DEPUTADO ELISMAR PRADO (PSD)
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 16/05/2025
Página 66, Coluna 1
Indexação
28ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 14/5/2025
Palavras do deputado Elismar Prado
O deputado Elismar Prado – Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, venho a esta tribuna para trazer uma informação muito importante. Na verdade, é um momento de celebração de todos nós, lá do Instituto de Prevenção ao Câncer Júlia do Prado, do Hospital de Amor de Barretos, do nosso instituto que foi 100% construído, 100% equipado e totalmente mantido e custeado pelas emendas do deputado federal Weliton Prado, com o apoio do meu mandato e com a carreta da prevenção, que vai, de cidade em cidade, que é o instituto de prevenção sobre rodas.
No dia 21 de abril, o instituto completa um ano de funcionamento, e fechamos com 33 mil atendimentos. Foram 33 mil atendimentos realizados pelo Instituto de Prevenção Júlia do Prado. É um trabalho extraordinário. O nosso instituto, deputado, é um hospital-dia que realiza diagnósticos, que faz trabalho de rastreamento através da carreta e das caravanas que vão também diretamente ao instituto. O nosso trabalho é de fato a prevenção, que é o remédio mais eficaz para salvar vidas. Já tratamos, na própria unidade, todo câncer, como os mais prevalentes, por exemplo, o câncer de mama, o de colo do útero, em estágio inicial. Setenta por cento dos casos de câncer de mama, por exemplo, são tratados na própria unidade. Imagine o alívio no sofrimento dessas mulheres e quantas vidas conseguimos salvar com o Instituto de Prevenção Júlia do Prado, que completou um ano de funcionamento.
Lamentavelmente, por dia, nós perdemos 50 mulheres para o câncer de mama no Brasil. É lamentável porque são mortes que poderiam ser evitadas se houvesse diagnóstico precoce, prevenção busca ativa, justamente esse trabalho que a gente tem realizado. O maior serviço hoje de rastreamento e de prevenção ao câncer, de toda a história de Minas Gerais, o maior serviço é realizado pelos mandatos dos deputados Weliton Prado e Elismar Prado. Então quero parabenizar todos que trabalham lá no Instituto Júlia do Prado, pelo trabalho extraordinário que realizaram nesse ano. Nós continuamos o trabalho, por exemplo, na carreta da prevenção. Agora ela começa a atender municípios que ela não havia conseguido ainda alcançar.
Por exemplo, agora, do dia 19 a 23 de maio, estaremos novamente em Conquista. Na verdade, Conquista já recebeu. Do dia 26 ao 30 de maio, estaremos em Pedrinópolis. Em junho, estaremos, de maneira inédita, em Nova Ponte. Parabéns, Cairo Eduardo. Em junho, nos dias 12 e 13, estaremos em Nova Ponte. Do dia 16 a 18 de junho, estaremos em Cascalho Rico. De 23 a 27, estaremos em Tupaciguara. Parabéns, nosso vice-prefeito, Dr. Dalmo, que acompanha tudo. Parabéns, prefeito Neto. Em julho, estaremos em Monte Alegre. Estaremos lá do dia 30 de junho ao dia 4 de julho. Estaremos em Ituiutaba também. Então, prefeita Leandra, ex-vereador Adeilton José, advogado Vinicius Melo, lideranças, dona Maria e pessoal da Associação dos Voluntários de Combate ao Câncer – AVCC –, de 7 a 11 de julho, estaremos em Ituiutaba. Nós temos também o Instituto de Prevenção do Noroeste Mineiro, em Unaí, que foi construído, concluído e equipado com recurso das nossas emendas; da mesma forma, foi mantido o trabalho da carreta. Estamos desde o dia 12, agora, e ficaremos até o dia 6 de junho em Chapada Gaúcha, realizando os atendimentos. Estaremos em Arinos de 9 a 20 de junho. Isso está sujeito a alteração, porque eles farão o treinamento do pessoal e vão assinar amanhã o contrato. Trata-se de muito trabalho, tanto do Instituto de Prevenção Júlia do Prado, em Patrocínio, como do Instituto de Prevenção do Noroeste Mineiro. Em breve, nós vamos começar a construção de um novo centro de prevenção em Uberlândia, com a carreta. Ainda vamos ampliar muito esse trabalho.
Quero só lembrar, deputado Grego, que a OMS preconiza uma cobertura por mamografia de pelo menos 70%, mas Minas Gerais tem 30%, 25% de cobertura. Isso é lamentável. Em 2022, nós perdemos cerca de mil e oitocentas mulheres para o câncer de mama, o que é muito cruel, porque simplesmente não existia um serviço adequado de rastreamento, de busca ativa, para descobrir o câncer justamente no estágio inicial e fazer periodicamente o acompanhamento. É isso o que a carreta da prevenção faz. Ela vai ao município pelo menos uma vez ao ano, e as mulheres fazem periodicamente o acompanhamento. Quando a gente detecta o câncer na fase inicial, simplesmente faz o tratamento e cura a doença. Há 95% de chance de cura.
Essa aqui é a carreta da prevenção. Essa foi uma homenagem que nós recebemos do Jeferson Sputnik, da Voz do Povo. Muito obrigado, Jeferson, por fazer toda a cobertura e estar sempre acompanhando o trabalho do Instituto de Prevenção Júlia do Prado e toda a movimentação das carretas da prevenção.
Além disso, nós mantemos a carreta da prevenção da Santa Casa de BH, que está percorrendo outros municípios, fazendo uma grande cobertura. Mas sempre gosto de ressaltar que temos um estado muito grande, com imensos vazios assistenciais. A imensa maioria dos 853 municípios não tem acesso aos hospitais oncológicos nem ao trabalho de prevenção. E a gente sempre cobra que o governo do Estado apresente um verdadeiro plano de prevenção ao câncer, de enfrentamento do câncer no Estado. Nós carecemos desse planejamento e de uma política mais efetiva, porque, repito, o maior serviço de prevenção ao câncer da história de Minas Gerais está sendo realizado pelo nosso mandato: deputado Elismar Prado e deputado Weliton Prado.
Então quero comemorar um ano de funcionamento do nosso instituto, o Instituto de Prevenção Júlia do Prado. Fizemos 33 mil atendimentos. O maior número de atendimentos, dentre todas as unidades de prevenção do Brasil, foi justamente feito pelo nosso instituto. Quero parabenizar todos que nos acompanharam: os voluntários, os municípios e os prefeitos, que cederam suas equipes de saúde para fazer os agendamentos e atendimentos. Em cada município, a gente promove um curso. O pessoal de Barretos promove um curso com a equipe de saúde de cada cidade, para que possa receber as pessoas e fazer os atendimentos. Então esse é um trabalho de parceria. Nós mantemos todo o funcionamento do instituto com as carretas, e os municípios nos ajudam com as equipes de saúde, fazendo o agendamento e o atendimento também.
É isso, presidente. Muito obrigado. Quero agradecer a todos e parabenizá-los por um ano de Instituto de Prevenção ao Câncer Júlia do Prado, do Hospital de Amor de Barretos, em Patrocínio, e também pelo trabalho com a carreta em Unaí. Em breve, haverá mais um instituto de prevenção na cidade de Uberlândia. Muito obrigado, Sputnik, por essa carreta que simboliza todo o trabalho do instituto de prevenção sobre rodas, que vai de cidade em cidade, salvando vidas. Parabéns a todos. Obrigado.