de cada um dos senhores e das senhoras e com o legado deixado pelos nossos veteranos, a Polícia Militar de Minas Gerais se modernizou, enfrentou desafios e se tornou uma referência nacional no policiamento comunitário, na prevenção da criminalidade e na defesa dos direitos humanos. Ela está presente em 853 municípios e em mais de 150 distritos e, para milhões de cidadãos mineiros, representa segurança, estabilidade e confiança. Cada policial militar, ao vestir a farda, veste também a história, o sacrifício, a honra e o compromisso com a legalidade e o bem comum; além disso, carrega o peso de uma tradição bicentenária e o orgulho de pertencer a essa magnífica instituição.
Sim, senhoras e senhores, a Polícia Militar é patrimônio do povo mineiro. Que jamais nos falte inspiração para seguir o lema que tanto nos honra: “Nossa profissão, sua vida!”. É dessa instituição que falo; uma instituição que só se tornou grandiosa porque cada um dos senhores e cada uma das senhoras ofereceu seu tempo, seu suor, seu talento e, sobretudo, seu coração. Que cada um de vocês internalize o sentimento dessa nobre missão e saibam que, a cada ação bem realizada, mais um tijolo é colocado nessa construção, mais uma vida é impactada, mais um capítulo é escrito nessa linda e corajosa história iniciada pelo bravo alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Dois séculos e meio de dedicação ininterrupta ao povo mineiro e uma trajetória forjada no trabalho árduo, na persistência, no ideal coletivo de servir e proteger, de amparar e assistir, dia e noite, em todo o território mineiro. Não existe nada, absolutamente nada, que se compare a ela. Por isso, senhoras e senhoras, praças e oficiais, tenham orgulho, muito orgulho de fazerem parte da melhor Polícia Militar do Brasil.
Sr. Presidente, deputado Antonio Carlos Arantes, ilustre colega, e Sr. Comandante-Geral da Polícia Militar, Deus me permitiu estar aqui hoje como deputado estadual, exercendo o sétimo mandato consecutivo e sabendo que tive a honra de homenagear essa instituição outras três vezes pelos seus 225, 230, 240 anos. E hoje faço mais esta belíssima homenagem pelos seus 250 anos: “De iguais misteres/ com a mesma história/ Somos a glória/ Os descendentes/ Do bravo alferes/ O Tiradentes/ No sangue temos/ A nobre herança/ Toda a pujança/ Dos conjurados/ Fortes marchemos/ Eia, soldados!/ Os passos desses heróis/ São faróis/ Que segurança nos dão/ E razão/ Nós seguiremos/ E cada vez mais/ Paz queremos em Minas Gerais”. Muito Obrigado.
Eu queria aproveitar o momento para, de forma gentil e fraterna, pedir licença ao ilustre presidente para poder passar a palavra ao ilustre colega deputado Cb. Cristiano Caporezzo, da Polícia Militar de Minas Gerais.